Geral: Promover uma visão holística sobre o meio ambiente com ênfase nos processos químicos, esclarecendo a interdisciplinaridade entre as diversas áreas da ciência (biologia, química, física e geologia) e as interações entre os compartimentos da Terra (hidrosfera, litosfera, atmosfera e biosfera), tanto no âmbito regional como global. Específico: Estimular o senso crítico do aluno sobre diferentes questões referentes aos processos químicos que ocorrem no meio ambiente, capacitá-lo para propor medidas de remediação para um problema ambiental, e educá-lo para a preservação do meio ambiente.
O fio condutor desta disciplina são as trocas de matéria e energia entre os compartimentos da Terra, de forma a proporcionar aos estudantes uma visão interdisciplinar dos processos que ocorrem no meio ambiente, principalmente nos compartimentos Hidrosfera e Atmosfera. As aulas experimentais visam subsidiar a compreensão da importância da química no estudo dos ecossistemas.
Parte teórica: - As águas, suas propriedades e correlações com o clima. - Os oceanos como regulador climático: temperatura, salinidade, densidade e circulação oceânica. - O Fenômeno EL NIÑO. - A química dos oceanos e o clima: nutrientes, fotossíntese, produtividade primária. - Ciclo biogeoquímico do carbono: fontes e perdas, hipótese do ferro. - Ciclo biogeoquímico do enxofre: fontes e perdas, a hipótese de CLAW. - A hipótese de Gaia. - Estuários: tipos, variações químicas na zona de mistura. - Lagos: tipos, estrutura térmica, eutrofização. - Águas subterrâneas e o Aqüífero Guarani. - Trocas gasosas água-atmosfera. - Chuva: variações na composição química; formação, efeitos e remediação da chuva ácida. - Atmosfera: estrutura térmica, circulação. - O ozônio estratosférico: formação, destruição e o protocolo de Montreal. - Poluição urbana: Smog fotoquímico, causas, efeitos, medidas de prevenção. - Efeito estufa: causas, conseqüências e mitigação. - Qualidade das águas e do ar: legislação, monitoramento. - A química como ferramenta para a educação ambiental. Parte Experimental: Determinação de clorofila-a; salinidade, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio e fosfato dissolvido em águas naturais.
- Andrews, J.; Brimblecombe, P.; Jickells, T. D. e Liss, P. S. (2004). An Introduction to Environmental Chemistry. Ed. Blackwell Sciences Ltd, Oxford – 2ª edição. - Baird, Colin (2004). Química Ambiental. Editora Bookman, 2ª Ed. Porto Alegre. - Braga. B. et al. (2010). Introdução à Engenharia Ambiental. Prentice Hall, São Paulo – 2ª edição. - Campos, MLAM. (2010). Introdução à Biogeoquímica de Ambientes Aquáticos. Ed. Átomo. Campinas. - Esteves, Francisco A. (1988). Fundamentos de Limnologia. Ed. Interciência e Finep. - Libes, Susan M. (2009). An Introduction to Marine Biogeochemistry, Ed. John Wiley & Sons, New York – 2ª edição. - Rocha, J. C.; Rosa, A. H. e Cardoso, A. A. (2009). Introdução à química ambiental. Ed. Bookman, 2ª edição, Porto Alegre. - Houghton, J. (2009). Global Warming. The complete Briefing. 4ª edição, Cambridge University Press, Cambridge, UK.