Introduzir os alunos na problemática contemporânea das relações entre multiculturalismo, direitos humanos e educação. Sensibilizar os educadores para o problema da participação da instituição escolar na produção e reprodução de preconceitos e discriminações.
Reflexão crítica sobre diferentes dimensões das questões referentes a identidade, raça, gênero, sexualidade, religião, cultura juvenil, necessidades educacionais especiais e saberes tendo como pressupostos o compromisso com a garantia do acesso e permanência em um ensino de qualidade que considere a diversidade humana.
Contexto histórico relacionado à discussão das diferenças de identidades culturais na sociedade. Origem teórica e filosófica da temática do multiculturalismo e da diversidade e de seus conceitos centrais. Recortes da diversidade: raça, etnia, sexualidade, gênero, religião, classe social, corporeidade, necessidades especiais, dentre outras. A escola face à produção e reprodução das práticas de discriminação e preconceito. O professor de Ciências e seu desenvolvimento cultural a partir da compreensão das culturas, consciência da discriminação e capacidade de interagir com diferentes culturas. O professor de Ciências e o desenvolvimento de formas de ensinar auto-centradas e conscientes das diferenças dos estudantes.
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