Geral: objetiva-se promover um diálogo entre aspectos conceituais, artísticos, históricos e culturais e promover a reflexão sobre a ciência e expressões artísticas visuais como pintura, modelagem e fotografia, a partir de uma abordagem transdisciplinar do tema “cores e luminescência”. Específicos: Estudar a origem da cor e luminescência e suas relações com a estrutura da matéria. Fundamentado em conhecimento sobre cores e luminescência estudados em outras disciplinas do curso de Química, bem como áreas correlatas como ciências biológicas, compreender conceitos e relacioná-los a aplicações científicas, tecnológicas, artísticas e culturais. Usar a transdisciplinaridade para realizar um estudo histórico cultural da humanidade, explorando os conceitos de química em toda linha do tempo. A disciplina visa desenvolver habilidades e competências plurais, promovendo reflexão, interpretação e construção de conhecimento de forma integrada com outras áreas do conhecimento
Construir o conceito de luz, cor e luminescência. Compreender a origem dos fenômenos através de interações da radiação com a matéria. Estudar as teorias das cores elaboradas por cientistas e artistas ao longo da história. Discutir os vários tipos de emissão de luz pela matéria, bem como os diferentes materiais. Aplicar e explorar os aspectos conceituais de cor e luminescência na Química, Mineralogia, ciências da Natureza, nas artes, na história e cultura da humanidade. Projetar o desenvolvimento de material didático para ensino médio e superior baseado na transdisciplinaridade.
1. Luz 2. Interação radiação matéria 3. Cor. Origem da cor. Visão 4. História das cores: Evolução das teorias da luz e cores 4. Emissão de luz pela matéria: Luminescência 5. Tipos de Luminescência 6. Cor e Luminescência na Química 7. Cor e Luminescência na Mineralogia 8. Cor e Luminescência na Natureza 9. Cor e Luminescência nas Ciências Agrárias 10. Cor e Luminescência nas Artes 11. Cor na História e Cultura da humanidade 12. Cor e luz como proposta para material didático
CRONE, R. A., A History of color: The Evolution of Theories of Lights and Color, Kluwer Academic Publishers, DORDRECHT, 2000 VALEUR, B., La couleur dans tous ses éclats, Editora: Belin, 2011 VALEUR, B., Lumière et luminescence, Editora: Belin, 2005 KLEIN, C., HURLBUT, C.S. Manual of Mineralogy, 21a. ed., 1993 LEINZ, V. e SOUZA CAMPOS, S.E., Guia para Determinação de Minerais. Ed. USP. São Paulo. 5a ed. 1971. LINO, Clayton F. & ALLIEVI, João. Cavernas brasileiras. São Paulo GONÇALVES, R. R, et al., Musp. Disponível em: https://sites.usp.br/materlumen/ BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, BNCC, Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ ANGOTTI, J.A. e DELIZOICOV, D. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 1990. SILVA, F. M.; WOUTERS, A. D.; CAMILLO, S. B. A. Visualização Prática da Química Envolvida nas Cores e sua Relação com a Estrutura de Corantes. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA, n. 29, 2008. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc29/11-EEQ-6606.pdf . Acesso em 117/02/2021. VIDAL, R. M. B.; MELO, R. C. A Química dos Sentidos – Uma Proposta Metodológica. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA, v. 35, n. 1, p. 182-188, 2013. Disponível em http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc29/11-EEQ-6606.pdf: Acesso em: 17/02/2021. SILVA, S.S. Recursos Naturais renováveis: Sementes, pigmentos e argila na prática pedagógica em arte-educação. Trabalho de Conclusão do Curso em Artes Visuais, habilitação em Licenciatura, do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade de Brasília, 2013. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/8991/1/2013_SandraSantosSilva.pdf . Acesso em: 17/02/2021. BATTISTONE FILHO, Duílio. Pequena História da Arte. Campinas, SP: Papirus, 2008. FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. Tradução Leandro Konder. Rio de Janeiro: LTC, 2007. WALZ, G.C., SOUZA, G.C.; BORBA, S.; MOREIRA, A.M. e AREND, K, A Química em cores: uma proposta para o ensino de química em conjunto com artes. In: Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Araquari, 2017. Disponível em: http://eventos.ifc.edu.br/sepe/wp-content/uploads/sites/22/2017/02/A-QUIMICA-DAS-CORES-UMA-PROPOSTA-PARA-O-ENSINO-DE-QUIMICA-EM-CONJUNTO-COM-ARTES.pdf. Acesso: 17/02/2021. SYMES, R.F, Rochas e minérios. Editora Globo, 1990. LEITE DO CANTO, Eduardo. Minerais, minérios e metais: de onde vêm para onde vão? São Paulo, Moderna, 1996.