Aprofundar o entendimento da ciência, seus produtos e processos, no intuito de facilitar a localização e abordagem de problemas presentes no contexto do ensino de ciências. Explicitar e discutir aspectos históricos, filosóficos e epistemológicos da atividade científica inter-relacionando com as ações didático-pedagógicas no contexto educacional. Relacionar esses conhecimentos, através da Prática como Componente Curricular e por meio de metodologias ativas em educação, com atividades formativas que promovam reflexões próprias ao exercício da docência, favorecendo a integração do currículo com a prática escolar.
Os tópicos estudados nesta disciplina priorizamquestões fundamentais à ciência, à educação e ao ensino de ciências nas instituições de ensino. São focos de análise a epistemologia da ciência, a história da ciência e da educação e as pesquisas em ensino de ciências e de química.
- A ciência como construção H-C; - Do contexto da ciência ao contexto do ensino das ciências; - O ensino de iências no Brasil; - Linguagens e conhecimentos; - Pesquisas em ensino de química; - Modelos e modelização: na ciência, na sala de aula e no cotidiano; - Atividade epistemológica na ciência; - O ensino de ciências nos níveis fundamental e médio.
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