Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Química
 
Disciplina: 5931056 - Articulação dos Conteúdos Químico-Pedagógicos I
Interconnection Between Chemical and Pedagogical Knowledge I

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 75 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 45 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Geral
A disciplina tem por objetivo articular saberes pedagógicos e saberes da área específica de química de maneira a garantir a qualidade da formação inicial e garantir que o aluno esteja preparado para ensinar o que aprendeu no decorrer do curso. A disciplina deve garantir que os alunos adquiram habilidades para reflexão, preparação e desenvolvimento de recursos didáticos relativos à sua prática docente, bem como a avaliação da qualidade de materiais didáticos disponíveis no mercado, garantindo aos estudantes uma formação técnica, prática e metodológica consistente.
Específico
Desenvolver atividades que propiciem a mediação da aprendizagem de conteúdos científicos estudados na Universidade e ministrados nas aulas de química no Ensino Médio. A disciplina ainda contempla a reflexão acerca da profissão docente e contextualização dos conteúdos específicos de Química Inorgânica e Físico-Química.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
470624 - Daniela Gonçalves de Abreu Favacho
1041314 - Glaucia Maria da Silva Degrève
5822329 - Joana de Jesus de Andrade
 
Programa Resumido
Caberá aos alunos desenvolver atividades de ensino sobre a supervisão de docentes da área de ensino.
 
 
 
Programa
Temas e questões atinentes aos conteúdos de Química Analítica, Química Inorgânica e Físico-Química no Ensino Médio.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Deverão os alunos, divididos em grupos, desenvolver projeto que articule saberes das áreas específicas de química, voltado ao desenvolvimento de experimentos ou eventos hábeis de serem ministrados a alunos do ensino médio. A apresentação dos projetos deverá estar baseada em fundamentação metodológica e recursos didáticos contemplados nas disciplinas pedagógicas. Aulas expositiva-dialogadas; Leitura e discussão de textos; Orientações para elaboração de oficinas, mini-cursos, materiais didáticos e paradidáticos, panfletos, painéis, exposições, dentre outras atividades. Viagens didáticas para visitas a museus, exposições e/ou feiras
Critério
Média ponderada de todas as atividades propostas ao longo do semestre.
Norma de Recuperação
Devido ao conteúdo prático da disciplina, não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
Brasil, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. 1998.
- Brasil, Ministério da Educação. PCN+ Ensino Médio, Orientações Curriculares Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. 2000.
- Artigos de periódicos da área de ensino de química como Química Nova na Escola e Revista Brasileira de Ensino de Química e de revistas de divulgação científica como a Galileu, Pesquisa FAPESP, Superinteressante, entre outras.
- Livros didáticos e paradidáticos de química.
 

Clique para consultar os requisitos para 5931056

Clique para consultar o oferecimento para 5931056

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP