Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Química
 
Disciplina: 5930128 - Integração do Estudante de Química na Universidade e na Profissão
Integration of the Chemistry Undergraduate Student with the University and the Profession

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
Geral: Possibilitar aos alunos questionamento e reflexão quanto às expectativas em relação ao curso de Graduação em Química e a sua profissão. Oferecer esclarecimentos da estrutura acadêmica do curso, visando auxiliar na escolha da futura habilitação na carreira de Química (Bacharelado em Química, Bacharelado em Química Forense, Bacharelado com Habilitação em Química Tecnológica, Biotecnologia e Agroindústria) que deverá ocorrer ao final do primeiro ano de ingresso. Orientação geral sobre serviços e facilidades oferecidas na Universidade. Orientação geral sobre os serviços e atividades de extensão cultural do Campus.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3787438 - Aline Thais Bruni
5011620 - Anderson Rodrigo Moraes de Oliveira
3091940 - Antonio Eduardo Miller Crotti
525044 - Celso Teixeira Mendes Junior
1104651 - Herenilton Paulino Oliveira
1011108 - José Carlos Toledo Junior
1040654 - Luis Gustavo Dias
1610600 - Maria Eugenia Queiroz Nassur
 
Programa Resumido
Palestras, debates e reuniões de estudos sobre temas relacionados às diferentes modalidades do curso de Química. Prestar esclarecimentos e orientação sobre as estruturas curriculares de cada habilitação oferecida no curso de Química e que o aluno terá que optar a partir do segundo ano.
 
 
 
Programa
Palestras, debates e reuniões de estudos sobre temas relacionados às diferentes modalidades do curso de Química. Prestar esclarecimentos e orientação sobre as estruturas curriculares de cada habilitação oferecida no curso de Química e que o aluno terá que optar a partir do segundo ano.
Desenvolver e estimular a participação dos alunos em atividade de extensão cultural permitindo criar condições de formar indivíduos críticos e capazes de refletir não só na área da Ciência à qual se dedicar, mas também relativos aos problemas da sociedade de uma forma geral.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Seminários, discussão em grupo e leitura de textos
Critério
O aluno será avaliado através da participação nos grupos de discussão, leitura e interpretação de textos; apresentação de um relatório final.
Norma de Recuperação
Frente à especificidade da disciplina não há possibilidade de um processo de recuperação.
 
Bibliografia
     
- Textos extraídos de publicações científicas tais como Química Nova, Química Nova na Escola
- USP. Manual de Informações Acadêmicas. Pró-reitoria de graduação.
- USP. Guia do Calouro da Filô: Química. Comissão de Graduação da FFCLRP/USP.
- CONSELHO REGIONAL DE QUÍMICA DA IV REGIÃO/SP-MS. O Profissional da Química. São Paulo: Ed. IMESP, 2002.
- CUOCOLO, Miguel Romeu. O Que o profisisonal da Química deve saber. São Paulo: Ed. Conselho Regional de Quimica - IV Região, 1996.
- CHAGAS, Aécio Pereira. Como se faz Química: Uma Reflexão sobre a Química e a Atividade do Químico. Campinas: Ed. UNICAMP, 1991.
- CHRISPINO, Alvaro. O que é Química. 3a ed. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1998.
- LASZLO, Pierre. A Nova Química. Lisboa: Instituto Piaget, 1995.
- ZUCCO, César; PESSINE, Francisco B. T.; ANDRADE, Jailson B. de. Diretrizes Curriculares para os cursos de Química, Química Nova, 22(3),pág, 454-461, 1999.
 

Clique para consultar os requisitos para 5930128

Clique para consultar o oferecimento para 5930128

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP