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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Química
 
Disciplina: 5931069 - Profissionalização e os campos de atuação docente
Teacher Professionalization and actuation

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Geral: A disciplina tem como objetivo apresentar e discutir aspectos relativos à possíveis atuações futuras do profissional formado em curso superior de licenciatura em Química, considerando os diferentes espaços públicos e particulares nos quais este profissional poderá buscar vinculação e desenvolver suas atividades. 

Específicos: 
- Apresentar e discutir temas atuais sobre profissionalidade docente como formação inicial e continuada; inserção tecnológica; competências sociais e emocionais e; habilidades gerais e específicas.
- Aproximar os estudantes de profissionais em atuação em diferentes instituições públicas e particulares, seja em sala de aula ou em cargos de coordenação.
- Promover o contato com instituições educacionais públicas e particulares que possam ser campo de trabalho dos futuros professores.
-Explanar os meandros dos processos para o início da atuação docente nos diferentes espaços de trabalho. 
- Discutir aspectos da saúde emocional e física dos professores em exercício.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5822329 - Joana de Jesus de Andrade
 
Programa Resumido
- Conhecer as principais discussões teóricas sobre profissionalidade ao longo da história;
- Discutir sobre a história da profissionalização docente no Brasil;
- Conhecer os diferentes espaços, exigências, deveres e benefícios vinculados aos diferentes cargos decorrentes da atuação profissional docente. 
 
 
 
Programa
1. Estudar em termos históricos a profissionalização docente no Brasil; 
2. Sistematizar os processos, documentos e formas de acesso a concursos públicos, processos seletivos, montagem de currículos, etc.;
3. Identificar, apresentar e conhecer (virtualmente e, sempre que possível presencialmente) instituições de ensino públicas e particulares como ETEC, IF, FATECs Escolas Estaduais e Escolas e Faculdades Particulares; 
4. Conhecer sobre as formas de inserção (contratos temporários, concursos, processos seletivos) bem como as legislações de emprego no Brasil (CLT).
5. Problematizar os termos “competências” e “habilidades” no contexto da contemporaneidade;
6. Discutir sobre temas atuais que envolvem a profissionalidade do professor a partir do modelo TPAKC - Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo.
7. Questões de saúde física e mental vinculadas ao trabalho docente.  
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositiva-dialogadas; Discussões em pequenos e grandes grupos; Uso de estratégias ativas de ensino como bem como uso de recursos tecnológicos como Plickers, Karots, Socrative, etc. Recepção de convidados externos para apresentação de palestras e/ou oficinas. Disponibilização online de uma lista de vídeos e documentários sobre o tema. As aulas poderão ser acompanhadas em ambiente virtual de aprendizado (AVA) para estudantes de outros cursos.
Critério
A avaliação será formativa e construtiva. A cada aula, os alunos serão orientados a produzir e entregar um produto-síntese das discussões realizadas (texto, vídeo, podcast, mapa conceitual, etc.).
Norma de Recuperação
Devido à natureza da disciplina não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
DUBAR, C. A sociologia do trabalho ante a qualificação e a competência. Educação & Sociedade, Campinas, v. 19, n. 64, p. 87-103, set. 1998.
GAUTHIER, C.; MELLOUKI, M. L'enseignant et son mandat: médiateur, héretier, interprète, critique. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 87, maio/ago. 2004. p. 537-571.   
LÜDKE, M. Sobre a socialização profissional de professores. Cadernos de Pesquisa, n. 99, nov. 1996. p. 5-15.
NONO, M. A. Casos de ensino e professoras iniciantes. 2005, 238 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2005.
NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995. 
LESSARD, Claude. O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. Editora Vozes Limitada, 2012.
SHULMAN, Lee S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec | Nova série, [S.l.], v. 4, n. 2, jun. 2015. ISSN 2237-9983. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293/297
MELLO, G. N. Magistério de 1º grau: da competência ao compromisso político. São Paulo: Cortez; Campinas: Autores Associados, 9ª edição, 1988.
NOSELLA, P. Compromisso político como horizonte da competência técnica. Educação & Sociedade, Campinas, v. 5, n. 14, p. 91-97, 1983.
NOSELLA, P. Compromisso político e competência técnica: 20 anos depois. Educação & Sociedade, Campinas, v. 16, n. 90, p. 223-238, 2005.
SAVIANI, D. Competência política e compromisso técnico: o pomo da discórdia e o fruto proibido. In: SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 10. ed., 2008.
 

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