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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940040 - Psicologia Social I
Social Psychology I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Geral: Informar o aluno a respeito da História da Psicologia Social e das grandes teorias em Psicologia Social, com vistas a situar os problemas e conceitos dentro de uma perspectiva epistemológica-histórica.

Específicos:
- Compreender criticamente as teorias em Psicologia Social
- Permitir a análise de problemas psico-sociais de perspectivas (ou modelos) teóricas determinadas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2092693 - Sergio Kodato
 
Programa Resumido
Introduzir o aluno no conhecimento da História da Psicologia Social e de suas grandes teorias, com vistas a analisar criticamente os graves problemas sociais e vislumbrar as várias estratégias e técnicas de investigação e intervenção. Apresentar ao aluno os campos de pesquisa e atuação prática nos níveis psicossocial, sociodinâmico e comunitário.
 
 
 
Programa
I - História da Psicologia Social

1. O nascimento da Psicologia Social americana: suas
características, problemas específicos e aplicações.
2. A crise da Psicologia Social na Europa: a escola francesa.
3. A crise da Psicologia Social nos Estados Unidos e América
Latina.
4. Perspectivas atuais.

II - Teorias em Psicologia Social

1. A Psicologia topológica.
2. As teorias comportamentais.
3. As teorias gestálticas.
4. As teorias culturalistas.
5. As teorias marxistas clássicas e não-clássicas.
c) A Escola de Frankfurt.
d) A teoria e método de analise das representações sociais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Aulas expositivas
2. Seminários individuais de alunos sobre textos selecionados referentes às várias tendências teóricas em Psicologia Social.
3. Orientação de trabalho escrito sobre assunto específico (equivalente ao crédito-trabalho)
Critério
A nota final do aluno será a média ponderada das notas obtidas nas avaliações, a saber:
1ª avaliação individual dissertativa (Peso 1)
2ª avaliação individual dissertativa (Peso 1)
Seminário em grupo (Peso 1)
Elaboração por escrito de dossiê a ser compartilhado com a classe (Peso 1)
Norma de Recuperação
sem recuperação
 
Bibliografia
     
ÁLVARO, J. L., GARRIDO, A. Psicologia social: perspectivas psicológicas e  sociológicas. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.
ARRUDA, A. (org.) Representando a alteridade. Vozes, RJ, 1998.
ASCH, S. Psicologia Social, São Paulo. C. E. Nacional, 1977.
BAUER, M; GASKELL, G. Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: um Manual Prático. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.
CAMPOS, R. H. de F. (org.) Psicologia Social comunitária: da solidariedade à autonomia. Petrópolis, Vozes, 1996.
COSTA, J. F. Psicanálise e contexto cultural. Rio de Janeiro: Campos, 1989.
DOUGLAS, M. Como as instituições pensam. São Paulo, Edusp, 1998
FARR. R. As raízes da Psicologia Social. Petrópolis, Vozes, 1998
FESTINGER & KATZ. (org.) A pesquisa na Psicologia Social. RJ, FGV, 1974.
FOUCAULT, M. A micro-física do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1994.
KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2003.
MYERS, D. Psicologia Social. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
MONTEIRO, M. B. & VALA, J. (org.) Psicologia Social. Lisboa: FCG, 2000.
SPINK, M. J. Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. São Paulo, Cortez Editora, 1999.
SPINK, M. J. (Org.). O conhecimento no cotidiano: as representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1993.
 

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