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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940010 - Teorias Em Psicologia do Desenvolvimento
Developmental Psychology Theories

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/1992 Desativação:

Objetivos
Geral: 1) Levar os alunos a conhecerem pontos básicos das teorias sócio-interacionistas de desenvolvimento propostas por Vigotsky e Wallon e a teoria construtivista de Piaget.
Específicos: 1) Levar os alunos a analisarem os paradigmas teórico e metodológico das teorias de desenvolvimento estudadas; 2) Capacitar os alunos para refletirem sobre os conceitos aprendidos a partir da análise de observação de crianças em diferentes contextos e situações.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
458821 - Ana Paula Soares da Silva
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
I. Paradigmas para o estudo do desenvolvimento humano
II. Os teóricos do desenvolvimento infantil
- Wallon
- Piaget
- A contribuição de Vigotsky
III. A construção do conhecimento na criança
- Fatores intervenientes no processo
- Função simbólica
- A representação gráfica, os jogos
- Desenvolvimento da linguagem
- A criança na instituição educativa
IV. Visão sócio interacionista e construtivista
de desenvolvimento
- O desenvolvimento como fruto da interação contínua e recíproca entre a criança em crescimento e seu meio físico, humano, simbólico e ideológico.
- O desenvolvimento nos primeiros anos de vida, enquanto empreendimento conjunto da criança e daqueles que cuidam e interagem com ela.
- A socialização no contexto da interação social. A natureza múltipla do mundo da criança: interações didáticas e poliádicas
- O contexto familiar e contextos de interação diversos
- O desenvolvimento da interação entre companheiros
- O papel do adulto no desenvolvimento da criança
 
 
 
Avaliação
     
Método
O programa será desenvolvido através de aulas teóricas, discussões de textos, livros e filmes, trabalhos em grupos, palestras de conferencistas convidados. A parte prática incluirá observações de crianças em situações naturais, com a mãe, pessoas familiares e grupos de crianças. Os dados assim colhidos serão discutidos em sala de aula.
Critério
· 2 provas teóricas: 4,0
· Trabalhos e atividades práticas: 3,0
· Participação em discussões em sala de aula: Peso 2
· Auto-avaliação do desempenho nas aulas, discussões, leituras e trabalhos práticos: Peso 1
Será aprovado o aluno que obtiver uma média ponderada igual a 5 (cinco).
Norma de Recuperação
Realização de uma prova escrita e/ou uma prova oral, e/ou sínteses de leitura, e/ou seminários, e/ou trabalhos escritos sobre o conteúdo de disciplina, no prazo previsto pela regulamentação.
 
Bibliografia
     
J. PIAGET (1976/1977). O nascimento da inteligência na criança. R. J. Zahar Editores.
M. C. ROSSETTI FERREIRA (1984). O apego e as reações à separação da mãe. Cadernos de Pesquisa, 48, 3-19.
MUSSEN Paul. O desenvolvimento psicológico da criança. RJ Zahar Editores.
PIAGET, Jean. Seis estudos de Psicologia.
VIGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Livraria Martins Fontes, Ed. 1984.
STAMBAK, M. Interação entre bebês (vídeo e mimeo)
WALLON, H. Psicologia e Educação da Infância. Lisboa: Ed. Estampa, 1986.
WEREBE e NADEL-BRULFERT (org.) Henri Wallon, Coleção Científicas Sociais.
 

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