Geral: Possibilitar que o aluno desenvolva competências em relação ao uso da metodologia científica na pesquisa e no ensino. Específico: Possibilitar que o aluno reconheça as diferentes correntes teórico-metodológicas empregados na pesquisa em ensino de ciências e de química. Bem como os conceitos fundamentais de metodologia científica, as etapas de elaboração de uma pesquisa e as diferenças metodológicas entre os diferentes ramos da ciência. Habilitá-lo a usar corretamente os recursos bibliográficos e metodológicos para a elaboração de trabalhos científicos e a relacionar, através da prática como componente curricular, conhecimentos concernentes à pesquisa em ensino de ciências e de química com atividades formativas que promovam reflexões próprias ao exercício da docência, favorecendo a integração do currículo com a prática escolar.
Nesta disciplina são estudadas as principais linhas de pesquisa, procedimentos metodológicos e metodologias utilizadas nas pesquisas sobre ensino de ciências e de química. Para tanto, são estudados os fundamentos da metodologia científica, seus desdobramentos e diferentes interfaces com as pesquisas em educação.
- Pesquisa e conhecimento científico: definições e delimitações;- Aspectos fundamentais da investigação científica: o papel das hipóteses, o problema da observação, indução e dedução, leis e teorias científicas;- Pesquisa em educação: princípios, abordagens, tipos, métodos e técnicas; - Elaboração e avaliação de um projeto de pesquisa: definição do problema, revisão bibliográfica, metodologia de trabalho, análise e interpretação dos dados; - Apresentação das linhas de pesquisa do corpo docente do Curso de Licenciatura em Química.
ASTI VERA, Armando. Metodologia da pesquisa científica. Porto Alegre : Globo, 1979. BASTOS, Lília da R. et alii. Manual para elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, teses, dissertações e monografias. 4. ed. Rio de Janeiro : Guanabara/Koogan, 1993. BECKER, F. Epistemologia subjacente ao trabalho docente. Porto Alegre: FACED/UFRGS, 1992 BRANDÃO, C. R. Pesquisa participante. 7 ed. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1988. CASTRO, Cláudio de Moura. A prática da pesquisa. São Paulo :McGraw-Hill, 1977. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Metodologia do Ensino de ciências. 2 ed. São Paulo:Cortez,1994. GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1999. DEMO, P. Metodologia científica em Ciências Sociais. 2a ed. São Paulo: Ed. Atlas, 1992. DEMO, Pedro. Pesquisa. 2. ed. São Paulo : Cortez, 1991, v.14 . ECO, U. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1983. FAZENDA, I. C. A. Metodologia da pesquisa educacional. 10a ed. São Paulo: Cortez Editora, 1889. FEYREABEND, P. Contra o método. 3a ed. Rio de Janeiro: Ed. Francisco Alves, 1989. GAGLIANO, A. G. O método científico: teoria e prática. São Paulo: Harbra, 1986. GIL, Antonio Carlos. Projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo :Atlas, 1996. HEGENBERG, L. Etapas da investigação científica. 2v. São Paulo: EPU, 1976. KOCH, I. G. V. e ELIAS, V.M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2ª ed. São Paulo, Contexto. 2010 LAKATOS, Eva M.; MARCONI, Maria de A. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 1986. LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. RODRIGUES, M. L. & NEVES, N. P. (Org.) Cultivando a pesquisa: reflexões sobre a investigação em Ciências Sociais e Humanas. Franca: Ed. Unesp, 1998. RUMMEL, J. Francis. Introdução aos procedimentos de pesquisa em educação. Porto Alegre: 1997. RUSSEL, B. A perspectiva científica. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1977. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2002. THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa - Ação. 6a ed. São Paulo: Ed. Cortez, 1994. Além de trabalhos e textos científicos relacionados à área em que o aluno vai desenvolver o seu projeto.