Geral: Desenvolver no aluno a capacidade de: l) caracterizar e diferenciar as diversas correntes filosóficas e científicas que deram origem à psicologia científica. 2) Caracterizar e diferenciar as escolas de psicologia suas bases filosóficas, observacionais e experimentais e suas principais teorias. 3) caracterizar e diferenciar o desenvolvimento da psicologia nos diversos países.Específicos: l. Caracterizar as correntes de Psicologia filosófica, principalmente o platonismo, o aristotelianismo, a escolástica, o racionalismo, o empirismo e associacionismo e a fenomenologia.2) Caracterizar a ciência positivista e sua ligação com o associacionismo. Diferenciar a contribuição da psicofísica, do empirismo e de fisiologia para a criação da psicologia científica.3) Definir o objeto da Psicologia conforme as diversas correntes filosóficas e psicológicas e sua influência sobre a metodologia empregada.4) Saber relatar os fatos básicos, os assuntos estudados, as idéias principais e caracterizar e diferenciar as teorias do Estruturalismo, do Gestatismo, da Reflexiologia, do Behaviorismo, da Psicologia Dinâmica e do Cognitivismo.5. Saber relatar e diferenciar os métodos e assuntos dos estudos psicólogicos na Alemanha, EE.UU., Inglaterra, França, Rússia e no Brasil.6) Reconhecer e saber ligar idéias e teorias e escolas e correntes na psicologia.
1. História da Psicologia: introdução, objetivos e tipos2. A Psicologia sob a influência da filosofia da literatura e da medicina grega e romana2.1. Os saberes psicológicos no mundo clássico grego: literatura, mitologia e origem da filosofia: Sócrates e Platão. 2.2 Os saberes psicológicos no mundo clássico grego: literatura, mitologia e origem da filosofia: Sócrates e Platão. 3. A Psicologia sob a influência da cultura da idade média e da Filosofia escolástica3.1. Visão de homem e de alma na tradição judaico cristã3.2. Os saberes psicológicos ma Idade Média: Agostinho e a descoberta da subjetividade3.3. Os saberes psicológicos na Idade Média: Tomás de Aquino; a medicina medieval; as artes 4. Os saberes psicológicos no Ocidente Moderno do século XV ao século XVII 4. 1. A descoberta de Mundos Novos e as problemáticas antropológicas conexas4.2. Visão de homem no mundo barroco4.3. O surgimento do projeto filosófico de uma Ciência do homem no Ocidente do século XVIII ao século XIX 5. A Psicologia como Ciência Autônoma5.1. As origens da Psicologia científica: a Psicofísica de G. Fechner e a Psicologia Experimental de W. Wundt no Ocidente Moderno do século XV ao século XVII 5.2. As origens da Psicologia científica: as propostas de Franz Brentano e de W. Dilthey 5.3. O existencialismo de S. Kierkegard5.4. As Origens da Psicologia Científica: A Psicologia Funcional de W. James
Jacó, A.M.& F. A.Leal & Portugal F. , .História da Psicologia. Rumos e percursos. Rio de Janeiro. Nau Editora 2011Massimi, M. O temperamento e os trópicos. Editora Holos, 2010Apostila eletrônica: História dos Saberes psicológicos. Autora: Marina MassimiArtigos da Revista eletrônica Memorandum: memória e história em psicologia.