Possibilitar que o aluno conheça a estrutura e o funcionamento geral da Universidade e também as particularidades do curso em que está matriculado.Promover possibilidades para que o aluno participe ativamente de atividades científico-culturais que possam contribuir para a sua formação profissional.Introduzir o aluno nas questões educacionais presentes na sociedade, considerando tanto os aspectos culturais quanto a área específica da química. Contribuir para formação de professores que saibam utilizar as tecnologias da comunicação e informação (TICs).
Educação científica de base, educação formal, não-formal e informal. A ciência escolar. Educação para a Ciência e educação para a Tecnologia. O movimento CTS e o ensino das Ciências. A Universidade, sua estrutura e informações técnicas de utilização e produção de recursos didáticos.
Educação científica de base. Educação formal, não-formal e informal. A ciência escolar. Educação para a Ciência e educação para a Tecnologia. O movimento CTS e o ensino das Ciências. Conhecimento cotidiano, conhecimento científico e conhecimento escolar. Idéias intuitivas e concepções alternativas. Evolução do conceito de museu. O papel dos museus e dos centros de ciência. Centros temáticos e generalistas. Visitas a museus e centros de ciência no estado de São Paulo. Visitas virtuais a centros e museus de ciência na Europa e no resto do mundo. A Universidade, sua estrutura e informações técnicas de utilização e produção de recursos didáticos.
BETTELHEIM, B. As crianças e os museus. In: A Viena de Freud e outros ensaios. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1991.GASPAR, A; HAMBURGER, E.W. Museus e centros de ciências - conceituação e proposta de um referencial teórico. In: NARDI, R. (org). Pesquisas em Ensino de Ciências. São Paulo: Escrituras Editora, 1998.GASPAR, A. Cinco anos de atividades no Centro Interdisciplinar de Ciências de Cruzeiro. Porto Alegre: EPEF, 1990.MASSARANI, L.; MOREIRA, I.C.; BRITO, F.(orgs). Ciência e Público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência - Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2002.MOREIRA, I.C.; MASSARANI, L. A divulgação científica no Rio de Janeiro: algumas reflexões sobre a década de 20. História, Ciências, Saúde - Manguinhos, n.7, pp. 627-651, 2001.