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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940030 - História da Psicologia Contemporânea
History of Contemporary Psychology

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
Geral: Dar uma visão geral aos alunos a respeito de problemas teóricos essenciais da fundação epistemológica da Psicologia e nesse sentido o curso visará discutir sempre todos os problemas que dizem respeito à determinação do objeto real da Psicologia, ou seja, em que medida a Psicologia, enquanto ciência, possui um objeto claramente determinado.
Específicos:
a) Discutir em que medida a Psicologia pode ser fundada epistemologicamente enquanto ciência que possui como objeto; o comportamento - a consciência ou o inconsciente.
b) Discutir a Psicologia como ciência a partir das diferentes perspectivas apresentadas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2721061 - Marina Massimi
 
Programa Resumido
 
 
 
 
Programa
1. As Psicologias analíticas
1.1. A Psicanálise de Freud
1. 2. A Psicologia individual de A. Adler
1. 3. A Psicologia analítica: Jung

2. O Behaviorismo e o Neo-Behaviorismo
2.1. John Broadus Watson O comportamentismo
2.2. Burrhus Friederick Skinner Ciência e comportamento humano

3. A Psicologia Fenomenológica-Existencial
3.1. A Fenomenologia de Husserl e a proposta de uma nova Ciência Psicológica; o existencialismo de Heidegger
3.2. Karl Jaspers
3.3. Edith Stein
3.4. Ludwig Binswanger
3.5. A Logoterapia: V. Frankl

4. A Perspectiva histórico cultural:
4.1. Autores franceses e russos
4.2. Na América Latina: Inácio Martim Baró

5. As Psicologias Cognitivas:
5.1. A Psicologia Genética de J. Piaget,
5.2. A Nova Ciência da Mente
5.3. A Psicologia cultural

6. As perspectivas das neurociências e da psicobiologia
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e discussões de texto.
Critério
- 3 (três) provas, tendo como tema as aulas do curso

MEDIA FINAL: Cada prova terá peso 1 e a participação peso 1. A soma das notas será dividida por 4, com isso se obterá a média final.
Norma de Recuperação
Realização de uma prova escrita e/ou prova oral, sínteses de leitura, e/ou seminários, e/ou trabalhos escritos sobre o conteúdo da disciplina, no prazo previsto pela regulamentação. Os alunos que ficarem para recuperação devem procurar o docente responsável pela disciplina para saberem qual critério será adotado.
 
Bibliografia
     
Dartigues,A. O que é a Fenomenologia. São Paulo, Moraes, 1992.
Freud,S. Obras Completas, Rio de Janeiro, Imago, 1980. Conferências Introdutórias sobre Psicanálise (vol.XV e XVI). Novas Conferências introdutórias sobre Psicanálise (vol.XXII); Esboço de Psicanálise (vol.XXIII).
Gardner,H. A Nova Ciência da Mente, São Paulo, EDUSP, 1995.
Giorgi,A. A Psicologia como Ciência Humana: uma abordagem fenomenológica, Belo Horizonte, Interlivros, 1978.
Schutz,D. P. e Schutz E.S. História da Psicologia Moderna. São Paulo, Cultrix, 1994.
Schwartz,B. e Lacey H. Behaviorism, Science and Human Nature, New York, Norton, 1982.
Skinner,B.F. Ciência e Comportamento Humano. São Paulo, EDART, 1974.
Apostila eletrônica de autoria de Marina Massimi
Artigos da revista Memorandum: memória e história em psicologia
 

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