Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Química
 
Disciplina: 5931067 - Cor e Luminescência em todas as suas formas
Color and luminescence

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Geral: objetiva-se promover um diálogo entre aspectos conceituais, artísticos, históricos e culturais e promover a reflexão sobre a ciência e expressões artísticas visuais como pintura, modelagem e fotografia, a partir de uma abordagem transdisciplinar do tema “cores e luminescência”.   

Específicos: Estudar a origem da cor e luminescência e suas relações com a estrutura da matéria. Fundamentado em conhecimento sobre cores e luminescência estudados em outras disciplinas do curso de Química, bem como áreas correlatas como ciências biológicas, compreender conceitos e relacioná-los a aplicações científicas, tecnológicas, artísticas e culturais. Usar a transdisciplinaridade para realizar um estudo histórico cultural da humanidade, explorando os conceitos de química em toda linha do tempo. A disciplina visa desenvolver habilidades e competências plurais, promovendo reflexão, interpretação e construção de conhecimento de forma integrada com outras áreas do conhecimento 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5100630 - Rogéria Rocha Gonçalves
 
Programa Resumido
Construir o conceito de luz, cor e luminescência. Compreender a origem dos fenômenos através de interações da radiação com a matéria. Estudar as teorias das cores elaboradas por cientistas e artistas ao longo da história. Discutir os vários tipos de emissão de luz pela matéria, bem como os diferentes materiais. Aplicar e explorar os aspectos conceituais de cor e luminescência na Química, Mineralogia, ciências da Natureza, nas artes, na história e cultura da humanidade. Projetar o desenvolvimento de material didático para ensino médio e superior baseado na transdisciplinaridade.
 
 
 
Programa
1. Luz
2. Interação radiação matéria
3. Cor. Origem da cor. Visão
4. História das cores: Evolução das teorias da luz e cores
4. Emissão de luz pela matéria: Luminescência
5. Tipos de Luminescência
6. Cor e Luminescência na Química
7. Cor e Luminescência na Mineralogia
8. Cor e Luminescência na Natureza
9. Cor e Luminescência nas Ciências Agrárias
10. Cor e Luminescência nas Artes
11. Cor na História e Cultura da humanidade
12. Cor e luz como proposta para material didático
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositiva-dialogadas; Experimentação investigativa, gamificação, rotação por estações a partir da utilização de kits didáticos desenvolvidos e organizados em disciplinas de Química Inorgânica e Mineralogia. Leitura e discussão de textos (sala de aula invertida); Elaboração de materiais didáticos e paradidáticos, dentre outras atividades que explorem metodologias ativas para o processo de ensino-aprendizagem. As aulas poderão ser acompanhadas em ambiente virtual de aprendizado (AVA) para estudantes de outros cursos.
Critério
Média ponderada de atividades propostas ao longo do semestre.
Norma de Recuperação
A avaliação será realizada através de atividades envolvendo metodologias ativas ao longo do semestre, portanto, não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
CRONE, R. A., A History of color: The Evolution of Theories of Lights and Color, Kluwer Academic Publishers, DORDRECHT, 2000
VALEUR, B., La couleur dans tous ses éclats, Editora: Belin, 2011
VALEUR, B., Lumière et luminescence, Editora: Belin, 2005
KLEIN, C., HURLBUT, C.S. Manual of Mineralogy, 21a. ed., 1993
LEINZ, V. e SOUZA CAMPOS, S.E., Guia para Determinação de Minerais. Ed. USP. São Paulo. 5a ed. 1971.
LINO, Clayton F. & ALLIEVI, João. Cavernas brasileiras. São Paulo
GONÇALVES, R. R, et al., Musp. Disponível em: https://sites.usp.br/materlumen/
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, BNCC, Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
ANGOTTI, J.A. e DELIZOICOV, D. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 1990. 
SILVA, F. M.; WOUTERS, A. D.; CAMILLO, S. B. A. Visualização Prática da Química Envolvida nas Cores e sua Relação com a Estrutura de Corantes. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA, n. 29, 2008.
 Disponível em:  http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc29/11-EEQ-6606.pdf . Acesso em 117/02/2021.
 
VIDAL, R. M. B.; MELO, R. C. A Química dos Sentidos – Uma Proposta Metodológica. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA, v. 35, n. 1, p. 182-188, 2013. Disponível em http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc29/11-EEQ-6606.pdf:  Acesso em: 17/02/2021.

SILVA, S.S. Recursos Naturais renováveis: Sementes, pigmentos e argila na prática pedagógica em arte-educação. Trabalho de Conclusão do Curso em Artes Visuais, habilitação em Licenciatura, do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade de Brasília, 2013. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/8991/1/2013_SandraSantosSilva.pdf .  Acesso em: 17/02/2021.
BATTISTONE FILHO, Duílio. Pequena História da Arte. Campinas, SP: Papirus, 2008. 
FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. Tradução Leandro Konder. Rio de Janeiro: LTC, 2007.
WALZ, G.C., SOUZA, G.C.; BORBA, S.; MOREIRA, A.M. e AREND, K,  A Química em cores: uma proposta para o ensino de química em conjunto com artes. In: Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Araquari, 2017. Disponível em: http://eventos.ifc.edu.br/sepe/wp-content/uploads/sites/22/2017/02/A-QUIMICA-DAS-CORES-UMA-PROPOSTA-PARA-O-ENSINO-DE-QUIMICA-EM-CONJUNTO-COM-ARTES.pdf. Acesso: 17/02/2021.
SYMES, R.F, Rochas e minérios. Editora Globo, 1990.
LEITE DO CANTO, Eduardo. Minerais,  minérios e metais: de onde vêm para onde vão? São Paulo, Moderna, 1996.
 

Clique para consultar os requisitos para 5931067

Clique para consultar o oferecimento para 5931067

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP