O objetivo da disciplina é discutir como o movimento ciência - tecnologia- sociedade (CTS) e a Educação ambiental (EA) no ensino de química podem contribuir de forma significativa para a educação científica na atualidade. Pretende-se contrapor o movimento CTS com os objetivos da Educação Ambiental (EA), de forma que o final da disciplina, o aluno reconheça pontos convergentes entre o movimento CTS e a EA. Alguns materiais didáticos e estratégias usadas em movimento CTS e EA serão abordados.
Esta disciplina visa discutir como o movimento ciência-tecnologia-sociedade (CTS) e a Educação Ambiental (EA) podem contribuir de forma significativa para a educação científica na atualidade. Materiais didáticos e estratégias utilizadas em CTS e EA são discutidos na disciplina
1. Importância da Educação Científica na sociedade atual;2. Alfabetização científica e formação de cidadãos;3. Movimento mundial de CTS;4. Significado, objetos e conteúdos propostos nos cursos de CTS;5. Abordagem de temas sociais6. Concepções e objetivos de EA;7. EA e a formação do sujeito ecológico;8. Estratégias de Ensino de CTS e EA.
1. Santos, W.L.P.; Schenetzler, R. Educação em Química: compromisso com a cidadania. 2ª. ed. Ijuí:Ed. Unijuí, 2000.2. Carvalho, I. C. M. . Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 1a. ed. São Paulo: Cortez, 2004.3. Aikenhead, G.S. Collective decision making in the social context of science. Science Education, 69(4), 453-475.4. Auler, D., Bazzo, W.A. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência & Educação, v.7, n.1, p.1-13, 2001.5. BUFFA, E., ARROYO, M. e NQSELLA, P. Educação e Cidadania: quem educa o cidadão? São Paulo: Cortez, 1988. 6. Fensham,P. Aproaches to the teaching of STS in Science Education. International Journal of Science Education, v.10, n.4, 346-356, 1988.7. Hino, H. et al. São Paulo- estado. Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Proposta Curricular para o Ensino de Química: 2º. Grau. 2ª. Ed. São Paulo: SE/CENP, 1988.8. Teno, A.M. et al. A utilização do cotidiano no Ensino de Química. Química Nova, v.9, n.2, p-172-173, 1986.9. Artigos sobre o assunto da disciplina presentes em variados periódicos da área de ensino de química.