Geral: Desenvolver no aluno de química um aprendizado em língua inglesa que permita desenvolver a capacidade de leitura e compreensão de textos em inglês sobre assuntos diversos e de textos na área de química.
Estratégias de leitura para maior eficiência na leitura de textos em língua inglesa.
1. O processo de leitura: conscientização sobre a utilização de estratégias;2. Estratégias de leitura em segunda língua;3. Reconhecimento prévio da origem do texto, leitura dos elementos icônicos do texto e antecipação do assunto (conhecimento de mundo e conhecimento do assunto);4. Técnicas para compreensão global do texto e localização de informações no texto;5. Cognatos e falsos cognatos;6. Uso de dicionário inglês-inglês;7. Técnicas para deduzir significado de palavras desconhecidas no texto (inferência lexical e dedução de significado de palavras a partir de informações contidas no texto);8. Elementos de ligação ou articuladores lógicos do texto;9. Uso de contexto na inferência de informações.
- Dicionário inglês-português e português-inglês - Dicionário inglês-inglês (sugestão: Longman Contemporary English Dictionary) - English Grammar in Use – Raymond Murphy – Cambridge University Press - Os textos utilizados no curso terão como fontes sites especializados no ensino de inglês, sites de revistas tradicionais e científicas. - Cambridge Advanced Learner’s Dictionary. - Oxford Advanced Learner’s Dictionary.