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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Química
 
Disciplina: 5930252 - Bioquímica II
Biochemistry II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Geral: Dar aos alunos as noções fundamentais dos princípios e processos que regem o funcionamento celular a nível molecular.
Específico: Desenvolver no aluno a capacidade para analisar de forma crítica, as principais vias metabólicas e o fluxo energético.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2986522 - Arthur Henrique Cavalcante de Oliveira
2998668 - Carlos Arterio Sorgi
1292429 - Pietro Ciancaglini
3011092 - Richard John Ward
3153970 - Taísa Magnani Dinamarco
 
Programa Resumido
Estudo de metabolismo envolvendo tanto os processos de catabolismo (envolvidos na obtenção de energia) bem como de anabolismos (envolvidos na construção de biomoléculas).
 
 
 
Programa
- Vias metabólicas e Bioenergética.
- Glicólise (detalhamento da via e sua regulação).
- Ciclo dos ácidos tricarboxílicos (detalhamento da via e sua regulação).
- Cadeia respiratória e fosforilação oxidativa (detalhamento da via e sua regulação).
- Catabolismo de lipídios (detalhamento da via de beta oxidação e sua regulação).
- Neoglicogenese (detalhamento da via e sua regulação).
- Ciclo da Ureia (detalhamento da via e sua regulação).
- Conceitos básicos de integração do metabolismo (insulina e glucagon).
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas expositivas com recursos audiovisuais. - Resolução de problemas concernentes aos tópicos abrangidos no curso. - Discussão de alguns tópicos, previamente selecionados, que representaram um importante avanço da Bioquímica em relação ao binômio estrutura-função. - Uso de metodologias ativas, como: aprendizagem baseada em problemas; problematização; estudo de caso; aprendizagem baseada em projetos; discussão em classe; seminários; mapas mentais e conceituais; aprendizagem baseada em grupos e simulação.
Critério
Média aritmética de 3 provas escritas com mesmo peso e conteúdo não acumulativo. MÉDIA FINAL: [(P1 + P2 + P3)/3 > ou igual a 5 = aprovado. Alternativamente, as avaliações serão realizadas através de provas e atividades/trabalhos relacionados às metodologias ativas empregadas, organizando um processo contínuo e cumulativo de identificação e análise do aprendizado do discente ao longo do curso. Nestas atividades de avaliação serão considerados os aspectos: saberes (re)construídos, criatividade, análise crítica, argumentação, síntese e sistematização, expressão escrita; e os aspectos formativos, como: responsabilidade, assiduidade, comprometimento, participação em aula e postura acadêmica. Nesta dinâmica, a nota final será a média das três avaliações quantitativas com a adição da pontuação pelo incremento qualitativo (IQ), analisado nas metodologias de ensino, em até 50% da nota final. MÉDIA FINAL = (x.MP + y.IQ)/10 > ou igual a 5 = aprovado onde: MP = Média aritmética das 3 Provas escritas; IQ = Índice Qualitativo das metodologias ativas x e y são pesos (x+y = 10), para cálculo da média final, a serem definidos de acordo com as atividades ativas aplicadas.
Norma de Recuperação
(Nota semestral + 2 x Nota da prova de recuperação) / 3 > ou igual a 5 = aprovado.
 
Bibliografia
     
- D. L. Nelson e M. M. Cox. Princípios de Bioquímica de Lehninger, 7ª Ed. 2019. Artmed. 
- D. L. Nelson e M. M. Cox. Princípios de Bioquímica de Lehninger, 6ª Ed. 2014. Artmed. 
- D. L. Nelson e M. M. Cox. Lehninger - Princípios de Bioquímica. 5ª Ed. 2011. Editora Artmed.
- J. Berg, J. L. Tymoczko and L.Stryer. Bioquímica.  7ª Ed. 2014. Editora Koogan.
- D. Voet e J. Voet. Biochemistry. 4rd. Ed. 2013. Editora Wiley & Sons.
- T. M. Devlin Manual de Bioquímica com correlações clínicas. 7ª Ed. 2011. Editora Edgard.
- A. Marzzoco & B. B. Torres. Bioquímica Básica. 4ª Ed. 2007, Editora Guanabara Koogan.
- I. H. Segel. Biochemical Calculations. 1978. Editora John Willey & Sons.
- F. D. A. Leone. Fundamento de Cinética Enzimática. 2021. Ed. Appris.
 

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