Geral: Fornecer aos estudantes uma visão de como a química se situa na história da humanidade e de como, ao longo dessa história, o conceito de química e sua presença na sociedade foram se transformando. Específico: Discutir com os alunos as etapas na construção do conhecimento científico, mostrar como essas etapas se situam no momento sócio-econômico e educacional, levando-os a refletir sobre a construção do conhecimento científico ao longo da história e suas implicações na prática educacional. Contribuir para o reconhecimento de outras matrizes culturais e seu papel no processo histórico de desenvolvimento da ciência. Relacionar, através da prática como componente curricular, conhecimentos de história da química e da ciência com atividades formativas que promovam reflexões próprias ao exercício da docência, favorecendo a integração do currículo com a prática escolar.
Fornecer aos estudantes uma visão de como a química se situa na história da humanidade e de como, ao longo dessa história, o conceito de química e sua presença na sociedade foram se transformando.
- As artes químicas dos povos antigos; - As primeiras teorias gregas sobre a natureza da matéria; - Alquimia na Índia, na China e entre os Árabes; - Alquimia na Europa Medieval e o desenvolvimento da Iatroquimica; - Revolução científica e o surgimento da ciência moderna.
- ALFONSO – GOLDFARB, Ana Maria. Da Alquimia à Química. 2aed. São Paulo: Landy, 2001. - ALFONSO – GOLDFARB, Ana Maria et al. Percursos de História da Química. São Paulo: Livraria da Física, 2016. - BENITE, Anna M. C.; CAMARGO, Marysson J. R.; AMAURO, Nicéa Q.(Orgs.). Trajetórias de descolonização da escola: o enfrentamento do racismo no ensino de Ciências e Tecnologias. Belo Horizonte: Nandyala, 2020. - BENSAUDE-VINCENT, Bernadette; STENGERS, Isabelle. História da Química. Lisboa: Instituto Piaget, 1992. - MAAR, Juergen H. Pequena História da Química. 1ª Ed. Florianópolis: Papa livros, 1999. - MAAR, Juergen H. História da Química: Segunda parte – de Lavoisier ao Sistema Periódico. 1ª Ed. Florianópolis: Papa livros, 2011. - ROONEY, Anne. A História da Química: da Tabela Periódica à Nanotecnologia. São Paulo: MBooks do Brasil, 2019. - VIDAL, Bernard. História da Química. Lisboa: Edições 70, 1986. - Artigos selecionados das revistas Química Nova, Química Nova na Escola, História da Ciência e Ensino, Ciência Hoje e de outros periódicos da área de ensino de química e de ciências. Complementar: - BELL, Madison S. Lavoisier no Ano um: o nascimento de uma nova ciência numa era de revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. - BELTRAN, Maria Helena R. et al. História da Ciência: Tópicos atuais. v.1-5. São Paulo: Livraria da Física, 2011. - BELTRAN, Maria Helena R.; TRINDADE, L.S.P. História da Ciência e Ensino: Abordagens interdisciplinares. São Paulo: Livraria da Física, 2017. - BENSAUDE-VINCENT, Bernadette. Dans le laboratoire de Lavoisier. Paris: Éditions Nathan, 1993. - CHASSOT, Aticco I. A Ciência Através dos Tempos. São Paulo: Moderna, 1994. - DJERASSI, Carl; HOFFMANN, Roald. Oxigênio: uma peça em 2 atos e 20 cenas. Rio de Janeiro: Vieira e Lent, 2004. - FILGUEIRAS, Carlos A.L. Lavoisier: O estabelecimento da Química Moderna. São Paulo: Odysseus Editora, 2002. - FREITAS-REIS, Ivoni. Estratégias para inserção da História da Ciência no ensino: um compromisso com os conhecimentos básicos de Química. São Paulo: Livraria da Física, 2015. - PORTO, Paulo A. Van Helmont e o conceito de gás: Química e medicina no século XVII. São Paulo: Educ, 1995. - RHEINBOLDT, Heinrich. História da Balança e a vida de J.J. Berzelius. São Paulo: Nova Stella - EDUSP, 1988. - RONAN, Conan A. História Ilustrada da Ciência da Universidade de Cambridge. São Paulo: Jorge Zahar, 1987. - VANIN, João A. Alquimistas e Químicos: O Passado, o Presente e o Futuro. São Paulo: Moderna, 1994.