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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Química
 
Disciplina: 5931050 - Química para o Ensino Médio II
Chemistry for High School II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Discutir pressupostos teóricos e aspectos metodológicos da abordagem tradicional e de propostas alternativas no ensino de química e analisar materiais instrucionais no intuito de fornecer subsídios para que o estudante elabore materiais didáticos para o ensino de Química.
Pretende-se por meio da Prática como Componente Curricular, promover reflexões sobre a abordagem dos conteúdos da disciplina Química para o Ensino Médio II no campo de atuação profissional do licenciando em química, ou seja, a sala de aula do ensino médio.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
470624 - Daniela Gonçalves de Abreu Favacho
1041314 - Glaucia Maria da Silva Degrève
5822329 - Joana de Jesus de Andrade
 
Programa Resumido
Nesta disciplina são discutidos os  pressupostos teóricos e aspectos metodológicos relativos ao ensino de química, principalmente considerando relações de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA).  Além disso, os alunos têm a oportunidade de analisar aulas expositivas, aulas experimentais, livros didáticos e paradidáticos, jogos, multimídia e internet, no intuito de reunir elementos que subsidiem a elaboração de materiais didáticos para o ensino de química no ensino médio, a partir do reconhecimento da diversidade e numa perspectiva inclusiva.
 
 
 
Programa
- Abordagem tradicional e propostas alternativas no ensino de Química: aulas expositivas, aulas experimentais, livros didáticos e paradidáticos, jogos, multimídia, e Internet;
- análise de materiais pedagógicos para o ensino de Química (perspectiva CTSA e inclusiva);
- Aspectos teóricos e práticos de experimentos como recurso didático.
- Criação de recursos didáticos e o papel destes na mediação no processo de aprendizagem em química.
- Potencialidades e limitações de recursos didáticos para ensino de química;
- Tecnologias assistivas e ensino de química inclusivo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivo-dialogadas. Dinâmicas e discussão em grupo. Seminários. Reuniões para supervisão das atividades de estágio.
Critério
Média ponderada de todas as atividades propostas ao longo do semestre.
Norma de Recuperação
Não será oferecida recuperação devido ao caráter teórico-prático da disciplina (estágio curricular supervisionado).
 
Bibliografia
     
-CASTRO, Amélia D. de; CARVALHO, Anna Maria P. de (Orgs.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira; Thomson Learning, 2001.
- FAVACHO, D.G.A; ANDRADE, J.J. de. MAIS QUE ESPECIAL: por um ensino de ciências inclusivo e transformador. Daniela Gonçalves de Abreu Favacho e Joana de Jesus de Andrade (organizadoras). Ribierão Preto, SP: Edição dos autores, 2020, p. 106.
- GEPEQ. Interações e Transformações: Química para o 2o Grau - Livro do aluno e guia do professor - v. I, II, III e IV. São Paulo: EDUSP, 1995. 
- LOPES , G.S.; W.O. MATOS; L.P.D. RIBEIRO e I.M.G. SENA. Análise dos objetos virtuais de aprendizagem dedicados ao ensino de química analítica disponíveis no Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE). Revista de Ensino de Ciências e Matemática, REnCiMa, v. 3, n. 2, p. 83-93, jul/dez 2012.
- LUTFI, M. Cotidiano e Educação Química. Ijuí: Ed. Unijuí, 1988.
- LUTFI, M. Os ferrados e os cromados: produção social e apropriação privada do conhecimento químico. Ijuí: Ed. Unijuí, 1992. 
- MACHADO, A. H. Aula de Química: discurso e conhecimento. Ijuí: Ed. Unijuí, 1999.
- MOL, G. de S.; SANTOS, W. L. P. dos (coord.). Química na Sociedade. v.1 e 2. Brasília: Ed. da UnB; 1998. 
- MALDANER, O. A. Química 1 - construção e estrutura da matéria. Ijuí: Ed. Unijuí, 1992.
- MALDANER, O. A. Química 2 - consolidação de conceitos fundamentais. Ijuí: Ed. Unijuí, 1993.
- MOURA, M. O. (org). A atividade pedagógica na Teoria Histórico-cultural. Brasília: Liber Livros, 2010.
-PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
- ROMANELLI, L. ; JUSTI, R. S. Aprendendo Química. Ijuí: Ed. Unijuí, 1998.
- ROSA, D.E.G, e Souza, V.C. (orgs.) (2002). Didáticas e práticas de ensino: interfaces com diferentes saberes e lugares formativos. Rio de Janeiro, RJ. D.P.S.A. Editora.
- SANTOS, W.L.P. e SCHNETZLER, R.P. Educação em Química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Ed. Unijuí, 1997.
- São Paulo (estado) Secretaria de Educação, CENP. Organização e segurança no laboratório de química no ensino médio. São Paulo: SE/CENP, 1997.
- SILVA, J.L.; SILVA, D.A., MARTINI, C.; DOMINGOS, D.C.A.; LEAL, P.G.; BENEDETTI FILHO, E.; FIORUCCI, A.R., Utilização de vídeos didáticos nas aulas de química do ensino médio para abordagem histórica e contextualizada do tema vidros. Química Nova na Escola, vol. 34, no. 4, p.189-200, novembro, 2012.
- VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
- VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
- Artigos das revistas Química Nova, Química Nova na Escola, Enseñanza de las ciências, Journal of Chemical Education, Education in Chemistry e outros periódicos voltados ao Ensino de Química.
-BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
- Livros didáticos e paradidáticos de química.
- Sites de laboratórios virtuais, bem como outros sites que disponibilizem animações, simulações, jogos e vídeos.
 

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