Introduzir e incentivar o estudante a ter contato com a literatura científica e de divulgação científica, traçando um panorama da ciência contemporânea que permita uma visão contextualizada e crítica de diferentes áreas do conhecimento tais como a Cosmologia, a Física, a Química e a Biologia
Introduzir e incentivar o estudante a ter contato com a literatura científica e de divulgação científica, traçando um panorama da ciência contemporânea que permita uma visão contextualizada e crítica de diferentes áreas do conhecimento tais como a Cosmologia, a Física, a Química e a Biologia.
1. Introdução à Cosmologia: estrutura e história do Universo.2. Nascimento, vida e morte das estrelas e a origem dos elementos químicos. 3. Propriedades emergentes e níveis de descrição científica.4. Evolução biológica.5. Cérebro e Mente: tópicos de neurociências. 6. Relações contemporâneas entre Ciências Naturais e Humanas, Cultura e Tecnologia.
CHALMERS, Alan F. - O que é ciência afinal? 2. ed. Ed. Brasiliense (São Paulo, 1993).FEYNMAN, Richard P. - Física em seis lições. Ediouro (Rio de Janeiro, 1999).HAWKING, Stephen - O universo numa casca de noz. ARX (São Paulo, 2003).HERCULANO-HOUZEL, Suzana - O cérebro nosso de cada dia. Vieira & Lent (São Paulo, 2003).JONHSON, Stephen - Emergência: A dinâmica de redes em formigas, cérebros, cidades e softwares. Jorge Zahar Editor (Rio de Janeiro, 2003). MARGULIS, Lynn - O Planeta Simbiótico: uma nova perspectiva da evolução (Coleção Ciência Atual), Rocco (Rio de Janeiro, 2001). RIDLEY, Matt - As origens da virtude. Record (São Paulo, 2000). Artigos selecionados das revistas Nature, Science, Scientific American Brasil, Viver Mente & Cérebro, Pesquisa Fapesp, Química Nova.