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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Química
 
Disciplina: 5930132 - Análise de Biomoléculas
Biomolecules Analysis

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Geral: Apresentar processos de identificação e separação dos principais tipos de biomoléculas, abordando um conteúdo que relaciona características físico-químicas dessas biomoléculas com a aplicação de diferentes técnicas fundamentais de análise para as mesmas. Mostrar como conceitos básicos de bioquímica são empregados no desenvolvimento e uso de técnicas analíticas para caracterizar e identificar biomoléculas. Específico: Capacitar o aluno a entender como as propriedades físico-químicas de biomoléculas podem ser utilizadas na sua caracterização, e como as mesmas propriedades podem ser exploradas em processos de purificação na escala de laboratório e na produção da escala industrial.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2998668 - Carlos Arterio Sorgi
525044 - Celso Teixeira Mendes Junior
3153970 - Taísa Magnani Dinamarco
 
Programa Resumido
Tópicos relacionados a procedimentos de análises de biomoléculas (Açucares, Lipídeos, Proteínas) empregando-se técnicas analíticas.
 
 
 
Programa
- Extração de macromoléculas em matrizes biológicas (Extração líquido-líquido e Extração em fase sólida). - Métodos de eletroforese (bidimensional e capilar) para análise de biomoléculas. - Métodos de separação de biomoléculas por cromatografia (líquida, alta resolução e gasosa). - Métodos de espectrometria de massa aplicados na identificação de biomoléculas (GC-MS, LC-MS, LC-MS/MS, MALDI-TOF/MS). - Métodos de sequenciamento (Proteínas e DNA). - Ensaios analíticos de análise de lipídios. - Ensaios analíticos de análise de carboidratos. - Ensaios analíticos de análise de proteínas. - Ensaios imunoenzimáticos para detecção de proteínas (ELISA e Western Blot).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas e uso de recursos de Ensino Híbrido, como: aprendizagem baseada em problemas; problematização; estudo de caso; aprendizagem baseada em projetos; discussão em classe; seminários; mapas mentais e conceituais; aprendizagem baseada em grupos e simulação.
Critério
As avaliações serão realizadas através de atividades/trabalhos relacionados às metodologias de ensino empregadas, organizando um processo contínuo e cumulativo de identificação e análise do aprendizado do discente ao longo do curso. Nestas atividades de avaliação serão considerados os aspectos: saberes (re)construídos, criatividade, análise crítica, argumentação, síntese e sistematização, expressão escrita; e os aspectos formativos, como: responsabilidade, assiduidade, comprometimento, participação em aula e postura acadêmica. Neste processo, a nota final será a média das notas de cada atividade/trabalho realizado (Peso 1).
Norma de Recuperação
Reformular atividades/trabalhos aplicados ao longo do curso. (Nota semestral + média dos trabalhos reformulados)/2 => 5 será considerado aprovado.
 
Bibliografia
     
- D. L. Nelson e M. M. Cox. Princípios de Bioquímica de Lehninger, 7ª Ed. 2019. Artmed. - D. L. Nelson e M. M. Cox. Princípios de Bioquímica de Lehninger, 6ª Ed. 2014. Artmed. - I. H. Segel. Biochemical Calculations. 1978. Editora John Willey & Sons. - D. J.Holme e H Peck. Bioquímica Analítica. 1987. Editora Acriba, S.A. - D. Freifelder. Physical Biochemistry – Applications and Molecular Biology. Freeman. 1985. - Kensal E. van Holde, C. Johnson, P. Shing Ho. Physical Biochemistry. Prentice Hall. 2005. - I. Tinocco Jr, K. Sauer, J.C. Wang. Physical Chemistry – Principles and applications in biological sciences. Prentice Hall. 1995. - Collins, C. H.; Braga, G. L.; Bonato, P. S. Fundamentos de cromatografia. 1a ed. Campinas: UNICAMP, 2006. - Skoog, D. A.; West, D. M.; Holler, F. J. Fundamentals of analytical chemistry. 8a ed. USA: Pioneira Thomson, 2004. - Snyder, L. R.; Kirlland, J. J.; Glach, J. L. Pratical HPLC method development. 2a ed. John Wiley & Sons INC, 1997.
 

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