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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940032 - Tópicos em História da Psicologia
Topics in History of Psychology

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
Geral: Desenvolver no aluno a capacidade de:
1) verificar e caracterizar a construção dos saberes psicológicos num determinado contexto espaço temporal pela análise de documentos de diversos gêneros e autores.
2) verificar e caracterizar as diferenças entre modalidades de conceber os conhecimentos e as práticas psicológicas ao longo do tempo e em diversas culturas.

Específicos:
1) verificar e caracterizar a construção dos saberes psicológicos no Brasil.
2) verificar e caracterizar as diferenças entre modalidades de conceber os conhecimentos e as práticas psicológicas próprias da cultura e próprias da ciência.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2721061 - Marina Massimi
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
A) Idéias psicológicas na cultura luso brasileira, do século XVI ao século XVIII:
1. Os jesuítas como portadores e transmissores de idéias psicológicas
1.1. O estudo da alma e a cura das enfermidades do ânimo
1.2. As cegas paixões do coração humano
1.3. O conhecimento de si mesmo: força poderosa sobre as próprias ações
1.4. O conhecimento do índio como pessoa
1.5. "A criança disposta para se formarem nela quaisquer imagens"
2. As cartas e os relatos de viajantes, missionários, moradores como narrativas de vivências psicológicas e sociais e como construções retóricas.
B) Idéias Psicológicas de pensadores brasileiros no Brasil nos séculos XVII e XVIII:
1. Feliciano Joaquim de Sousa Nunes
2. Nuno Marques Pereira
3. Mathias Aires ramos da Silva de Eça
4. Francisco de Mello Franco

C) O processo de institucionalização do saber psicológico, no Brasil do século XIX:
1. O estado físico da nossa máquina influi poderosamente nas operações da alma
2. O homem primitivo é um mero autômato
3. Do materialismo ao espiritualismo eclético: o percurso de Eduardo Ferreira França
4. A “fisiologia mental” de Luís Pereira Barreto e a introdução do positivismo no Brasil
5. O ensino da “psychologia” nas instituições de segundo e terceiro grau
D) A psicologia no Brasil ao longo do século XX:
1. continuidade da tradição aristotélico-tomista;
2. Introdução da psicanálise no Brasil
3. Introdução da perspectiva fenomenológica-existencial
4. A teoria da Gestalt na leitura de um gestaltista brasileiro (Antônio Gomes Penna)
5. Funcionalismo no Brasil
5. A análise experimental do comportamento no Brasil
6. A psicologia interpelada pelo social
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Leituras e discussão dos textos em grupos
2. Seminários com textos preparados pelos alunos
3. Aulas expositivas
Critério
1. Duas provas sobre as leituras, discussões, aulas expositivas e seminários.
Prova I - peso 2
Prova II - peso 3

2. Trabalho grupal e apresentação em seminário (mínimo 4 páginas datilografadas e apresentação de 20 minutos - Peso 3
Norma de Recuperação
Realização de uma prova escrita e/ou prova oral, sínteses de leitura, e/ou seminários, e/ou trabalhos escritos sobre o conteúdo da disciplina, no prazo previsto pela regulamentação. Os alunos que ficarem para recuperação devem procurar o docente responsável pela disciplina para saberem qual critério será adotado.
 
Bibliografia
     
MASSIMI, M. História da Psicologia Brasileira, (até 1934). São Paulo, Edição Pedagógica Universitária, 1990.
MASSIMI, M. História da Psicologia Brasileira no Século XX. Edição Pedagógica Universitária, 2004
MASSIMI, M. SILVA. P.J.C. Os olhos vêem pelo coração. Conhecimento psicológico das paixões na história da cultura brasileira nos séculos XVI e XVII. Ribeirão Preto: Editora Holos-FAPESP, 2001.
MASSIMI, M., MAHFOUD, M., SILVA, P.J., AVANCI, S.R., Navegadores, colonos e missionários na Terra de Santa Cruz, São Paulo, Loyola, 1997.
JACÓ-VILELA, FERREIRA, LEAL, A. PORTUGAL, T.F. História da Psicologia: Rumos e percursos. Rio de Janeiro, Nau Editora, segunda edição, 2008.
 

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