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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Química
 
Disciplina: 5931068 - Seminários de Multiculturalismo e Educação em Ciências
Seminars on Multiculturalism and Science Education

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Introduzir os alunos na problemática contemporânea das relações entre multiculturalismo, direitos humanos e educação.
Sensibilizar os educadores para o problema da participação da instituição escolar na produção e reprodução de preconceitos e discriminações.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1041314 - Glaucia Maria da Silva Degrève
 
Programa Resumido
Reflexão crítica sobre diferentes dimensões das questões referentes a identidade, raça, gênero, sexualidade, religião, cultura juvenil, necessidades educacionais especiais e saberes tendo como pressupostos o compromisso com a garantia do acesso e permanência em um ensino de qualidade que considere a diversidade humana.
 
 
 
Programa
Contexto histórico relacionado à discussão das diferenças de identidades culturais na sociedade. 
Origem teórica e filosófica da temática do multiculturalismo e da diversidade e de seus conceitos centrais.
Recortes da diversidade: raça, etnia, sexualidade, gênero, religião, classe social, corporeidade, necessidades especiais, dentre outras.
A escola face à produção e reprodução das práticas de discriminação e preconceito.
O professor de Ciências e seu desenvolvimento cultural a partir da compreensão das culturas, consciência da discriminação e capacidade de interagir com diferentes culturas.
O professor de Ciências e o desenvolvimento de formas de ensinar auto-centradas e conscientes das diferenças dos estudantes. 
 
 
 
Avaliação
     
Método
Uso da plataforma e-disciplinas USP para disponibilização de materiais e conteúdos assíncronos (textos, vídeos, documentários, entrevistas...) e para interação com os estudantes. Aulas de introdução e síntese de conteúdos, utilizando a estratégia expositiva- dialogada e metodologias ativas de ensino. Problematização dos materiais disponibilizados previamente a partir de discussão em grupos, utilizando os pressupostos da sala de aula invertida. Coordenação de debates com especialistas da área. As aulas poderão ser acompanhadas remotamente por estudantes de outros cursos de graduação da USP.
Critério
A avaliação formativa será realizada a partir das sínteses das discussões realizadas nas aulas, que serão postadas pelos alunos em e-disciplinas, e de atividades avaliativas elaboradas usando ferramentas como Kahoot e Socrative.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação devido à natureza da disciplina.
 
Bibliografia
     
ANDRADE, M. (org.). A diferença que desafia a escola: a prática pedagógica e a perspectiva intercultural. Rio de Janeiro: Quartet, 2009.
BRASIL. Lei 11.645/08 de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, modificada pela Lei
no 10.639 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
CANDAU, V. M. F. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. F. (Orgs.) Multiculturalismo: Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. Vozes: Petropólis, 2008. p. 13-37
CANEN, A. OLIVEIRA, A. M. A. Multiculturalismo e currículo em ação: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação, n. 21, p. 61-74, 2002.
CAVALHEIRO, E. Racismo e antirracismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Summus, 2001.
GONÇALVES, L.A.O.; SILVA, P.B.G. O jogo das diferenças: o multiculturalismo e seus contextos. 4.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
HALL, S. A identidade cultural na pós- modernidade/ tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro. 11ª ed. Rio de janeiro: DP&A, 2006.
MOREIRA, A.F.B.; CANDAU, V.M. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008.
PÉREZ, M. U.; SUÁREZ, C. J. M. El enfoque intercultural en la enseñanza de las ciências. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 10. Águas de Lindóia. Anais... ABRAPEC: Águas de Lindóia, 2015.
RODRIGUES, M. S.; LEITE, C. Multiculturalismo e ensino de Física e Ciências: um levantamento bibliográfico em periódicos brasileiros. Revista de Enseñanza de la Física, v. 27, n. Extra, p. 219- 227, 2015.
VOGEL, A. (org). Trabalhando a diversidade no Planfor: raça, cor, gênero e pessoas portadoras de necessidades especiais. São Paulo: Editora da UNESP, 2001.
YAMAZAKI, R. M. O.; DELIZOICOV, D. Educação Escolar Indígena e a Educação em Ciências: um mapeamento das publicações no ENPEC e ANPED. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 9. Águas de Lindóia. Anais ... ABRAPEC: Águas de
Lindóia, 2013.
 

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