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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Química
 
Disciplina: 5931045 - Construção Histórica e Social do Currículo: Debatendo o Ensino de Química na Escola Básica
Historic and Social Construction of the Curriculum: a Discussion about Chemistry Teaching in the Primary School

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
O objetivo geral desta disciplina é discutir com os futuros professores, aspectos políticos, históricos e culturais envolvidos na proposição e organização de currículos, particularmente voltados ao ensino de química. Pretende-se contribuir para que os licenciandos possam analisar de forma crítica os currículos de química propostos na escola básica.
 
 
 
Programa Resumido
O programa desta disciplina discute aspectos políticos, históricos e culturais envolvidos na proposição e organização de currículos, particularmente voltados ao ensino de química.
Pretende-se contribuir para que os licenciados possam analisar de forma crítica os currículos de química propostos na escola básica.
 
 
 
Programa
1. Teoria e história do currículo2. Currículo e poder3. Currículo, cultura e sociedade4. Ensino de ciências nos currículos da escola básica do Brasil, ao longo da história 5.Conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais nos currículos de química para ensino médio.6. Análise crítica das abordagens de química nos currículos da escola básica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Leitura e discussão de textos, estudos dirigidos, aulas expositivas-dialogadas e apresentação de seminários.
Critério
Média aritmética de todas as atividades propostas ao longo do semestre.
Norma de Recuperação
Prova escrita, cobrindo todo o programa, na qual o aluno deve obter nota mínima 5,0 (cinco).
 
Bibliografia
     
LOPES, A.C.; Macedo, E, (orgs). Currículo de Ciências em debate. São Paulo: Editora Papirus, 2004.FERRAÇO. C.E. (org). Cotidiano escolar, formação de professores(as) e currículo. São Paulo: Editora Cortez, 2005.APPLE, Michael. Ideologia e Currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982.GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995. LOURO, Guacira. Gênero, sexualidade e educação. Petrópolis: Vozes, 1997. MOREIRA, Antônio Flávio B. e SILVA, T.T. da. ( Orgs.) Currículo, sociedade e cultura. São Paulo: Cortez, 1994. SILVA, T. T. da. Alienígenas na sala de aula. Uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 1995FAZENDA, Ivani. Práticas Interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1991. FORKIN, Jean Claude. Escola e Cultura. As bases epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. MEC - Dirterizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. SACRISTAN, Gimeno J. O currículo - Uma reflexão sobre a prática. 3a ed. Porto Alegre: Artmed, 1998 MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do Futuro. São Paulo: Editora Cortez, 8ª. edição, 2003.
 

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