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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940043 - Psicologia Geral e Experimental III
General Experimental Psychology III

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
1.  Fornecer ao aluno um conhecimento teórico-prático dos métodos psicofísicos clássicos.
2. Possibilitar ao aluno reconhecer e identificar os problemas que podem ser estudados através destes métodos.
3. Possibilitar ao aluno um conhecimento prático de como aplicar e usar estes métodos e como interpretar seus resultados.
4. Fornecer ao aluno um conhecimento teórico-prático dos métodos psicofísicos modernos.
5. Possibilitar ao aluno a aplicação de diferentes escalas psicofísicas a diferentes problemas psicológicos.
6. Fornecer ao aluno condições de reconhecer as situações e problemas que podem ser estudados através destes métodos.
7. Possibilitar ao aluno a identificação das principais variáveis que afetam a estabilidade das escalas psicofísicas.
8. Possibilitar ao aluno um conhecimento dos procedimentos de cálculos do expoente da função de potência.
9. Possibilitar ao aluno um conhecimento geral e específico dos principais tópicos em percepção que são estudados com estes métodos psicofísicos modernos.
10. Fornecer ao aluno condições de identificar a importância do estudo da percepção e psicofísica no quadro geral da ciência psicológica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
54369 - Sergio Sheiji Fukusima
 
Programa Resumido
Enfocam-se conteúdos sobre processos perceptivos em humanos, métodos psicofísicos e sua importância para a psicologia, exemplificados por fatos históricos, investigações de fenômenos perceptivos, explicações teóricas e aplicações.
 
 
 
Programa
PARTE A:  PSICOFÍSICA
1. Introdução: Os trabalhos de Weber e Fechner

2. Contínuo físico e contínuo psicológico
2.1. O conceito de limiar absoluto, terminal e diferencial
2.2. O conceito de valor probabilístico dos limiares

3. Métodos Psicofísicos Clássicos
3.1. Determinação de Limiar absoluto e limiar diferencial
3.1.1. Método dos limites
3.1.2. Métodos dos ajustamentos
3.1.3. Método dos estímulos constantes
3.2. Métodos Adaptativos: Método das escadas (staircase method)

4. A Psicofísica de Stevens
4.1. A natureza dos números
4.1.1. A escala nominal
4.1.2. A escala ordinal
4.1.3. A escala de intervalo
4.1.4. A escala de razão

5. Métodos psicofísicos modernos
5.1. Método de fracionamento
5.2. Método de estimação de magnitude
5.3. Método de produção de magnitude
5.4. Método de estimação de razão
5.5. Método de emparelhamento intermodal

6. Determinação do expoente da função de potência
6.1. Pelo método de fracionamento
6.2. Pelo método de estimação de magnitude
6.3. Pelo método de estimação de razão

7. A Teoria da Detecção do Sinal
7.1 O indicador de sensibilidade (d´) e critério de decisão (beta).
7.1 Metodo Sim/Não.
7.2 Método do julgamento da confiabilidade das respostas (Confidence Rating method)
7.3 Método da escolha forçada (de duas alternativas).

PARTE B: PERCEPÇÃO

8. Introdução: Abordagens teóricas em percepção
8.1. Psicofísico
8.2. Fisiológico
8.3. Empirista
8.4. Gestáltico
8.5. Gibsoniano
8.6. Computacional

9. Visão e Percepção Visual
9.1. O sistema visual
9.1. Percepção de brilho, contraste e freqüência espacial
9.2. Visão de cores
9.3. Percepção de movimento
9.4. Percepção visual do espaço tridimensional
9.5. Percepção de forma
9.6. Percepção de objetos
9.7. Constâncias
9.8. Ilusões
9.9. Atenção visual

10. Audição, Percepção Auditiva e Sistema Vestibular
10.1. O sistema auditivo
10.2. Percepção da intensidade, tonalidade e timbre do som
10.2. Percepção da fala
10.3. Percepção do espaço através da audição
10.4. Percepção do espaço e o sistema vestibular

11. Tato e Cinestesia
11.1. O sistema táctil e cinestésico
11.2. Percepção de temperatura
11.3. Percepção de dor
11.4. Comparação do sistema táctil com o sistema visual

12. Gustação e Olfação
12.1. O sistema gustativo
12.2. O sistema olfativo
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Aulas expositivas e/ou discussões em pequenos grupos.
2. Demonstrações e experimentos relacionados a Percepção e a Psicofísica com ou sem uso de microcomputadores.
3. Resolução de exercícios psicofísicos teóricos e práticos.
4. Planejamento e execução de projeto experimental em Percepção e Psicofísica.
Critério
Média aritmética de: prova, projeto experimental e exercícios.

NOTA FINAL = (PV + EX + RE)/3);
onde:
PV = nota da prova
EX = nota média dos exercícios
RE = nota de apresentação de projeto experimental, participação e relatório

se (FREQÜÊNCIA < 70% ), REPROVADO.
se (NOTA FINAL >= 5,0 e FREQÜÊNCIA >= 70%), APROVADO.
se (2,0= 70%), RECUPERAÇÃO.
se (RECUPERAÇÃO >= 5,0), APROVADO senão REPROVADO.
Norma de Recuperação
Realização de uma prova escrita e/ou uma prova oral, e/ou sínteses de leitura, e/ou seminários, e/ou trabalhos escritos sobre o conteúdo da disciplina, no prazo previsto pela regulamentação.
 
Bibliografia
     
Schiffman, H. R. (2005). Sensação e Percepção, 5.edição, Rio de Janeiro: LTC Editora.
Da Silva, J. A. & Rozestraten, R. J. A. Manual Prático de Psicofísica (manuscrito).
Da Silva, J. A. & Macedo, L. (1982). A função potência na percepção: significado e procedimentos de cálculo do expoente. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 34, 27-45.

Outras Referências:
Ackerman, D. (1992). Uma história natural dos sentidos. SP: Ed. Bertrand.
Holm, M., Lylke, N. & Toksvig (1994). O olho e o espaço. SP: Martins Fontes.
Simões, E. A. Q. & Tiedemann, K.B. (1985). Psicologia da Percepção. SP: EPU (vol. I e II).
Schmidt, R. F. (1980). Fisiologia Sensorial. SP: EPU-Springer-EDUSP.
Pinel, J.P.J. (2005). Biopsicobiologia. 5.a edição. Porto Alegre: Artmed.
Purves, D.; (org.) (2005). Neurociências. 2.edição. Porto Alegre: Artmed.
Manning, S.A. & Rosenstock, E.H. (1974). Psicofísica Clássica e Métodos Escalares. São Paulo: EPU.
Borg, G. (2000). Escalas de Borg para a Dor e o Esforço Percebido. São Paulo: Editora Manole.
 

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