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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940027 - Metodologia Cientifica Em Psicologia
Research Methods in Psychology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
Gerais: Se prendem ao desenvolvimento de uma visão de ciência, de método científico, conhecimento científico, e das estratégias de coleta de dados; experimental, observacional e indireta em psicologia, levando o aluno à formação de uma postura crítica (científica).
Específicos: Os alunos deverão, no final da disciplina, ser capazes de:
a) Conceituar ciência (e a Psicologia como tal), identificando suas funções, e contrapondo com outras formas de conhecimento.
b) Identificar e definir os processos usados em ciência, os simples e os integrados.
c) Caracterizar a estratégia experimental, definindo-a e especificando todas as suas particularidades - controle de variáveis, tipos de designs.
d) Caracterizar a estratégia observacional, definindo-a e especificando seus problemas de fidedignidade e validade dos dados e compor o quadro dos enfoque ecológicos, etológicos e experimental.
e) Caracterizar a estratégia indireta, definindo-a e especificando todas suas particularidades.
f) Discutir o uso de estratégias em função do problema a ser estudado, estabelecendo limites para cada um e a adequação das estratégias em função da área de pesquisa
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
58641 - Cesar Alexis Galera
 
Programa Resumido
A disciplina discute a inserção da Psicologia no campo científico e discute as principais estratégias metodológicas empregadas na produção de conhecimento em diferentes áreas.
 
 
 
Programa
Unidade I - Ciência e Método Científico
a) Definição de conhecimento cientifico
b) Visões de Ciência
c) Objetivos da ciência
d) Atitudes científicas
e) A Psicologia enquanto ciência
Unidade II - Estratégia Experimental
a) Problemas - Objetivos e hipóteses
b) Plano experimental- variáveis dependentes e independentes- controle de variáveis.
c) Designs experimentais
d) A Psicologia enquanto ciência experimental
Unidade III - Estratégia Observacional
a) Enfoques básicos de Metodologia Observacional - etológico, ecológico, experimental.
b)Problemas e soluções da Metodologia Observacional: interferência, intervenção, edição, seleção, fidedignidade, validade, técnica de registro e de análise de dados, escolha de ambientes e situações.
c) A Psicologia enquanto ciência observacional.
Unidade IV - Estratégia Indireta
a) Entrevistas, questionários, formulários
b) Problemas e soluções dentro das Estratégias Indiretas - Vários enfoques
c) Áreas de Pesquisa e o uso de Estratégias Indiretas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
a) Aulas expositivas (2 e 3 por unidade)
b) Leitura e discussão de textos (l unidade em média) (ref. crédito - trabalho)
c) Exercícios em classe - sobre identificação dos processos usados em Ciência
d)Trabalhos individuais de observação, definição e categorização de comportamentos, elaboração e aplicação de mini-entrevista
e) Estabelecimento de um projeto de pesquisa, do problema ä análise dos dados, usando quer a metodologia observacional, quer a indireta (ref. crédito - trabalho).
Critério
a) Média aritmética de duas provas escritas individuais cobrindo a parte teórica da disciplina (Peso 2 para cada prova):
1) Unidade I, II
2) Unidade III e IV
b) Nota da elaboração e apresentação oral do projeto de pesquisa (Peso 2)
c) Nota da apresentação da análise dos artigos científicos (Peso 1)
A nota final será uma média ponderada, de acordo com os pesos de cada atividade
Norma de Recuperação
Não será oferecida recuperação, devido ao caráter prático da disciplina, exigindo a realização de atividades durante todo o período em que é oferecida.
 
Bibliografia
     
HUTT, S. J. e HUTT, C. Direct Observation and Messurement of beravior. Charles C. Thomas - Publisher, Springfield, l970, Cap. 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, e l0.
McGUIGAN,n, F. J. Experiemntal Psychology - A methodological Approach. Prentice Hall, l968. Cap. 2, 3, 4, 6, 7, l3 e l4.
REESSE, H. e LIPSITT, L. Experimental Child Psychology. Academic Press, l970. Cap. Introdução.
SEARS, p. (ed.) Commentary for teachers - Science a Process Approach, l966. Comission on Science Education, cap. l,3, 7 e 8.
BIASOLI ALVES, Z. M. M. Análise da interação mãe criança: Um estudo longitudinal (dos dois aos seis meses) da evolução de seqüências de interação. (Tese de Doutoramento - não publicado), l974. Cap. Introdução, Estudo I, II e anexos.
BIASOLI ALVES, Z. M. M. Problemas e soluções da metodologia observacional. Texto composto e apostilado para cursos. FFCLRP (l977) (mimeo).
FASSNACHT, C. Theory and Practice of Observining Behavior. Academic Press. London, 1982. Cap. 3, 5, 6 e 8.
 

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