a) Geral:Fornecer subsídios para uma reflexão sobre o social e o psicológico, a partir de diferentes enfoques teóricos e numa perspectiva aberta à interdisciplinaridade.b) Específicos:Introduzir operadores de análise úteis para investigar contextos sociais numa perspectiva psicológica.Apresentar e discutir, a partir de diversas perspectivas teóricas relevantes em Psicologia Social, os desafios epistemológicos, teóricos e práticos levantados pela contraposição entre indivíduo e sociedade, pela cisão entre subjetividade e objetividade, e pela disjunção entre ipseidade e alteridade.Promover o contato dos alunos com campos de investigação e de trabalho em Psicologia Social.
1. As origens do pensamento psicossociológico 2. A consolidação da Psicologia Social como Disciplina Independente 3. A evolução da Psicologia Social como disciplina científica independente 4. A Psicologia Social atual
ÁLVARO, J. L., GARRIDO, A. Psicologia social: perspectivas psicológicas e sociológicas. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.Arruda, A. (org.) Representando a alteridade. Vozes, RJ, 1998.Asch, S. Psicologia Social, São Paulo. C. E. Nacional, 1977.Bateson, G. Mente e natureza: a unidade necessária. RJ, Francisco Alves, 1986.Campos, R. H. de F. (org.) Psicologia Social comunitária: da solidariedade à autonomia. Petrópolis, Vozes, 1996.COSTA, J. F. Psicanálise e contexto cultural. Rio de Janeiro: Campos, 1989.Douglas, M. Como as instituições pensam. São Paulo, Edusp, 1998Farr. R. As raízes da Psicologia Social. Petrópolis, Vozes, 1998Festinger & Katz. (org.) A pesquisa na Psicologia Social. RJ, FGV, 1974.Lane & Sawaia. Novas Veredas da Psicologia Social. São Paulo, Brasiliense-Educ, 1995.Sawaia, B. As artimanhas da exclusão: Análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis, Vozes, 1999.Spink, M. J. Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. São Paulo, Cortez Editora, 1999.