1. Fornecer ao aluno um conhecimento teórico-prático dos métodos psicofísicos clássicos.2. Possibilitar ao aluno reconhecer e identificar os problemas que podem ser estudados através destes métodos.3. Possibilitar ao aluno um conhecimento prático de como aplicar e usar estes métodos e como interpretar seus resultados.4. Fornecer ao aluno um conhecimento teórico-prático dos métodos psicofísicos modernos.5. Possibilitar ao aluno a aplicação de diferentes escalas psicofísicas a diferentes problemas psicológicos.6. Fornecer ao aluno condições de reconhecer as situações e problemas que podem ser estudados através destes métodos.7. Possibilitar ao aluno a identificação das principais variáveis que afetam a estabilidade das escalas psicofísicas.8. Possibilitar ao aluno um conhecimento dos procedimentos de cálculos do expoente da função de potência.9. Possibilitar ao aluno um conhecimento geral e específico dos principais tópicos em percepção que são estudados com estes métodos psicofísicos modernos.10. Fornecer ao aluno condições de identificar a importância do estudo da percepção e psicofísica no quadro geral da ciência psicológica.
Enfocam-se conteúdos sobre processos perceptivos em humanos, métodos psicofísicos e sua importância para a psicologia, exemplificados por fatos históricos, investigações de fenômenos perceptivos, explicações teóricas e aplicações.
PARTE A: PSICOFÍSICA1. Introdução: Os trabalhos de Weber e Fechner2. Contínuo físico e contínuo psicológico2.1. O conceito de limiar absoluto, terminal e diferencial2.2. O conceito de valor probabilístico dos limiares3. Métodos Psicofísicos Clássicos 3.1. Determinação de Limiar absoluto e limiar diferencial3.1.1. Método dos limites3.1.2. Métodos dos ajustamentos3.1.3. Método dos estímulos constantes3.2. Métodos Adaptativos: Método das escadas (staircase method)4. A Psicofísica de Stevens4.1. A natureza dos números4.1.1. A escala nominal4.1.2. A escala ordinal4.1.3. A escala de intervalo4.1.4. A escala de razão5. Métodos psicofísicos modernos5.1. Método de fracionamento5.2. Método de estimação de magnitude5.3. Método de produção de magnitude5.4. Método de estimação de razão5.5. Método de emparelhamento intermodal6. Determinação do expoente da função de potência6.1. Pelo método de fracionamento6.2. Pelo método de estimação de magnitude6.3. Pelo método de estimação de razão7. A Teoria da Detecção do Sinal7.1 O indicador de sensibilidade (d´) e critério de decisão (beta).7.1 Metodo Sim/Não.7.2 Método do julgamento da confiabilidade das respostas (Confidence Rating method)7.3 Método da escolha forçada (de duas alternativas).PARTE B: PERCEPÇÃO8. Introdução: Abordagens teóricas em percepção 8.1. Psicofísico8.2. Fisiológico8.3. Empirista8.4. Gestáltico8.5. Gibsoniano8.6. Computacional 9. Visão e Percepção Visual9.1. O sistema visual9.1. Percepção de brilho, contraste e freqüência espacial9.2. Visão de cores9.3. Percepção de movimento9.4. Percepção visual do espaço tridimensional9.5. Percepção de forma9.6. Percepção de objetos9.7. Constâncias9.8. Ilusões 9.9. Atenção visual10. Audição, Percepção Auditiva e Sistema Vestibular10.1. O sistema auditivo10.2. Percepção da intensidade, tonalidade e timbre do som10.2. Percepção da fala10.3. Percepção do espaço através da audição10.4. Percepção do espaço e o sistema vestibular 11. Tato e Cinestesia11.1. O sistema táctil e cinestésico11.2. Percepção de temperatura11.3. Percepção de dor11.4. Comparação do sistema táctil com o sistema visual12. Gustação e Olfação12.1. O sistema gustativo12.2. O sistema olfativo
Schiffman, H. R. (2005). Sensação e Percepção, 5.edição, Rio de Janeiro: LTC Editora.Da Silva, J. A. & Rozestraten, R. J. A. Manual Prático de Psicofísica (manuscrito). Da Silva, J. A. & Macedo, L. (1982). A função potência na percepção: significado e procedimentos de cálculo do expoente. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 34, 27-45.Outras Referências:Ackerman, D. (1992). Uma história natural dos sentidos. SP: Ed. Bertrand.Holm, M., Lylke, N. & Toksvig (1994). O olho e o espaço. SP: Martins Fontes.Simões, E. A. Q. & Tiedemann, K.B. (1985). Psicologia da Percepção. SP: EPU (vol. I e II).Schmidt, R. F. (1980). Fisiologia Sensorial. SP: EPU-Springer-EDUSP.Pinel, J.P.J. (2005). Biopsicobiologia. 5.a edição. Porto Alegre: Artmed.Purves, D.; (org.) (2005). Neurociências. 2.edição. Porto Alegre: Artmed.Manning, S.A. & Rosenstock, E.H. (1974). Psicofísica Clássica e Métodos Escalares. São Paulo: EPU.Borg, G. (2000). Escalas de Borg para a Dor e o Esforço Percebido. São Paulo: Editora Manole.