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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Química
 
Disciplina: 5931043 - Química para o Ensino Médio I
Chemistry for High School I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Fomentar a reflexão crítica dos alunos em relação ao ensino de química no Ensino Médio. Discutir currículos e programas de química visando fornecer subsídios para o estudante elaborar materiais pedagógicos, bem como planos de aula para o ensino de química no ensino médio.
Pretende-se por meio da Prática como Componente Curricular, promover reflexões sobre a abordagem dos conteúdos da disciplina Química para o Ensino Médio I no campo de atuação profissional do licenciando em química, ou seja, a sala de aula do ensino médio.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
470624 - Daniela Gonçalves de Abreu Favacho
1041314 - Glaucia Maria da Silva Degrève
5822329 - Joana de Jesus de Andrade
 
Programa Resumido
Nesta disciplina aborda-se a diversidade na escola básica e também questões relacionadas a como o ser humano se desenvolve, aprende e de que forma, isto baliza as escolhas em termos de planejamento de ensino.  Além disso, também é discutido a química como componente curricular na escola básica, currículos e programas de química ao longo da história e sua relação com demandas sociais vigentes. Procura-se fornecer subsídios para o estudante elaborar planos de aula para o ensino de química que proporcionem acesso ao conhecimento a todos os alunos. Também faz parte do programa a discussão do tema avaliação, uma vez que este é um item importante nos planejamentos de aula.
 
 
 
Programa
- O desenvolvimento psíquico do homem e processo de aprendizagem;
- A química como componente curricular na escola básica: aspectos históricos;
- Objetivos do ensino de química no Ensino Médio;
- Currículos e programas de química no Ensino Médio;
- Aspectos relevantes no ensino de química;
- Planejamento de aula na perspectiva da inclusão, a partir do reconhecimento da diversidade;
- Atividades Orientadoras de ensino: articulação entre aprendizagem e formação docente
- Materiais didáticos (tipos, função, etc).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivo-dialogadas. Dinâmicas e discussão em grupo. Seminários. Reuniões para supervisão das atividades de estágio.
Critério
Média ponderada de todas as atividades propostas ao longo do semestre.
Norma de Recuperação
Não será oferecida recuperação devido ao caráter teórico-prático da disciplina (estágio curricular supervisionado).
 
Bibliografia
     
- GEPEQ. Interações e Transformações: Química para o 2o Grau - Livro do aluno e guia do professor - v. I, II, III e IV. São Paulo: EDUSP, 1995. 
- BELTRAN, N.;CISCATO, C. M. Química. Cortez, São Paulo; 1991.
- LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22ª edição. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
- LUTFI, M. Cotidiano e Educação Química. Ijuí: Ed. Unijuí, 1988.
- LUTFI, M. Os ferrados e os cromados: produção social e apropriação privada do conhecimento químico. Ijuí: Ed. Unijuí, 1992. 
- MOL, G. de S.; SANTOS, W. L. P. dos (coord.). Química na Sociedade. v.1 e 2. Brasília: Ed. da UnB; 1998. 
- MALDANER, O. A. Química 1 - construção e estrutura da matéria. Ijuí: Ed. Unijuí, 1992.
- PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens, entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
- SANTOS, W.L.P. e SCHNETZLER, R.P. Educação em Química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Ed. Unijuí, 1997.
- MACHADO, A. H. Aula de Química: discurso e conhecimento. Ijuí: Ed. Unijuí, 1999.
- São Paulo (estado) Secretaria de Educação, CENP. Organização e segurança no laboratório de química no ensino médio. São Paulo: SE/CENP, 1997.
- Livros didáticos e paradidáticos de química.
- Artigos das revistas Química Nova, Química Nova na Escola, Enseñanza de las ciências, Journal of Chemical Education, Education in Chemistry e outros periódicos voltados ao Ensino de Química.
- PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Química. São Paulo/ SEE; 2008.
- BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (SEMTEC). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Brasília: MEC/SEMTEC; 1999.
- BRASIL, SEMTEC. PCN + Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC; 2002.
- VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
- MOURA, M. O. (org). A atividade pedagógica na Teoria Histórico-cultural. Brasília: Liber Livros, 2010.
- VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
- Favacho, Daniela Gonçalves de Abreu; Andrade, Joana de Jesus de. MAIS QUE ESPECIAL: por um ensino de ciências inclusivo e transformador. Daniela Gonçalves de Abreu Favacho e Joana de Jesus de Andrade (organizadoras). Ribierão Preto, SP: Edição dos autores, 2020, p. 106.
-BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
- Sites de laboratórios virtuais, bem como outros sites que disponibilizem animações, simulações, jogos e vídeos.
 

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