Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Química
 
Disciplina: 5931028 - Introdução aos Estudos da Educação em Ciências
Introduction to Studies in Science Education

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Aprofundar o entendimento da ciência, seus produtos e processos, no intuito de facilitar a localização e abordagem de problemas presentes no contexto do ensino de ciências. Explicitar e discutir aspectos históricos, filosóficos e epistemológicos da atividade científica inter-relacionando com as ações didático-pedagógicas no contexto educacional. Relacionar esses conhecimentos, através da Prática como Componente Curricular e por meio de metodologias ativas em educação, com atividades formativas que promovam reflexões próprias ao exercício da docência, favorecendo a integração do currículo com a prática escolar.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
470624 - Daniela Gonçalves de Abreu Favacho
1041314 - Glaucia Maria da Silva Degrève
5822329 - Joana de Jesus de Andrade
 
Programa Resumido
Os tópicos estudados nesta disciplina priorizamquestões fundamentais à ciência, à educação e ao ensino de ciências nas instituições de ensino. São focos de análise a epistemologia da ciência, a história da ciência e da educação e as pesquisas em ensino de ciências e de química.
 
 
 
Programa
- A ciência como construção H-C; 
- Do contexto da ciência ao contexto do ensino das ciências; 
- O ensino de iências no Brasil;
- Linguagens e conhecimentos; 
- Pesquisas em ensino de química; 
- Modelos e modelização: na ciência, na sala de aula e no cotidiano; 
- Atividade epistemológica na ciência;
- O ensino de ciências nos níveis fundamental e médio.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivo-dialogadas, leituras programadas, discussão de material obtido através da mídia (jornais, TV, internet), realização de debates, de seminários, de dinâmicas e discussão em grupo.
Critério
A avaliação nesta disciplina seguirá os principios essenciais da avaliação contínua.
Norma de Recuperação
Realização de uma prova ou de um trabalho escrito abordando todo o conteúdo programático da disciplina.
 
Bibliografia
     
1- KNELLER, G. A ciência como Atividade Humana. Rio de Janeiro: Zahar, Edusp, 1980.
2- CARVALHO, A.M.P. de (org). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
3- ALVES, R. Filosofia da Ciência- introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Editora Loyola, 2000.
4- BIZZO, N.M.V. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Ed. Ática, 1998.
5- KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EPU, 1987.
6- CHALMERS, A. O que é a ciência afinal? São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.
7- KUHN,T.S. Estrutura das Revoluções Científicas. Boeira, B.V. (tradutor). São Paulo: Ed. Perspectiva, 8ª. Ed., 2003.
8- GRANGER, G-G. A Ciência e as ciências. São Paulo: UNESP, 1994.
9- MOREIRA, M.A.; AXT, R.(orgs). Tópicos em ensino de ciências. Porto Alegre: Sagra, 1991.
10- MORTIMER, E.F. 2000. Linguagem e Formação de Conceitos no Ensino de Ciências. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.
11- MORTIMER, E.; SMOLKA, A. (org.). Linguagem, Cultura e Cognição. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2001.
12- NARDI, R.(org). Questões atuais no ensino de ciências. São Paulo: Escrituras Editora, 2001.
13- CHASSOT, A. Educação ConSciência. Santa Cruz do Sul/SC. Edunisc, 2003.
14- NARDI, R.(org). A pesquisa em ensino de ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007.
15- MALDANER, O.A. A formação inicial e continuada de professores de Química: professores-pesquisadores. Ijuí/RS: Unijuí, 2000.

Artigos das revistas: Química Nova na Escola, Journal of Chemical Education e de outras revistas voltadas ao Ensino de Química e de Ciências.
 

Clique para consultar os requisitos para 5931028

Clique para consultar o oferecimento para 5931028

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP