Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Química
 
Disciplina: 5930708 - Empreendedorismo em Química
Entrepreneurship in Chemistry

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Propiciar aos estudantes de química e ciências afins uma visão complementar da atuação profissional após a graduação. Discutir a legislação vigente sobre atuação profissional (conselhos regionais e Conselho Federal de Química), bem como introduzir o conceito de empreendedorismo em química, em suas diferentes vertentes. Explorar o aspecto tanto pessoal quanto empresarial do negócio em química. Discutir os conceitos de valoração, plano de negócios e estratégias para o início da etapa empreendedora.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1534582 - Marcelo Firmino de Oliveira
 
Programa Resumido
Empreendedorismo. Flexibilidade. Noções básicas de economia e contabilidade. Áreas de atuação em química. Regulamentação da atuação em química. Principais tipos de Empresas.  Valoração. Plano de negócios. Estratégias.
 
 
 
Programa
Esta disciplina envolve tão somente a utilização de aulas teóricas, não sendo previstas atividades práticas ou de laboratório. Pretende-se oferecer uma introdução ao conceito de empreendedorismo, bem como discorrer sobre a flexibilidade profissional e empresarial. Serão discutidas as noções básicas de economia e contabilidade tanto pessoal quanto empresarial. Adicionalmente, serão também abordados os seguintes tópicos: o conceito de preço de mercado; fatores ativos e reativos; áreas de atuação em química: um resumo das grandes áreas e a importância do diploma; regulamentação da atuação em química; histórico da legislação sobre química no Brasil; principais tipos de empresas quanto ao aspecto jurídico e operacional; caráter social da valoração de produtos; valoração de serviços nas análises químicas. O programa também prevê a discussão sobre as diferenças sutis entre relatórios e laudos, bem como o progresso pela excelência. Por fim, serão também abordadas as definições básicas sobre o plano de negócios, plano de “marketing” e planejamento econômico/financeiro, finalizando com a discussão de estratégias para a implementação de negócio na área de Química.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, com vídeos, livros e material didático suplementar.
Critério
Três provas teóricas ao longo do semestre. Media final = média aritmética das 3 provas.
Norma de Recuperação
Uma prova teórica envolvendo todo o conteúdo do curso.
 
Bibliografia
     
1 – OLIVEIRA, MF. A química do empreendedorismo. Editora Guismofews. 2022. 276p. ISBN 978-65-86532-07-4
2 - SMITH, Adam. A riqueza das nações: investigação sobre sua natureza e suas causas. São Paulo: Ed. Nova Cultural, 1996, 879 pag.
3 - MARX, K. O Capital - São Paulo: Boitempo, 2013, 3.623 pag.
4 - MANKIW, N.G. “Introdução à Economia: Princípios de micro e macroeconomia”. 2ª edição. Rio de Janeiro, Editora Campus, 2001. 831 pag.
5 - SCHLESINGER, L. A. e KIEFER, C.F.  Just Start. Boston: Harward Business Review Press. 2012. 185 p.
6 - SERTEK, P. Empreendedorismo. Curitiba: IBPEX 2012. 1ª edição. 244 pag.
7 - https://neilpatel.com/br/blog/o-que-e-marketing/
8 - GUERRA, F. Empreendedorismo para subversivos: um guia para abrir seu negócio no pós-capitalismo. – São Paulo: Planeta do Brasil, 2017.  318 pag.
 

Clique para consultar os requisitos para 5930708

Clique para consultar o oferecimento para 5930708

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP