Geral: Oferecer aos alunos, através do estudo introdutório da Bioética, subsídios para desenvolver uma postura ética básica, que sirva de alicerce a um comportamento adequado no exercício profissional e nos relacionamentos interpessoais.Específico: Oferecer aos alunos uma melhor percepção dos problemas e das perspectivas do grande desenvolvimento científico e tecnológico das ciências; Proporcionar a reflexão sobre que valores estão sendo considerados para que se possa encontrar uma linha de conduta sem modificá-los, frente às responsabilidades morais com as pessoas, a sociedade e a natureza; Desenvolver uma postura ética em suas atividades profissionais.
A disciplina proporcionará aos alunos conhecimentos básicos em ética/bioética visando oferecer subsídios para desenvolver uma postura eticamente correta que implique em um comportamento profissional adequado. Serão apresentados tópicos como:Definição e contexto histórico da bioética; Modelos bioéticos – Principialismo; Dilemas éticos decorrentes do desenvolvimento científico e tecnológico; Comitê de ética em pesquisa com seres humanos e o termo de consentimento livre e esclarecido; Experimentação com animais e suas implicações éticas; Código de Ética Profissional.
1) Bioética: conceito e histórico;2) Princípio de Bioética: beneficência; não-maleficência; autonomia; justiça;3) Experimentação com animais;4) Pesquisas em seres humanos;5) Bioética e dilemas: persistentes e emergentes;6) Bioética e avanço científico e tecnológico;7) Código de ética profissional.
1) DINIZ, D. & GUILHERM, D. O que é Bioética - Coleção Primeiros Passos, Brasiliense, 2002.2) COSTA, S.I.F. & DINIZ D. Bioética/Ensaios - Letras Livres, 2001.3) SEGRE, M; COHEN, C. Bioética. Edusp. São Paulo, 2002.4) COSTA, S.I.F.; GARRAFA, V.; OSELKA, G. Iniciação à Bioética - Publicação do Conselho Federal de Medicina, 1998.5) Código de Ética dos Químicos.6) DURAND, G. Introdução Geral à Bioética. História, conceitos e instrumentos. Edições Loyola. São Paulo, 2003