Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Química
 
Disciplina: 5930677 - Química de Sistemas Aquáticos
Aquatic Systems Chemistry

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Geral: Abordar os ciclos biogeoquímicos no ambiente aquático levando em consideração a interação entre os compartimentos Hidrosfera, Litosfera, e Atmosfera. Realizar estudos de casos para caracterização físico-química de águas de ambientes lacustres.

Específico: Dar ao aluno uma visão holística dos processos que ocorrem no ambiente aquático, principalmente sob o ponto de vista da química, mas também trabalhando a interface da química com a biologia, física e geologia. Capacitar o aluno para o trabalho de campo, e habilitá-lo para interpretar os distintos ecossistemas de acordo com suas características  físico-químicas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3608517 - Maria Lucia Arruda de Moura Campos
 
Programa Resumido
Parâmetros físicos no meio hídrico. Ciclo biogeoquímico dos nutrientes majoritários (dinâmica, transporte, aportes, processos de assimilação e regeneração). Fotossíntese e Produtividade Primária. Dissolução de gases conservativos e não conservativos. Metais traços em ambientes aquáticos. Especiação Química. Equilíbio Químico. Eutrofização. Biogeoquímica dos oceanos. Legislação Ambiental para o meio hídrico. Padrões de qualidade da água. Técnicas de amostragem, tratamento e preservação de amostras. Análises de pH, salinidade, condutividade, profundidade, luminosidade em ambientes aquáticos. Determinação da concentração de material particulado em suspensão. Determinação da concentração de matéria orgânica no sedimento. Determinação de oxigênio dissolvido, DBO e DQO.  Determinação de nutrientes: nitrito e nitrato e fosfato em águas naturais. Determinação de Clorofila-a. Sistema redox. Marcadores químicos no sedimento e paleontologia. Tratamento de água. Determinação de cloro livre, dureza e alcalinidade.
 
 
 
Programa
Parâmetros físicos no meio hídrico. Ciclo biogeoquímico dos nutrientes majoritários (dinâmica, transporte, aportes, processos de assimilação e regeneração). Fotossíntese e Produtividade Primária. Dissolução de gases conservativos e não conservativos. Lei de Henry, Lei de Fick. Metais traços em ambientes aquáticos. Especiação Química. Equilíbio Químico. Eutrofização. Biogeoquímica dos oceanos. Legislação Ambiental para o meio hídrico. Padrões de qualidade da água. Técnicas de amostragem, tratamento e preservação de amostras. Análises de pH, salinidade, condutividade, profundidade, luminosidade em ambientes aquáticos. Determinação da concentração de material particulado em suspensão. Determinação da concentração de matéria orgânica no sedimento. Determinação de oxigênio dissolvido, DBO e DQO.  Determinação de nutrientes: nitrito e nitrato e fosfato em águas naturais. Determinação de Clorofila-a. Sistema redox. Marcadores químicos no sedimento e paleontologia. Tratamento de água. Determinação de cloro livre, dureza e alcalinidade.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, experimentos, e utilização de recursos audiovisuais.
Critério
Média ponderada de 2 provas, relatórios, exercícios e seminários. A média das provas terá peso de 50%, e a média dos relatórios, exercícios e seminário terá peso de 50%.
Norma de Recuperação
Prova escrita cobrindo todo o programa, sendo que o aluno só poderá substituir a média das provas escritas.
 
Bibliografia
     
Andrews, J.; Brimblecombe, P.; Jickells, T.D. e Liss, P. S. An Introduction to 	Environmental Chemistry. Ed. Blackwell Sciences Ltd, Oxford, 1996.
Alloway, BJ e Ayres, DC. Chemical Principles of Environmental Pollution. Editora Black Academic & Professional London, pp.291.11994
Baird, Colin (1995). Environmental Chemistry. Ed. W.H. Freeman and Company, NY.
Berner, Elizabeth K. e Berner, Robert A.. Global Environment: Water, Air, and Geochemical Cycles, Ed. Prentice Hall, Upper Saddle River, NJ. 1996.
Braga. B. et al. Introdução à Engenharia Ambiental. Prentice Hall, São Paulo. 2002.
Campos, MLAM. Introdução à Biogeoquímica de Ambientes Aquáticos. Editora Átomo.
2010.
Esteves, Francisco A. Fundamentos de Limnologia. Ed. Interciência e Finep. 1988.
Libes, Susan M. Na Introduction to Marine Biogechemistry, Ed. John Wiley & Sons, New York. 1992.
Open University. Seawater: its composition, properties and behavior. Ed. Open University e Pergamon, Inglaterra. 1995.
Rebouças, AC; Braga, B. e Tundisi, JG. Águas doces no Brasil: Capital Ecolígico, Uso e Consevação. Editora Escrituras, SP, 2ª edição. 2002.
Ure, A M e Davidson, CM. Chemical Speciation in the Environment. Editora Black Academic & Professional, London, 1995.
 

Clique para consultar os requisitos para 5930677

Clique para consultar o oferecimento para 5930677

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP