Geral Baseada na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a disciplina tem por objetivo articular saberes pedagógicos e saberes da área específica de química de maneira a garantir a qualidade da formação inicial. A disciplina deve garantir que os alunos adquiram habilidades para reflexão, preparação e desenvolvimento de recursos didáticos relativos à sua prática docente, bem como a avaliação da qualidade de materiais didáticos disponíveis no mercado, garantindo aos estudantes uma formação técnica, prática e metodológica consistente. Específico Desenvolver atividades que propiciem a mediação da aprendizagem de conteúdos científicos estudados na Universidade e ministrados nas aulas de química no Ensino Médio. A disciplina ainda contempla a reflexão acerca da profissão docente e contextualização dos conteúdos específicos de Química Analítica Qualitativa, Química Inorgânica e Físico-Química.
Caberá aos alunos desenvolver atividades de ensino sobre a supervisão de docentes da área de ensino.
Temas e questões atinentes aos conteúdos de Química Analítica, Química Inorgânica e Físico-Química no Ensino Médio.
Brasil, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. 1998.- Brasil, Ministério da Educação. PCN+ Ensino Médio, Orientações Curriculares Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. 2000.- Artigos de periódicos da área de ensino de química como Química Nova na Escola e Revista Brasileira de Ensino de Química e de revistas de divulgação científica como a Galileu, Pesquisa FAPESP, Superinteressante, entre outras.- Livros didáticos e paradidáticos de química.