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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Química
 
Disciplina: 5931058 - Articulação dos Conteúdos Químico-Pedagógicos III
Interconnection Between Chemical and Pedagogical Knowledge III

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 45 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Geral
A disciplina tem por objetivo articular saberes pedagógicos e saberes da área específica de química de maneira a garantir a qualidade da formação inicial e garantir que o aluno esteja preparado para ensinar o que aprendeu no decorrer do curso. A aprendizagem baseada na resolução de problemas, PBL (do inglês, problem-based learning) é conhecida por estimular e motivar os alunos e incentivar uma aprendizagem tanto independente quanto colaborativa. O estudante deixa de ser um elemento passivo e passa a ser o principal gerador de conhecimento ao procurar ativamente a informação que necessita para resolver um determinado problema. Com isso, espera-se que os alunos adquiram habilidades para reflexão, preparação e desenvolvimento de recursos didáticos relativos à sua prática docente, bem como a avaliação da qualidade de materiais didáticos disponíveis no mercado, garantindo aos estudantes uma formação técnica, prática e metodológica consistente.
Específico
Incentivar atividades que promovam a independência e autonomia dos alunos no desenvolvimento de experimentos didáticos, mediação de conhecimento em sala de aula (exercício da docência) e contextualização dos conteúdos específicos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3460653 - Ana Paula Ramos
7360328 - José Maurício Almeida Caiut
5100630 - Rogéria Rocha Gonçalves
 
Programa Resumido
Após as abordagens nas disciplinas de Articulação dos conteúdos químico-pedagógicos I e II, caberá aos alunos desenvolver atividades de ensino sob a supervisão de docentes de todas as áreas de Química.
 
 
 
Programa
Temas e questões atinentes aos conteúdos de Química no Ensino Médio.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O ensino, ou melhor, a aprendizagem do aluno, será orientada pelos problemas que serão apresentados. Caberá ao aluno resolvê-lo com independência e autonomia. O papel do professor neste sistema passa a ser, fundamentalmente, o de um orientador do trabalho dos estudantes, ou facilitador.
Deverão os alunos, divididos em grupos, desenvolver projeto que articule saberes das áreas específicas de química, voltado ao desenvolvimento de experimentos ou eventos hábeis de serem ministrados a alunos do ensino médio. A apresentação dos projetos deverá estar baseada em fundamentação metodológica e recursos didáticos contemplados nas disciplinas pedagógicas.
Leitura e discussão de textos;
Orientações para elaboração de novos experimentos, oficinas, mini-cursos, materiais didáticos e paradidáticos, dentre outras atividades.
Critério
O trabalho será avaliado pelos docentes responsáveis.
Norma de Recuperação
Devido ao conteúdo prático da disciplina, não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
-Livros e artigos especializados de cada área;
- CASSIANO, K.F.D.; MESQUITA, N.A.S.; RIBEIRO, P.G. Conhecimento Pedagógico e Conhecimento Químico: na Formação de Professores: A Construção da Identidade Docente. Química Nova, V.39, n.2 pp250-259. 2016.
-T.L.Overton and C.A. Randles, Chemistry Education Research and Practice, 16 (2015) 251.
-E. Page, Education in Chemistry, July 2013, 22-25, www.rsc.org/eic 
 

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