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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940017 - Orientação Profissional I
Career Guidance I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Geral: Propiciar fundamentação teórica e técnica no campo da orientação profissional, visando o atendimento em um processo de orientação, destinado a pessoas que apresentam problemas relativos a escolhas quanto aos estudos e/ou trabalho.
Específicos: Propiciar o conhecimento de práticas de orientação profissional utilizadas no atendimento específico ao adolescente que cursa ou conclui o 2º grau e aspira à carreira universitária; Proporcionar o conhecimento de teorias e práticas empregadas em diversos contextos e com pessoas em diferentes momentos do ciclo vital; Estimular a definição de uma postura profissional de atuação em orientação, com visão crítica, frente à velocidade das mudanças que estão ocorrendo no mundo do trabalho.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2917740 - Lucy Leal Melo Silva
 
Programa Resumido
 
 
 
 
Programa
1. TEORIAS E PRÁTICAS NO CAMPO DA ORIENTAÇAO PROFISSIONAL
- Teorias tradicionais de escolha da carreira: traço e fator, psicodinâmicas, desenvolvimentistas e decisionais
- Teorias contemporâneas de carreira: ajustamento ao trabalho, sócio cognitiva, circunscrição e compromisso
- Psicologia vocacional: perspectivas para intervenção
- Modelos de serviços em carreira
- Educação para a carreira
- A estratégia clínica na Orientação Vocacional
- O referencial sócio-histórico em Orientação Profissional

2. ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO ESTRANGEIRO E BRASILEIRO
- Competências Internacionais para orientadores educacionais e profissionais da International (AIVG)
- Políticas Públicas: realidade brasileira e algumas experiências estrangeiras
- A orientação profissional em contextos com populações específicas: educação pelo trabalho (realizada com adolescentes das camadas populares) e reabilitação profissional (com pessoas portadoras de deficiência), re-orientação de carreira (com trabalhadores e desempregados).

3. RECURSOS EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
- A entrevista de triagem e diagnóstica
- Avaliação psicológica em Orientação vocacional/profissional
- O Berufisbilder Test (Berufisbilder Test, BBT-Br), teste de fotos de profissões: método projetivo para a clarificação da inclinação profissional, de Martin Achtnich
- A Escala de Maturidade para a Escolha Profissional (EMEP), de Kathia Neiva
- Critérios para a escolha profissional, de Kathia Neiva
- A técnica de informação R-O de Bohoslavsky
- O material informativo
- Práticas e propostas de atuação em orientação profissional
- Avaliação da intervenção
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Aulas expositivas ministradas pelo professor e convidados.
2. Discussão de textos, visando fomentar a participação do aluno com a finalidade de propiciar o estabelecimento relações entre as várias proposições apresentadas por diferentes autores e diferentes abordagens.
3. Vivências em orientação de carreira.
4. Seminários realizados pelos alunos.
5. Estudos de casos.
Critério
A nota final será a média aritmética das seguintes avaliações:
3. Avaliação escrita individual sobre as unidades de conteúdo, que poderá ser realizada em etapas (Peso 2)
4. Avaliação do trabalho escrito e de sua apresentação à classe (Peso 1)
5. Avaliação composta pela participação das discussões e atividades em sala, seminários e estudos de casos (Peso 1)
Norma de Recuperação
Domínio do conteúdo básico verificado através da realização de uma prova escrita (ou trabalho) sobre o conteúdo da disciplina, dentro do prazo previsto pela regulamentação. Os alunos que ficarem de recuperação devem procurar a docente responsável pela disciplina para agendar a data da prova, respeitando o prazo previsto pela regulamentação.
 
Bibliografia
     
Achtnich, M. (1991) BBT, teste de fotos de profissão: método projetivo para a clarificação da inclinação profissional, Trad. José Ferreira Filho, supervisão técnica por André Jacquemin e Sônia Regina Pasian. São Paulo, CETTEPP.

Bock, A M.B. e outros (1995) A escolha profissional em questão. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Bohaslavsky, R. (1971) Orientação Vocacional - a estratégia clínica - trad. de José Maria V. Bojart - Martins Fontes, S.P.

Carvalho, M. M. M. Y. Orientação Profissional em Grupo: teoria e técnica. Campinas: Editorial Psy.

Ferretti, C. J. (1988). Uma nova proposta em orientação profissional, São Paulo, Cortez.

Jacquemin, A. (2000). O BBT-Br: Teste de Fotos de Profissões: normas, adaptação brasileira, estudos de caso. São Paulo: Centro Editor de Testes e Pesquisas em Psicologia.

Jacquemin, A.; Okino, E. T. K.; Noce, M. A.; Assoni, R. F.; Pasian, S. R. (2006). O BBT-Br feminino: Teste de Fotos de Profissões: adaptação brasileira, normas e estudos de caso. São Paulo: Centro Editor de Testes e Pesquisas em Psicologia.

Leung, S. A. (2008). The big five career theories. p.115-132. In J. A. Althanasou & R. V Esbroeck (editors). International Handbook of Career Guidance. New York: Springer.

Levenfus, R. S. (1997) Psicodinâmica da Escolha Profissional. Porto Alegre: Artes Médicas.

Levenfus, R. S.; Bandeira, D. R. (2009). Avaliação dos Interesses Profissionais (AIP). São Paulo: Vetor.

Mc Carthy, J. (2009) Desenvolvimento de Diretrizes Políticas nas áreas de Educação, Formação e Emprego na União Européia. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 10 (1), pp. 103-109.

Melo-Silva, L. L.; Jacquemin, A. (2001). Intervenção em orientação vocacional/profissional: avaliando resultados e processos. São Paulo: Vetor.

Melo-Silva, L. L., Santos, M. A., Simões, J. T. & Avi, M.C. (2003) Arquitetura de uma ocupação. Orientação profissional: teoria e técnica. São Paulo: Vetor Editora.

Melo-Silva, Lassance & SoareS (2004). Orientação Profissional no contexto da educação e trabalho. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 5 (2), pp.31-52.

Neiva, K. M. C. Manual da Escala de Maturidade para a Escolha Profissional (EMEP). São Paulo: Vetor, 1999.



Ribeiro, M.A & Melo-Silva, L. L. (2011). Compêndio de Orientação Profissional e de Carreira: Perspectivas históricas e enfoques teóricos clássicos e modernos, vol. 1. São Paulo: Vetor.

Ribeiro, M.A & Melo-Silva, L. L. (2011). Compêndio de Orientação Profissional e de Carreira: Enfoques teóricos contemporâneos e modelos de intervenção, vol. 2. São Paulo: Vetor.

Santos, M. A. & Melo-Silva, L. L. (2003). Será que era isso o que eu queria? A Formação Acadêmica em Psicologia na perspectiva do aluno Em: Melo-Silva, L. L., Santos, M. A., Simões, J. T. & Avi, M. C. (orgs). Arquitetura de uma ocupação. Orientação profissional: teoria e técnica. São Paulo: Vetor Editora (p. 387-406).

Talavera, E. R., Liévano, B. M., Soto, N. M., Ferrer-Sama, P. & Hiebert, B. (2004). Competências Internacionais para orientadores educacionais e profissionais. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 5(1), pp. 1-14.

Taveira, M. C; Silva, J. T. (2008). Psicologia Vocacional: perspectivas para a intervenção. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

Whitaker, D. (1997). Escolha da carreira e globalização. São Paulo: Moderna.

Pesquisas em Bases de dados nacionais, em geral, e em especial a Revista Brasileira de Orientação Profissional (textos completos disponíveis em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1679-3390&lng=pt&nrm=iso

Periódicos internacionais para consulta:
- International Journal for Educational and Vocational Guidance (International Association for Educational and Vocational Guidance – IAEVG).
- Journal of Vocational Behavior.
- The Career Development Quartely.
- Journal of Counseling Psychology.
- Journal of Career Assesment.
- Journal of Couseling Development.
- Canadian Journal of Couselling.
- European Journal of Psychological of Educational.
- Outras publicações.
 

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