Geral A disciplina tem por objetivo articular saberes pedagógicos e saberes da área específica de química de maneira a garantir a qualidade da formação inicial e garantir que o aluno esteja preparado para ensinar o que aprendeu no decorrer do curso. A aprendizagem baseada na resolução de problemas, PBL (do inglês, problem-based learning) é conhecida por estimular e motivar os alunos e incentivar uma aprendizagem tanto independente quanto colaborativa. O estudante deixa de ser um elemento passivo e passa a ser o principal gerador de conhecimento ao procurar ativamente a informação que necessita para resolver um determinado problema. Com isso, espera-se que os alunos adquiram habilidades para reflexão, preparação e desenvolvimento de recursos didáticos relativos à sua prática docente, bem como a avaliação da qualidade de materiais didáticos disponíveis no mercado, garantindo aos estudantes uma formação técnica, prática e metodológica consistente. Específico Incentivar atividades que promovam a independência e autonomia dos alunos no desenvolvimento de experimentos didáticos, mediação de conhecimento em sala de aula (exercício da docência) e contextualização dos conteúdos específicos.
Após as abordagens nas disciplinas de Articulação dos conteúdos químico-pedagógicos I e II, caberá aos alunos desenvolver atividades de ensino sob a supervisão de docentes de todas as áreas de Química.
Temas e questões atinentes aos conteúdos de Química no Ensino Médio.
-Livros e artigos especializados de cada área; - CASSIANO, K.F.D.; MESQUITA, N.A.S.; RIBEIRO, P.G. Conhecimento Pedagógico e Conhecimento Químico: na Formação de Professores: A Construção da Identidade Docente. Química Nova, V.39, n.2 pp250-259. 2016. -T.L.Overton and C.A. Randles, Chemistry Education Research and Practice, 16 (2015) 251. -E. Page, Education in Chemistry, July 2013, 22-25, www.rsc.org/eic