Geral: Possibilitar aos alunos questionamento e reflexão quanto às expectativas em relação ao curso de e a sua futura profissão. Oferecer esclarecimentos da estrutura acadêmica do curso e o projeto pedagógico. Informar sobre os serviços e facilidades oferecidas na Universidade, bem como os serviços e atividades de extensão cultural do Campus. Oferecer orientação sobre aspectos sócio-emocionais dos licenciandos, e promover ações de apoio, acolhimento e orientação aos estudantes no início de sua vida acadêmica. Específico: Fornecer aos estudantes uma visão geral da estrutura organizacional e administrativa da Universidade de São Paulo, do curso de Licenciatura em Química, da natureza da atividade científica, da Química e do papel do químico. Desenvolver e estimular a participação dos alunos em atividade de extensão cultural permitindo criar condições de formar indivíduos críticos e capazes de refletir não só na área da Ciência à qual se dedicar, mas também relativos aos problemas da sociedade de uma forma geral. Discutir estratégias de início e adaptação à vida universitária, como gestão do tempo com foco nos hábitos e planejamentos de estudo. Desenvolver competências socioemocionais fundamentais ao longo do curso de graduação e para atuação profissional.
Por meio de palestras, debates e reuniões de estudos sobre temas relacionados às diferentes áreas de atuação do licenciado em Química, fornecer aos estudantes uma visão geral da estrutura organizacional e administrativa da Universidade de São Paulo, do curso de Licenciatura em Química, da natureza da atividade científica, da Química e do papel do químico. Discussão sobre aspectos relacionados à adaptação à vida universitária. Introdução de práticas relacionadas ao autocuidado, meditação, elaboração de projetos de vida para curto e médio prazo, empatia, gestão do tempo.
- Apresentação da estrutura organizacional e administrativa da Universidade de São Paulo, localizando a FFCLRP, o Departamento de Química, a Comissão de Graduação, a Comissão Coordenadora de Curso, e o Serviço de Promoção Social, procurando explicitar os recursos que a instituição oferece ao estudante nas áreas de benefícios sociais e culturais; - Apresentação da Estrutura Curricular do curso de Licenciatura em Química; - Identificação, na Biblioteca Central, de livros e periódicos da área de Química e de Educação. - Discussão sobre a Química (objetivo, áreas de estudo) e o papel do químico; - Discussão sobre o curso de Química: suas habilitações; - Discussão sobre a natureza e as características do curso de Licenciatura em Química; - Discussão sobre o papel do educador em Química e o papel do Químico; - Estratégias de adaptação à vida universitária; - Introdução a práticas relacionadas aos cuidados da saúde física e mental e discussão sobre gestão das emoções - Discussão e métodos de gestão do tempo - Elaboração de projetos de vida
USP. Manual de Informações Acadêmicas. Pró-reitoria de graduação.USP. Guia do Calouro da Filô: Química. Comissão de Graduação da FFCLRP/USP.CONSELHO REGIONAL DE QUÍMICA DA IV REGIÃO/SP-MS. O Profissional da Química. São Paulo: Ed. IMESP, 2002.CUOCOLO, Miguel Romeu. O Que o profisisonal da Química deve saber. São Paulo: Ed. Conselho Regional de Quimica - IV Região, 1996.CHAGAS, Aécio Pereira. Como se faz Química: Uma Reflexão sobre a Química e a Atividade do Químico. Campinas: Ed. UNICAMP, 1991.CHRISPINO, Alvaro. O que é Química. 3a ed. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1998.LASZLO, Pierre. A Nova Química. Lisboa: Instituto Piaget, 1995.ZUCCO, César; PESSINE, Francisco B. T.; ANDRADE, Jailson B. de. Diretrizes Curriculares para os cursos de Química, Química Nova, 22(3),pág, 454-461, 1999.Artigos de revistas e de jornais.