Geral: Propiciar o envolvimento do aluno nas pesquisas do campo do Ensino de Química e/ou de Ciências, privilegiando a investigação dos diferentes modos de se fazer pesquisa educacional e considerando a atuação do aluno em sua futura função profissional. Específicos: Contribuir para o desenvolvimento de habilidades crítico-reflexivas na escrita e utilização de gêneros textuais, fundamentais ao trabalho docente. Relacionar os conhecimentos concernentes à pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil, através da Prática como Componente Curricular, com atividades formativas que promovam reflexões próprias ao exercício da pesquisa, porém, com atenção à devida integração do currículo com a prática escolar.
Contribuir para o desenvolvimento de habilidades crítico-reflexivas na escrita de textos acadêmicos, especificamente em relatórios de pesquisa.
- Retomada do estudo dos elementos e fundamentos da metodologia científica na área de ensino de ciências, com objetivo específico de contribuir para o processo de escrita do relatório de pesquisa. - Elaboração e desenvolvimento do projeto de pesquisa, observando a metodologia estabelecida para a redação do tema; - Realização de leituras subsidiárias e/ou pesquisa de campo, de acordo com o projeto de pesquisa e as demandas metodológicas específicas relacionadas à natureza do trabalho (sistematização da experiência de estágio, ensaio teórico e/ou exposição dos resultados de uma pesquisa bibliográfica ou de campo); - Acompanhamento do processo de reflexão, escrita e avaliação do texto ao longo da disciplina, de forma individualizada com o aluno, e partilhada com o professor orientador da pesquisa.
ALMEIDA, M. J. P. Discursos da ciência e da Escola: ideologia e leituras possíveis. 1ª ed. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004. v. 1.DRIVER, R. (1989). Students' conceptions and the learning of science. International Journal of Science Education, 11(5): 481-490.FOUCAULT, M. Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense. Universitária, 2003.LOPES, A. R. C. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de janeiro: Ed. UERJ, 1999.MACHADO, A. R; LOUSADA, E. ABREU-TARDELLI, L. Planejar genros acadêmicos. São Paulo: Parábola, 2005.MARQUES, M. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Ijuí: Unijuí, 2000.MINAYO, M.C. O desafio do conhecimento. São Paulo: Hucitec, 1998.NOVAES, A (et. al.). O olhar. São Paulo: Cia das letras, 1988.Além de trabalhos e textos científicos relacionados à área em que o aluno vai desenvolver o seu projeto.