Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Química
 
Disciplina: 5930707 - Hidrosfera
Hydrosphere

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Geral: Compreender os processos químicos relevantes que ocorrem em diferentes ambientes aquáticos e as interações com a atmosfera e litosfera.
Específico: Dar ao aluno uma visão holística dos processos que ocorrem no ambiente aquático, principalmente sob o ponto de vista da química, e capacitá-los para propor medidas de remediação e preservação ambiental. Compreender o papel dos oceanos nas mudanças climáticas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3608517 - Maria Lucia Arruda de Moura Campos
 
Programa Resumido
Propriedade das águas. A química dos oceanos, estuários, rios e lagos. Ciclo biogeoquímico do carbono. Os oceanos e as mudanças climáticas. Qualidade das águas e legislação. Trabalho de campo no Lago Monte Alegre.
 
 
 
Programa
Propriedade das águas e correlação com o clima. Os oceanos como regulador climático: temperatura, salinidade, e circulação oceânica. O Fenômeno El Niño. A química dos oceanos e o clima: nutrientes, fotossíntese, produtividade primária. Efeito Estufa. Ciclo biogeoquímico do carbono: fontes e perdas, hipótese do ferro. A hipótese de CLAW. A hipótese de Gaia. Rios e estuários: tipos, a zona de mistura. Lagos: tipos, estrutura térmica, eutrofização. Águas subterrâneas. Trocas gasosas na interface água-atmosfera. Padrões de qualidade das águas. Relatórios da CESTESB. Legislação.
Parte Experimental: Amostragem de água no Lago Monte Alegre. Medidas in situ de profundidade, zona fótica e oxigênio dissolvido. Determinação de clorofila-A; salinidade, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio e pH.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas utilizando quadro negro e recursos audiovisuais como mapas, projetor multimídia, sítios da internet, e filmes. Trabalho de campo no Lago Monte Alegre, campus USP de Ribeirão Preto.
Critério
Nota da 1ª prova escrita (P1) (peso 45%); Nota da 2ª prova escrita (P2) (peso 45%); Trabalhos e relatórios (T) (peso 10 %). Uma prova substitutiva escrita irá substituir a nota da 1ª ou da 2ª prova. Nota final = (P1 x 0,45) + (P2 x 0,45) + (T x 0,1)
Norma de Recuperação
Prova escrita (R) cobrindo todo o programa, com peso 0,8, somada à média das notas de prova do semestre (NS) com peso 0,2. Nota final = (R x 0,8) + (NS x 0,2). A prova de recuperação será realizada de acordo com o calendário da USP.
 
Bibliografia
     
- Baird, Colin. Química Ambiental. Editora Bookman, 2ª Ed. Porto Alegre. 2004.
- Braga. B. et al. Introdução à Engenharia Ambiental. Prentice Hall, São Paulo – 2ª edição. 2010.
- Campos, M. L. A. M. Introdução à Biogeoquímica de Ambientes Aquáticos. Ed. Átomo. Campinas. 2010.
 - Esteves, Francisco A. Fundamentos de Limnologia. Ed. Interciência e Finep. 1998.
- Libes, Susan M. An Introduction to Marine Biogeochemistry, Ed. John Wiley & Sons, New York – 2nd edition. 2009.
- Houghton, J. Global Warming. The complete Briefing. 4th edition, Cambridge University Press, Cambridge, UK. 2009.
 

Clique para consultar os requisitos para 5930707

Clique para consultar o oferecimento para 5930707

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP