Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Química
 
Disciplina: 5930123 - Mineralogia
Mineralogy

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Geral: Dar uma visão geral da estrutura e composição da terra e de seus constituintes minerais. Entender a relação entre estrutura e composição de substâncias cristalinas com suas propriedades físicas e químicas com conceitos aplicáveis em qualquer outra disciplina. Específico: O curso destina-se a colocar o aluno em contato com os fundamentos da mineralogia, da petrologia e da cristalografia. São estudadas as relações de simetria nos objetos, os principais ramos da indústria da mineração e sua relação com a indústria da mineração e de insumos químicos de base. São abordados temas de interesse das diversas atribuições do curso de bacharelado.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1169334 - Gregoire Jean Francois Demets
7360328 - José Maurício Almeida Caiut
5100630 - Rogéria Rocha Gonçalves
 
Programa Resumido
São estudadas as propriedades físicas e químicas de rochas e minerais, e a maneira como analisa-los. São exploradas as relações de simetria nos cristais, os principais ramos da indústria da mineração e sua relação com a indústria da mineração e de insumos químicos de base.
 
 
 
Programa
- Origem da mineralogia como ciência; - Origem dos elementos químicos; - Distribuição dos elementos; - Formação do Universo e da Terra; diferenciação planetária - Estrutura da Terra e dinâmica terrestre; - Petrologia fundamental, ciclo genético das rochas e formação dos minerais; - Definições de mineralogia; - Metodologia de estudo dos minerais; - Métodos de identificação clássicos - Rudimentos acerca dos métodos instrumentais de análise de sólidos: análise térmica, espectroscopia vibracional e eletrônica, fluorescência de raios-X e micrsocopias eletrônica e de corpo de prova. - Estrutura interna; - Operadores e elementos da simetria; - Projeções; - Grupos pontuais e sistemática de Hermann-Mauguin; - Propriedades e formação dos cristais e retículos bi e tridimensionais; - Cristalografia óptica e difração de raios-X; - Índices de Miller; - Aplicações e processos industriais; - Noções de gemas; - Propriedades dos solos (agroindústrias); - Fundamentos de pedologia; - Estudos da água e aqüíferos. - Petróleo, carvão e gás natural.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas e experimentais. Viagem didática a museus de geociências ou viagens de campo.
Critério
(2P1 + 2P2 + T) + L / 6 P – Prova escrita T – Trabalho extra classe L - Laboratório
Norma de Recuperação
trabalhos): Realização de prova escrita. O aluno será aprovado somente se obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco): (N + NR) / 2 N – Nota do semestre NR – Nota de recuperação
 
Bibliografia
     
- DANA-HULRBUT, Manual de Mineralogia, vol. I e II, 1a ed. 1969.
- FROES DE ABREU, S., Recursos Minerais do Brasil. Vol I e II. Ed. Min. Ind. Com. Rio de Janeiro. 2a ed. 1973.
- KLUG, H.P. and ALEXANDER, L.E., X-ray difraction preceding: for polycrystaline and amorphous materials, John Wiley & Sons, New York, 1974.
- KITTEL, C. Introdução à Física do Estado Sólido, Editora Guanabara Dois, Rio de Janeiro, 1978.
- LEINZ, V. e SOUZA CAMPOS, S.E., Guia para Determinação de Minerais. Ed. USP. São Paulo. 5a ed. 1971.
 

Clique para consultar os requisitos para 5930123

Clique para consultar o oferecimento para 5930123

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP