Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Química
 
Disciplina: 5931030 - História da Química
History of Chemistry

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Geral: Fornecer aos estudantes uma visão de como a química se situa na história da humanidade e de como, ao longo dessa história, o conceito de química e sua presença na sociedade foram se transformando. 
Específico: Discutir com os alunos as etapas na construção do conhecimento científico, mostrar como essas etapas se situam no momento sócio-econômico e educacional, levando-os a refletir sobre a construção do conhecimento científico ao longo da história e suas implicações na prática educacional. Contribuir para o reconhecimento de outras matrizes culturais e seu papel no processo histórico de desenvolvimento da ciência. Relacionar, através da prática como componente curricular, conhecimentos de história da química e da ciência com atividades formativas que promovam reflexões próprias ao exercício da docência, favorecendo a integração do currículo com a prática escolar.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
470624 - Daniela Gonçalves de Abreu Favacho
1041314 - Glaucia Maria da Silva Degrève
5822329 - Joana de Jesus de Andrade
 
Programa Resumido
Fornecer aos estudantes uma visão de como a química se situa na história da humanidade e de como, ao longo dessa história, o conceito de química e sua presença na sociedade foram se transformando.
 
 
 
Programa
-	As artes químicas dos povos antigos;
-	As primeiras teorias gregas sobre a natureza da matéria;
-	Alquimia na Índia, na China e entre os Árabes;
-	Alquimia na Europa Medieval e o desenvolvimento da Iatroquimica;
-	Revolução científica e o surgimento da ciência moderna.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas expositivas, leituras programadas, realização de debates e discussão de material obtido através da mídia (jornais, TV, internet). Viagens didáticas para visitas a museus, exposições e/ou feiras
Critério
A avaliação nesta disciplina seguirá os princípios essenciais da avaliação continuada. Assim, serão considerados: a participação do aluno nas atividades realizadas nas aulas, incluindo a participação em dinâmicas e discussão em grupo e em atividades formativas de prática como componente curricular; a preparação e apresentação de seminários e trabalhos escritos; a leitura e análise de textos e a realização de provas. A nota final será expressa pela media ponderada das notas obtidas.
Norma de Recuperação
O aluno deverá obter nota média maior ou igual a 5,0 (cinco), calculada da seguinte forma: Nota média = [Nota final da disciplina+ 2 x (Nota na prova de recuperação)] dividido por 3.
 
Bibliografia
     
- ALFONSO – GOLDFARB, Ana Maria. Da Alquimia à Química. 2aed. São Paulo: Landy, 2001.
- ALFONSO – GOLDFARB, Ana Maria et al. Percursos de História da Química. São Paulo: Livraria da Física, 2016.
- BENITE, Anna M. C.; CAMARGO, Marysson J. R.; AMAURO, Nicéa Q.(Orgs.). Trajetórias de descolonização da escola: o enfrentamento do racismo no ensino de Ciências e Tecnologias. Belo Horizonte: Nandyala, 2020.
- BENSAUDE-VINCENT, Bernadette; STENGERS, Isabelle. História da Química. Lisboa: Instituto Piaget, 1992.
- MAAR, Juergen H. Pequena História da Química. 1ª Ed. Florianópolis: Papa livros, 1999.
- MAAR, Juergen H. História da Química: Segunda parte – de Lavoisier ao Sistema Periódico. 1ª Ed. Florianópolis: Papa livros, 2011.
- ROONEY, Anne. A História da Química: da Tabela Periódica à Nanotecnologia. São Paulo: MBooks do Brasil, 2019.
- VIDAL, Bernard. História da Química. Lisboa: Edições 70, 1986.
- Artigos selecionados das revistas Química Nova, Química Nova na Escola, História da Ciência e Ensino, Ciência Hoje e de outros periódicos da área de ensino de química e de ciências. 

	Complementar:
- BELL, Madison S. Lavoisier no Ano um: o nascimento de uma nova ciência numa era de revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
- BELTRAN, Maria Helena R. et al. História da Ciência: Tópicos atuais. v.1-5. São Paulo: Livraria da Física, 2011.
- BELTRAN, Maria Helena R.; TRINDADE, L.S.P. História da Ciência e Ensino: Abordagens interdisciplinares. São Paulo: Livraria da Física, 2017.
- BENSAUDE-VINCENT, Bernadette. Dans le laboratoire de Lavoisier. Paris: Éditions Nathan, 1993.
- CHASSOT, Aticco I. A Ciência Através dos Tempos. São Paulo: Moderna, 1994.
- DJERASSI, Carl; HOFFMANN, Roald. Oxigênio: uma peça em 2 atos e 20 cenas. Rio de Janeiro: Vieira e Lent, 2004.
- FILGUEIRAS, Carlos A.L. Lavoisier: O estabelecimento da Química Moderna. São Paulo: Odysseus Editora, 2002.
- FREITAS-REIS, Ivoni. Estratégias para inserção da História da Ciência no ensino: um compromisso com os conhecimentos básicos de Química. São Paulo: Livraria da Física, 2015.
- PORTO, Paulo A. Van Helmont e o conceito de gás: Química e medicina no século XVII. São Paulo: Educ, 1995.
-	RHEINBOLDT, Heinrich. História da Balança e a vida de J.J. Berzelius. São Paulo: Nova Stella - EDUSP, 1988.
- RONAN, Conan A.  História Ilustrada da Ciência da Universidade de Cambridge. São Paulo: Jorge Zahar, 1987.
- VANIN, João A. Alquimistas e Químicos: O Passado, o Presente e o Futuro. São Paulo: Moderna, 1994.
 

Clique para consultar os requisitos para 5931030

Clique para consultar o oferecimento para 5931030

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP