Geral: A disciplina Química para o ensino médio II é de responsabilidade do Departamento de Química e possui horas de estágio curricular supervisionado em escolas atreladas a si. Este estágio inclui o planejamento e oferecimento de atividades didáticas sobre química para alunos de ensino médio. Para subsidiar as regências os licenciandos devem produzir recursos didáticos, considerando a heterogeneidade dos alunos que frequentam a escola. Assim, o objetivo da presente disciplina é garantir um espaço para que as atividades de regência possam ser discutidas e ressignificadas a partir da problematização dos objetos de estudo teórico abordados na graduação, principalmente nas disciplinas de cunho pedagógico. Para produção dos recursos didáticos pretende-se articular conhecimentos químicos e pedagógicos estudados ao longo do Curso de Licenciatura em Química.
Realização de estágio curricular supervisionado em aulas de Química do Ensino Médio de escolas públicas, visando a reflexão sobre a abordagem dos saberes estudados no campo de atuação profissional, a partir dos referenciais teórico-metodológicos abordados na disciplina “Química para o Ensino Médio II” (cód. 5931050).
Realização de estágio curricular supervisionado em aulas de Química do Ensino Médio de escolas públicas, visando a reflexão sobre a abordagem dos saberes estudados no campo de atuação profissional, a partir dos referenciais teórico-metodológicos abordados na disciplina “Química para o Ensino Médio II”. Entre as atividades de estágio estão previstas as seguintes ações: 1) Contato com os professores(as) e sondagem de informações relevantes para o planejamento das atividades de regência e para apresentação, discussão e acordos sobre os planejamentos realizados para as atividades de regências. 2) Realização de atividades de regência planejadas na escola (6 aulas). 3) Avaliação das atividades desenvolvidas, considerando as opiniões dos professores e alunos. 4) Levantamento dos recursos disponíveis na escola e proposição e desenvolvimento de outros para subsidiar a regência. 5) Acompanhamento das turmas para as quais as aulas serão ministradas. 6) Participação da avaliação realizada pelo professor. 7) Organização da sala de aula ou laboratório para viabilizar a regência. A ênfase principal está na articulação de conteúdos específicos de química e da área pedagógica, como fundamento para produção de recursos didáticos para o ensino de química.
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