Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Química
 
Disciplina: 5931032 - Pesquisa em Ensino de Química e de Ciências I
Research in the Teaching of Chemistry and Science I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Geral: Propiciar o envolvimento do aluno nas pesquisas do campo do Ensino de Química e/ou de Ciências, privilegiando a investigação dos diferentes modos de se fazer pesquisa educacional e considerando a atuação do aluno em sua futura função profissional.
Específicos: 
Contribuir para o desenvolvimento de habilidades crítico-reflexivas na escrita e utilização de gêneros textuais, fundamentais ao trabalho docente.
Relacionar os conhecimentos concernentes à pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil, através da Prática como Componente Curricular, com atividades formativas que promovam reflexões próprias ao exercício da pesquisa, porém, com atenção à devida integração do currículo com a prática escolar.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
470624 - Daniela Gonçalves de Abreu Favacho
1041314 - Glaucia Maria da Silva Degrève
5822329 - Joana de Jesus de Andrade
 
Programa Resumido
Contribuir para o desenvolvimento de habilidades crítico-reflexivas na escrita de textos acadêmicos, especificamente em relatórios de pesquisa.
 
 
 
Programa
- Retomada do estudo dos elementos e fundamentos da metodologia científica na área de ensino de ciências, com objetivo específico de contribuir para o processo de escrita do relatório de pesquisa.
- Elaboração e desenvolvimento do projeto de pesquisa, observando a metodologia estabelecida para a redação do tema;
- Realização de leituras subsidiárias e/ou pesquisa de campo, de acordo com o projeto de pesquisa e as demandas metodológicas específicas relacionadas à natureza do trabalho (sistematização da experiência de estágio, ensaio teórico e/ou exposição dos resultados de uma pesquisa bibliográfica ou de campo);
- Acompanhamento do processo de reflexão, escrita e avaliação do texto ao longo da disciplina, de forma individualizada com o aluno, e partilhada com o professor orientador da pesquisa.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivo-dialogadas, debates, pesquisas em banco de dados e apresentação de seminários.
Critério
Serão avaliadas: semanalmente: a participação (presença, atuação e discussão) do aluno durante as aulas;; semestralmente: a quantidade e qualidade da produção escrita do aluno. Método: A nota final da disciplina será composta por: 30 % referente à participação nas aulas e 70% referente à escrita do projeto e do relatório de pesquisa. Critério: Participação efetiva dos alunos nas aulas por meio da apresentação e diálogo dos textos e temas estudados demonstrando, assim, postura crítica e reflexiva. Entrega de texto final, em formato de relatório.
Norma de Recuperação
Em face à natureza, desenvolvimento e objetivo da disciplina, não há possibilidade de recuperação.
 
Bibliografia
     
ALMEIDA, M. J. P. Discursos da ciência e da Escola: ideologia e leituras possíveis. 1ª ed. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004. v. 1.
DRIVER, R. (1989). Students' conceptions and the learning of science. International Journal of Science Education, 11(5): 481-490.
FOUCAULT, M. Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense. Universitária, 2003.
LOPES, A. R. C. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de janeiro: Ed. UERJ, 1999.
MACHADO, A. R; LOUSADA, E. ABREU-TARDELLI, L. Planejar genros acadêmicos. São Paulo: Parábola, 2005.
MARQUES, M. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Ijuí: Unijuí, 2000.
MINAYO, M.C. O desafio do conhecimento. São Paulo: Hucitec, 1998.
NOVAES, A (et. al.). O olhar. São Paulo: Cia das letras, 1988.

Além de trabalhos e textos científicos relacionados à área em que o aluno vai desenvolver o seu projeto.
 

Clique para consultar os requisitos para 5931032

Clique para consultar o oferecimento para 5931032

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP