Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Química
 
Disciplina: 5930694 - Fundamentos de Físico-Química Orgânica
Fundamentals of Organic Physical Chemistry

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Geral: A físico-química orgânica é uma área em expansão, pois correlaciona diversas áreas da química e facilita a compreensão de fenômenos estruturais e sua interpretação com propriedades dos sistemas, como por exemplo, as relações lineares de energia de Gibbs, orbitais moleculares e grandezas termoquímicas. A disciplina tem como objetivo combinar os conceitos de físico-química, como por exemplo, acidez, com aqueles observados em algumas reações orgânicas, usando para tal, estudos de estrutura eletrônica e termoquímica. Específico: Proporcionar aos alunos dos cursos de Química os conhecimentos básicos sobre reatividade de compostos orgânicos usando métodos embasados em físico-química, considerando as variações de cargas atômicas, mapas de potencial eletrostático, orbitais de fronteira, índices de reatividade e grandezas termoquímicas. Introdução ao uso de bancos de dados termodinâmicos para pesquisas bibliográficas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3146777 - Ricardo Vessecchi Lourenço
 
Programa Resumido
• Conceito de mecanismos de reação e equação de Arrhenius • Equilíbrio Ácido-Base, Relação entre reatividade e grandezas termoquímicas • Relações lineares de energia de Gibbs • Introdução aos cálculos de estrutura eletrônica molecular e suas aplicações em química • Entalpia de formação de compostos orgânicos
 
 
 
Programa
• Entalpia de formação e regra de aditividade • Correlação estrutura e reatividade • Relações lineares de energia de Gibbs, Equações de Taft e Hammet • Teoria do estado de transição e o postulado de Hammond • Introdução ao uso de métodos computacionais para Físico-Química Orgânica • Conceitos gerais da reatividade química (cargas atômicas, índices de Fukui, dureza, maciez e orbitais de fronteira)
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas abordando os principais temas relevantes a Físico-Química Orgânica traçando um paralelo entre dados da literatura, pesquisa em bancos de dados e análise de resultados obtidos por métodos teóricos, computacionais e experimentais.
Critério
Média aritmética dos seminários apresentados, provas e atividades. O aluno que obtiver a nota final igual ou superior a 5,0 (cinco) será aprovado.
Norma de Recuperação
Prova escrita, cobrindo todo o programa, a ser realizada durante o período de férias. O aluno que obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) será considerado aprovado.
 
Bibliografia
     
1. Eric V. Anslyn, Dennis A. Dougherty. Modern Physical Organic Chemistry. University Science, 2005. ISBN 1891389319. 2. Isaacs, N. Modern Physical Organic Chemistry, Prentice Hall, 2nd Edition, 1996, 912 pp. 3. Pross, A. Theoretical and physical principles of organic reactivity. 1995. John Wiley & Sons, New York. 294 pp. 4. G. A. Somorjai, and R. D. Levine The Changing Landscape of Physical Chemistry at the Beginning of the 21st Century. J. Phys. Chem. B, 2005, 109 (19), 9853-9854.
 

Clique para consultar os requisitos para 5930694

Clique para consultar o oferecimento para 5930694

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP