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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Química
 
Disciplina: 5931066 - Estágio em Química para o ensino Médio II
Internship in Chemistry for High School II

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 75 h ( Estágio: 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Geral: A disciplina Química para o ensino médio II é de responsabilidade do Departamento de Química e possui horas de estágio curricular supervisionado em escolas atreladas a si. Este estágio inclui o planejamento e oferecimento de atividades didáticas sobre química para alunos de ensino médio.  Para subsidiar as regências os licenciandos devem produzir recursos didáticos, considerando a heterogeneidade dos alunos que frequentam a escola. Assim, o objetivo da presente disciplina é garantir um espaço para que as atividades de regência possam ser discutidas e ressignificadas a partir da problematização dos objetos de estudo teórico abordados na graduação, principalmente nas disciplinas de cunho pedagógico. 
Para produção dos recursos didáticos pretende-se articular conhecimentos químicos e pedagógicos estudados ao longo do Curso de Licenciatura em Química. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
470624 - Daniela Gonçalves de Abreu Favacho
 
Programa Resumido
Realização de estágio curricular supervisionado em aulas de Química do Ensino Médio de escolas públicas, visando a reflexão sobre a abordagem dos saberes estudados no campo de atuação profissional, a partir dos referenciais teórico-metodológicos abordados na disciplina “Química para o Ensino Médio II” (cód. 5931050).
 
 
 
Programa
Realização de estágio curricular supervisionado em aulas de Química do Ensino Médio de escolas públicas, visando a reflexão sobre a abordagem dos saberes estudados no campo de atuação profissional, a partir dos referenciais teórico-metodológicos abordados na disciplina “Química para o Ensino Médio II”. Entre as atividades de estágio estão previstas as seguintes ações:
1) Contato com os professores(as) e sondagem de informações relevantes para o planejamento das atividades de regência e para apresentação, discussão e acordos sobre os planejamentos realizados para as atividades de regências.
2) Realização de atividades de regência planejadas na escola (6 aulas).
3) Avaliação das atividades desenvolvidas, considerando as opiniões dos professores e alunos. 
4) Levantamento dos recursos disponíveis na escola e proposição e desenvolvimento de outros para subsidiar a regência.
5) Acompanhamento das turmas para as quais as aulas serão ministradas.
6) Participação da avaliação realizada pelo professor.
7) Organização da sala de aula ou laboratório para viabilizar a regência.
A ênfase principal está na articulação de conteúdos  específicos de química e da área pedagógica, como fundamento para produção de recursos didáticos para o ensino de química.
 
 
 
Avaliação
     
Método
As atividades de estágio curricular supervisionado previstas nessa disciplina serão desenvolvidas, preferencialmente, em escolas públicas. Serão realizadas reuniões de supervisão de estágio, e as estratégias mais comuns serão: debates, seminários; exibição vídeos contendo trechos das regências nas escolas, seguido de discussão. O estágio será coordenado por uma educadora do Departamento de Química e a disciplina não contemplará aulas presenciais semanais e sim apenas supervisões de estágio conduzidas pelo professor da disciplina antes de iniciar o estágio e antes da entrega do relatório final, como também durante o decorrer do estágio, quando necessário. As supervisões serão desenvolvidas, preferencialmente, de forma individual ou com cada um dos grupos de estágio, separadamente.
Critério
Os recursos didáticos propostos pelos licenciandos serão instrumentos de avaliação; bem como anotações realizadas durante o estágio contendo reflexões sobre a utilização dos recursos com os alunos de ensino médio e também o relatório. Os recursos e as anotações corresponderão 30% da nota de desempenho na disciplina e o Relatório de estágio corresponderá a (70%). Com relação às fichas de estágio, a entrega é obrigatória por se tratar de documento formal que comprova o cumprimento das horas de estágio curricular supervisionado e, portanto, determinante para a aprovação ou reprovação do licenciando na disciplina. Assim, caso haja identificação de alguma fraude no preenchimento das fichas ou não haja a entrega dessas fichas (devidamente assinadas e carimbadas) pelo licenciando até a data acordada ou, ainda, se o número de horas de estágio formalizado nas fichas for inferior ao previsto na disciplina, ocorrerá a nulidade do estágio e, consequentemente, a reprovação do aluno.
Norma de Recuperação
Não será oferecida recuperação devido ao caráter teórico-prático da disciplina (estágio curricular supervisionado).
 
Bibliografia
     
GEPEQ. Interações e Transformações: Química para o 2o Grau - Livro do aluno e guia do professor- 
v. I, II, III e IV. São Paulo: EDUSP, 1995. 
BELTRAN, N.;CISCATO, C. M. Química. Cortez, São Paulo; 1991. 
LUCKESI, CIPRIANO Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22ª edição. São Paulo: Cortez Editora, 2011. 
LUTFI, M. Cotidiano e Educação Química. Ijuí: Ed. Unijuí, 1988. 
LUTFI, M. Os ferrados e os cromados: produção social e apropriação privada do conhecimento químico. Ijuí: Ed. Unijuí, 1992. 
MOL, G. de S.; SANTOS, W. L. P. dos (coord.). Química na Sociedade. v.1 e 2. Brasília: Ed. da UnB; 1998. 
MALDANER, O. A. Química 1 - construção e estrutura da matéria. Ijuí: Ed. Unijuí, 1992.
PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens, entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
SANTOS, W.L.P. e SCHNETZLER, R.P. Educação em Química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Ed. Unijuí, 1997. 
MACHADO, A. H. Aula de Química: discurso e conhecimento. Ijuí: Ed. Unijuí, 1999. 
São Paulo (estado) Secretaria de Educação, CENP. Organização e segurança no laboratório de química no ensino médio. São Paulo: SE/CENP, 1997. 
Livros didáticos e paradidáticos de química. - Artigos das revistas Química Nova, Química Nova na Escola, Enseñanza de las ciências, Journal of Chemical Education, Education in Chemistry e outros periódicos voltados ao Ensino de Química. 
PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Química. São Paulo/ SEE; 2008. 
BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (SEMTEC). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Brasília: MEC/SEMTEC; 1999. 
BRASIL, SEMTEC. PCN + Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC; 2002.
Sites de laboratórios virtuais, bem como outros sites que disponibilizem animações, simulações, jogos e vídeos.
 

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