Discutir pressupostos teóricos e aspectos metodológicos da abordagem tradicional e de propostas alternativas no ensino de química e analisar materiais instrucionais no intuito de fornecer subsídios para que o estudante elabore materiais didáticos para o ensino de Química. Pretende-se por meio da Prática como Componente Curricular, promover reflexões sobre a abordagem dos conteúdos da disciplina Química para o Ensino Médio II no campo de atuação profissional do licenciando em química, ou seja, a sala de aula do ensino médio.
Nesta disciplina são discutidos os pressupostos teóricos e aspectos metodológicos relativos ao ensino de química, principalmente considerando relações de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA). Além disso, os alunos têm a oportunidade de analisar aulas expositivas, aulas experimentais, livros didáticos e paradidáticos, jogos, multimídia e internet, no intuito de reunir elementos que subsidiem a elaboração de materiais didáticos para o ensino de química no ensino médio, a partir do reconhecimento da diversidade e numa perspectiva inclusiva.
- Abordagem tradicional e propostas alternativas no ensino de Química: aulas expositivas, aulas experimentais, livros didáticos e paradidáticos, jogos, multimídia, e Internet; - análise de materiais pedagógicos para o ensino de Química (perspectiva CTSA e inclusiva); - Aspectos teóricos e práticos de experimentos como recurso didático. - Criação de recursos didáticos e o papel destes na mediação no processo de aprendizagem em química. - Potencialidades e limitações de recursos didáticos para ensino de química; - Tecnologias assistivas e ensino de química inclusivo.
-CASTRO, Amélia D. de; CARVALHO, Anna Maria P. de (Orgs.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira; Thomson Learning, 2001. - FAVACHO, D.G.A; ANDRADE, J.J. de. MAIS QUE ESPECIAL: por um ensino de ciências inclusivo e transformador. Daniela Gonçalves de Abreu Favacho e Joana de Jesus de Andrade (organizadoras). Ribierão Preto, SP: Edição dos autores, 2020, p. 106. - GEPEQ. Interações e Transformações: Química para o 2o Grau - Livro do aluno e guia do professor - v. I, II, III e IV. São Paulo: EDUSP, 1995. - LOPES , G.S.; W.O. MATOS; L.P.D. RIBEIRO e I.M.G. SENA. Análise dos objetos virtuais de aprendizagem dedicados ao ensino de química analítica disponíveis no Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE). Revista de Ensino de Ciências e Matemática, REnCiMa, v. 3, n. 2, p. 83-93, jul/dez 2012. - LUTFI, M. Cotidiano e Educação Química. Ijuí: Ed. Unijuí, 1988. - LUTFI, M. Os ferrados e os cromados: produção social e apropriação privada do conhecimento químico. Ijuí: Ed. Unijuí, 1992. - MACHADO, A. H. Aula de Química: discurso e conhecimento. Ijuí: Ed. Unijuí, 1999. - MOL, G. de S.; SANTOS, W. L. P. dos (coord.). Química na Sociedade. v.1 e 2. Brasília: Ed. da UnB; 1998. - MALDANER, O. A. Química 1 - construção e estrutura da matéria. Ijuí: Ed. Unijuí, 1992. - MALDANER, O. A. Química 2 - consolidação de conceitos fundamentais. Ijuí: Ed. Unijuí, 1993. - MOURA, M. O. (org). A atividade pedagógica na Teoria Histórico-cultural. Brasília: Liber Livros, 2010. -PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999. - ROMANELLI, L. ; JUSTI, R. S. Aprendendo Química. Ijuí: Ed. Unijuí, 1998. - ROSA, D.E.G, e Souza, V.C. (orgs.) (2002). Didáticas e práticas de ensino: interfaces com diferentes saberes e lugares formativos. Rio de Janeiro, RJ. D.P.S.A. Editora. - SANTOS, W.L.P. e SCHNETZLER, R.P. Educação em Química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Ed. Unijuí, 1997. - São Paulo (estado) Secretaria de Educação, CENP. Organização e segurança no laboratório de química no ensino médio. São Paulo: SE/CENP, 1997. - SILVA, J.L.; SILVA, D.A., MARTINI, C.; DOMINGOS, D.C.A.; LEAL, P.G.; BENEDETTI FILHO, E.; FIORUCCI, A.R., Utilização de vídeos didáticos nas aulas de química do ensino médio para abordagem histórica e contextualizada do tema vidros. Química Nova na Escola, vol. 34, no. 4, p.189-200, novembro, 2012. - VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001. - VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998. - Artigos das revistas Química Nova, Química Nova na Escola, Enseñanza de las ciências, Journal of Chemical Education, Education in Chemistry e outros periódicos voltados ao Ensino de Química. -BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. - Livros didáticos e paradidáticos de química. - Sites de laboratórios virtuais, bem como outros sites que disponibilizem animações, simulações, jogos e vídeos.