Geral: A disciplina tem como objetivo apresentar e discutir aspectos relativos à possíveis atuações futuras do profissional formado em curso superior de licenciatura em Química, considerando os diferentes espaços públicos e particulares nos quais este profissional poderá buscar vinculação e desenvolver suas atividades. Específicos: - Apresentar e discutir temas atuais sobre profissionalidade docente como formação inicial e continuada; inserção tecnológica; competências sociais e emocionais e; habilidades gerais e específicas. - Aproximar os estudantes de profissionais em atuação em diferentes instituições públicas e particulares, seja em sala de aula ou em cargos de coordenação. - Promover o contato com instituições educacionais públicas e particulares que possam ser campo de trabalho dos futuros professores. -Explanar os meandros dos processos para o início da atuação docente nos diferentes espaços de trabalho. - Discutir aspectos da saúde emocional e física dos professores em exercício.
- Conhecer as principais discussões teóricas sobre profissionalidade ao longo da história; - Discutir sobre a história da profissionalização docente no Brasil; - Conhecer os diferentes espaços, exigências, deveres e benefícios vinculados aos diferentes cargos decorrentes da atuação profissional docente.
1. Estudar em termos históricos a profissionalização docente no Brasil; 2. Sistematizar os processos, documentos e formas de acesso a concursos públicos, processos seletivos, montagem de currículos, etc.; 3. Identificar, apresentar e conhecer (virtualmente e, sempre que possível presencialmente) instituições de ensino públicas e particulares como ETEC, IF, FATECs Escolas Estaduais e Escolas e Faculdades Particulares; 4. Conhecer sobre as formas de inserção (contratos temporários, concursos, processos seletivos) bem como as legislações de emprego no Brasil (CLT). 5. Problematizar os termos “competências” e “habilidades” no contexto da contemporaneidade; 6. Discutir sobre temas atuais que envolvem a profissionalidade do professor a partir do modelo TPAKC - Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo. 7. Questões de saúde física e mental vinculadas ao trabalho docente.
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