Fomentar a reflexão crítica dos alunos em relação ao ensino de química no Ensino Médio. Discutir currículos e programas de química visando fornecer subsídios para o estudante elaborar materiais pedagógicos, bem como planos de aula para o ensino de química no ensino médio. Pretende-se por meio da Prática como Componente Curricular, promover reflexões sobre a abordagem dos conteúdos da disciplina Química para o Ensino Médio I no campo de atuação profissional do licenciando em química, ou seja, a sala de aula do ensino médio.
Nesta disciplina aborda-se a diversidade na escola básica e também questões relacionadas a como o ser humano se desenvolve, aprende e de que forma, isto baliza as escolhas em termos de planejamento de ensino. Além disso, também é discutido a química como componente curricular na escola básica, currículos e programas de química ao longo da história e sua relação com demandas sociais vigentes. Procura-se fornecer subsídios para o estudante elaborar planos de aula para o ensino de química que proporcionem acesso ao conhecimento a todos os alunos. Também faz parte do programa a discussão do tema avaliação, uma vez que este é um item importante nos planejamentos de aula.
- O desenvolvimento psíquico do homem e processo de aprendizagem; - A química como componente curricular na escola básica: aspectos históricos; - Objetivos do ensino de química no Ensino Médio; - Currículos e programas de química no Ensino Médio; - Aspectos relevantes no ensino de química; - Planejamento de aula na perspectiva da inclusão, a partir do reconhecimento da diversidade; - Atividades Orientadoras de ensino: articulação entre aprendizagem e formação docente - Materiais didáticos (tipos, função, etc).
- GEPEQ. Interações e Transformações: Química para o 2o Grau - Livro do aluno e guia do professor - v. I, II, III e IV. São Paulo: EDUSP, 1995. - BELTRAN, N.;CISCATO, C. M. Química. Cortez, São Paulo; 1991. - LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22ª edição. São Paulo: Cortez Editora, 2011. - LUTFI, M. Cotidiano e Educação Química. Ijuí: Ed. Unijuí, 1988. - LUTFI, M. Os ferrados e os cromados: produção social e apropriação privada do conhecimento químico. Ijuí: Ed. Unijuí, 1992. - MOL, G. de S.; SANTOS, W. L. P. dos (coord.). Química na Sociedade. v.1 e 2. Brasília: Ed. da UnB; 1998. - MALDANER, O. A. Química 1 - construção e estrutura da matéria. Ijuí: Ed. Unijuí, 1992. - PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens, entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999. - SANTOS, W.L.P. e SCHNETZLER, R.P. Educação em Química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Ed. Unijuí, 1997. - MACHADO, A. H. Aula de Química: discurso e conhecimento. Ijuí: Ed. Unijuí, 1999. - São Paulo (estado) Secretaria de Educação, CENP. Organização e segurança no laboratório de química no ensino médio. São Paulo: SE/CENP, 1997. - Livros didáticos e paradidáticos de química. - Artigos das revistas Química Nova, Química Nova na Escola, Enseñanza de las ciências, Journal of Chemical Education, Education in Chemistry e outros periódicos voltados ao Ensino de Química. - PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Química. São Paulo/ SEE; 2008. - BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (SEMTEC). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Brasília: MEC/SEMTEC; 1999. - BRASIL, SEMTEC. PCN + Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC; 2002. - VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001. - MOURA, M. O. (org). A atividade pedagógica na Teoria Histórico-cultural. Brasília: Liber Livros, 2010. - VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998. - Favacho, Daniela Gonçalves de Abreu; Andrade, Joana de Jesus de. MAIS QUE ESPECIAL: por um ensino de ciências inclusivo e transformador. Daniela Gonçalves de Abreu Favacho e Joana de Jesus de Andrade (organizadoras). Ribierão Preto, SP: Edição dos autores, 2020, p. 106. -BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. - Sites de laboratórios virtuais, bem como outros sites que disponibilizem animações, simulações, jogos e vídeos.