Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Química
 
Disciplina: 5931041 - Ensino de Química Sob a Perspectiva do Movimento Cts e da Educação Ambiental
Chemistry Teaching in the Light of the Science-Technology-Society Movement and Environmental Education

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2007 Desativação:

Objetivos
O objetivo da disciplina é discutir como o movimento ciência - tecnologia- sociedade (CTS) e a Educação ambiental (EA) no ensino de química podem contribuir de forma significativa para a educação científica na atualidade. Pretende-se contrapor o movimento CTS com os objetivos da Educação Ambiental (EA), de forma que o final da disciplina, o aluno reconheça pontos convergentes entre o movimento CTS e a EA. Alguns materiais didáticos e estratégias usadas em movimento CTS e EA serão abordados.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
470624 - Daniela Gonçalves de Abreu Favacho
 
Programa Resumido
Esta disciplina visa discutir como o movimento ciência-tecnologia-sociedade (CTS) e a Educação Ambiental (EA) podem contribuir de forma significativa para a educação científica na atualidade. Materiais didáticos e estratégias utilizadas em CTS e EA são discutidos na disciplina
 
 
 
Programa
1.	Importância da Educação Científica na sociedade atual;2.	Alfabetização científica e formação de cidadãos;3.	Movimento mundial de CTS;4.	Significado, objetos e conteúdos propostos nos cursos de CTS;5.	Abordagem de temas sociais6.	Concepções e objetivos de EA;7.	EA e a formação do sujeito ecológico;8.	Estratégias de Ensino de CTS e EA.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas-dialogodas; Leitura e discussão de textos;Elaboração de resenhas;Estudo de caso;Seminários.
Critério
Média aritmética de todas as atividades propostas ao longo do semestre.
Norma de Recuperação
 
Bibliografia
     
1.	Santos, W.L.P.; Schenetzler, R. Educação em Química: compromisso com a cidadania. 2ª. ed. Ijuí:Ed. Unijuí, 2000.2.	Carvalho, I. C. M. . Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 1a. ed. São Paulo: Cortez, 2004.3.	Aikenhead, G.S. Collective decision making in the social context of science. Science Education, 69(4), 453-475.4.	Auler,  D., Bazzo, W.A. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência & Educação, v.7, n.1, p.1-13, 2001.5.	BUFFA, E., ARROYO, M. e NQSELLA, P. Educação e Cidadania: quem educa o cidadão? São Paulo: Cortez, 1988. 6.	Fensham,P. Aproaches to the teaching of STS in Science Education. International Journal of Science Education, v.10, n.4, 346-356, 1988.7.	Hino, H. et al. São Paulo- estado. Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Proposta Curricular para o Ensino de Química: 2º. Grau. 2ª. Ed. São Paulo: SE/CENP, 1988.8.	Teno, A.M. et al. A utilização do cotidiano no Ensino de Química. Química Nova, v.9, n.2, p-172-173, 1986.9.	Artigos sobre o assunto da disciplina presentes em variados periódicos da área de ensino de química.
 

Clique para consultar os requisitos para 5931041

Clique para consultar o oferecimento para 5931041

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP