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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Química
 
Disciplina: 5931038 - Metodologia Científica da Pesquisa em Ensino de Química e de Ciências
Scientific Methodology of Chemistry and Sciences Education Research

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Geral: Possibilitar que o aluno desenvolva competências em relação ao uso da metodologia científica na pesquisa e no ensino. 

Específico: Possibilitar que o aluno reconheça as diferentes correntes teórico-metodológicas empregados na pesquisa em ensino de ciências e de química. Bem como os conceitos fundamentais de metodologia científica, as etapas de elaboração de uma pesquisa e as diferenças metodológicas entre os diferentes ramos da ciência. Habilitá-lo a usar corretamente os recursos bibliográficos e metodológicos para a elaboração de trabalhos científicos e a relacionar, através da prática como componente curricular, conhecimentos concernentes à pesquisa em ensino de ciências e de química com atividades formativas que promovam reflexões próprias ao exercício da docência, favorecendo a integração do currículo com a prática escolar.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
470624 - Daniela Gonçalves de Abreu Favacho
1041314 - Glaucia Maria da Silva Degrève
5822329 - Joana de Jesus de Andrade
 
Programa Resumido
Nesta disciplina são estudadas as principais linhas de pesquisa, procedimentos metodológicos e metodologias utilizadas nas pesquisas sobre ensino de ciências e de química. Para tanto, são estudados os fundamentos da metodologia científica, seus desdobramentos e diferentes interfaces com as pesquisas em educação.
 
 
 
Programa
- Pesquisa e conhecimento científico: definições e delimitações;- Aspectos fundamentais da investigação científica: o papel das hipóteses, o problema da observação, indução e dedução, leis e teorias científicas;- Pesquisa em educação: princípios, abordagens, tipos, métodos e técnicas; - Elaboração e avaliação de um projeto de pesquisa: definição do problema, revisão bibliográfica, metodologia de trabalho, análise e interpretação dos dados; - Apresentação das linhas de pesquisa do corpo docente do Curso de Licenciatura em Química.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivo-dialogadas, debates, pesquisas em banco de dados e apresentação de seminários.
Critério
A avaliação nesta disciplina seguirá os princípios essenciais da avaliação contínua. Assim, serão considerados: - a participação do licenciando nas atividades realizadas nas aulas, incluindo a participação em dinâmicas e discussão em grupo e em atividades formativas de prática como componente curricular que envolvam reflexões sobre o exercício da docência; - a preparação e apresentação de seminários e trabalhos escritos; - a realização de provas. A nota final será expressa pela média ponderada das notas obtidas.
Norma de Recuperação
Realização de uma prova na qual o aluno deverá obter nota maior ou igual a cinco (5,0).
 
Bibliografia
     
ASTI VERA, Armando. Metodologia da pesquisa científica. Porto Alegre : Globo, 1979.
BASTOS, Lília da R. et alii. Manual para elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, teses, dissertações e monografias. 4. ed. Rio de Janeiro : Guanabara/Koogan, 1993. 
BECKER, F. Epistemologia subjacente ao trabalho docente. Porto Alegre: FACED/UFRGS, 1992 
BRANDÃO, C. R. Pesquisa participante. 7 ed. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1988.
CASTRO, Cláudio de Moura. A prática da pesquisa. São Paulo :McGraw-Hill, 1977. 
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Metodologia do Ensino de ciências. 2 ed. São Paulo:Cortez,1994.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1999.
DEMO, P. Metodologia científica em Ciências Sociais. 2a ed. São Paulo: Ed. Atlas, 1992.
DEMO, Pedro. Pesquisa. 2. ed. São Paulo : Cortez, 1991, v.14 .
ECO, U. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1983.
FAZENDA, I. C. A. Metodologia da pesquisa educacional. 10a ed. São Paulo: Cortez Editora, 1889.
FEYREABEND, P. Contra o método. 3a ed. Rio de Janeiro: Ed. Francisco Alves, 1989.
GAGLIANO, A. G. O método científico: teoria e prática. São Paulo: Harbra, 1986. 
GIL, Antonio Carlos. Projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo :Atlas, 1996.
HEGENBERG, L. Etapas da investigação científica. 2v. São Paulo: EPU, 1976.
KOCH, I. G. V. e ELIAS, V.M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2ª ed. São Paulo, Contexto. 2010
LAKATOS, Eva M.; MARCONI, Maria de A. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 1986. 
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
RODRIGUES, M. L. & NEVES, N. P. (Org.) Cultivando a pesquisa: reflexões sobre a investigação em Ciências Sociais e Humanas. Franca: Ed. Unesp, 1998.
RUMMEL, J. Francis. Introdução aos procedimentos de pesquisa em educação. Porto Alegre: 1997. 
RUSSEL, B. A perspectiva científica. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1977.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2002. 
THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa - Ação. 6a ed. São Paulo: Ed. Cortez, 1994.

Além de trabalhos e textos científicos relacionados à área em que o aluno vai desenvolver o seu projeto.
 

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