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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940012 - Psicologia do Desenvolvimento: O Ciclo Vital
Developmental Psychology: the life cycle

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Geral:
1) Levar os alunos a analisarem os processos de desenvolvimento a partir de uma perspectiva de ciclo vital e suas características na infância, adolescência, vida adulta e velhice, considerando diferentes contextos sócio-econômico e culturais.
2. Despertar e orientar o interesse dos alunos para esse objeto de estudo, de forma a que, ao longo do curso e em sua prática profissional, procurem atualizar e aprofundar seus conhecimentos na área.

Específicos: Levar o aluno a:
1. Analisar o processo de desenvolvimento como um empreendimento compartilhado por indivíduos de várias gerações que interagem entre si em um jogo contínuo de papéis complementares, os quais se transformam e se modificam com o tempo e conforme o contexto histórico-social em que estão inseridos.
2. Apreender as noções relativas a cada fase do ciclo vital, como vinculadas a elaborações teóricas específicas, construídas dentro de contextos histórico-sociais particulares, cada noção/teoria tendo implicações diretas e, muitas vezes, diversas nas práticas de atendimento.
3. Refletirem sobre os conceitos aprendidos a partir de contatos e entrevistas com sujeitos em diferentes fases da vida.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
56479 - Katia de Souza Amorim
 
Programa Resumido
A disciplina caracteriza o campo da Psicologia do Desenvolvimento em termos históricos e nas principais vertentes atuais. Ainda, apresenta perspectivas teóricas que buscam analisar os processos desenvolvimentais abarcando sua complexidade, considerando o entrelaçamento de aspectos biológicos com histórico-culturais.
 
 
 
Programa
1. Histórico, concepções e práticas no campo da Psicologia do Desenvolvimento.
2. A perspectiva do ciclo vital na psicologia do desenvolvimento.
3. Abordagem do desenvolvimento, segundo diversos autores.
4. Desenvolvimento nos primeiros anos de vida: Aquisição da linguagem e da cultura.
5. Desenvolvimento nos primeiros anos de vida: construção do vínculo de apego
6. Adolescência e juventudes: Aspectos biológicos, psicológicos e sociais.
7. Mudanças de papéis e dinâmica da vida adulta.
8. O processo de envelhecimento
9. Desenvolvimento como biologicamente cultural: no entrelaçado de redes de fatores e significações
10. Aspectos éticos no estudo de e atuação com pessoas em desenvolvimento.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O programa será desenvolvido através de aulas teóricas, debates, discussões de textos, livros e filmes, trabalhos em grupo, paletas de conferencistas convidados.
Critério
Provas escritas - peso 6
Relatório escrito e seminários - peso 4 (nota de zero dez)
Norma de Recuperação
O aluno deverá entrar em contato com o docente para saber qual critério é adotado.
 
Bibliografia
     
- Aberastury, A. & Knobel, M. (1970). Adolescência normal. Porto Alegre: Artes Médicas.
- Amorim, K.S. (2006) Para além da naturalização, em busca de redes de significações. Em, M.J. Spink & P. Spink (Org.) Práticas cotidianas e a naturalização da desigualdade: Uma semana de notícias nos jornais (189-208) São Paulo: Cortez.
Baltes, P. B., & Singer, T. (2001). Plasticity and the Aging Mind: An Exemplar of the Biocultural Orchestration of Brain and Behavior. European Review: Interdisciplinary Journal of the Academia Europaea, 9, 59-76.
- Bowlby, J. (1989). O papel do apego no desenvolvimento da personalidade. In Uma Base segura: aplicações clinicas da teoria do Apego. (pp. 117-132). Porto Alegre: Artes Médicas.
- Bruner, J. (1983). From Communicating to Talking. In Child`s Talk – Learning to Use Language (pp.23-42). New York // London: W.W. Norton & Company.
- Calligari, C. Adolescência, São Paulo, Publifolha, 2000. Folha Explica Leituras Optativas:
- Elliot, A.J. (1982) A linguagem da criança. Cap. 2. Mecanismos de aquisição da linguagem. Pg. 13-64. Ed Zahar: Rio de Janeiro.
- Drawin, C.A. (2003). O futuro da Psicologia: compromisso ético no pluralismo teórico. In, A.M.B. Bock (Org) Psicologia e compromisso social (55-72). São Paulo: Cortez.
- Erikson, E. (1997) Psicossexualidade e o ciclo de gerações (cap. 2) e Estágios maiores no desenvolvimento psicossocial (cap. 3), pp 27-71. In O ciclo de vida completo. Porto Alegre: Artmed
- Freitas, M.V. (2005) (Org). Juventude e adolescência no Brasil: referências conceituais (pp. 05-40). São Paulo: Ação Educativa.
- Lemos, C.T.G. (1982) Sobre a aquisição da linguagem e seu dilema (pecado) original. Mesa Redonda “Psicolingüística: riquezas e dilemas na teoria e na prática”, na 34ª. Reunião da SBPC.
- Margulis, M. & Urresti, M. (2000). La juventude es más que uma palabra. In M. Margulis & M. Urresti (Orgs), La juventude es más que uma palabra (p. 13-30). Buenos Aires: Biblos.
- Néri, A.L. (2004). O que a psicologia tem a oferecer ao estudo e à intervenção no campo do envelhecimento, no Brasil, hoje. In, A.L. Neri (Org). Velhice bem sucedida (pp 13-27). Campinas: Papirus.
- Oliveira, M.K. (2004) Ciclos de vida: algumas questões sobre a psicologia do adulto. Educação e Pesquisa, 30(2), 211-229.
- Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde.
- Rossetti-Ferreira, M. C. (1984). O apego e as reações da criança à separação da mãe. Cadernos de Pesquisa, 48, 3-19.
- Rossetti-Ferreira, M. C. – Psicologia do Desenvolvimento: Alguns Conceitos Básicos (Manuscrito não publicado)
- Rossetti-Ferreira, M.C., Amorim, K.S. & Silva, A.P.S. (2004) Rede de significações: alguns conceitos básicos. PP. 23-33 Em: Maria Clotilde Rossetti-Ferreira; Kátia de Souza Amorim; Ana Paula Soares da Silva e Ana Maria Almeida Carvalho (Orgs.). Rede de significações e o estudo do desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed.
- Sheehy, G. (1998) Passagens: crises previsíveis da vida adulta (pp 29-46). Editora Francisco Alves, 16ª.ed.,- Spink, M. J. – A ética na pesquisa social: da perspectiva prescritiva à interanimação dialógica. Psico, v. 31, n.1, p. 7-22, jan/jul.2000
- Sposito, M.P. (2004). Apontamentos para discussão sobre a condição juvenil no Brasil. In Juventude: o que é? Rio de Janeiro: MEC.
 

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