Introduzir o aluno na questão da produção do conhecimento, em particular das Ciências Humanas.
Três campos de análise são privilegiados: 1) uma abordagem geral sobre metodologia científica, 2) a leitura crítica de Merleau-Ponty sobre as Ciências Humanas e em particular a Psicologia, 3) A Crítica de Michel Foucault às Ciências Humanas e à Psicologia e Psicanálise, em particular.
1- Introdução à filosofia das ciências.2- Merleau-Ponty e as Ciências Humanas.3- O método crítico de Michel Foucault.
CHALMERS, A . O que é ciência, afinal? São Paulo, Brasiliense.KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas, São Paulo, Ed. Perspectiva.LAKATOS, I.; MUSGRAVE, A . A crítica e o desenvolvimento do conhecimento, São Paulo, Cultrix, Edusp.POPPER, K. A Lógica da pesquisa científica, São Paulo, Cultrix.POPPER, K. El desarrollo del conocimiento cientifico - conjeturas y refutaciones, Buenos Aires, Paidos.MERLEAU-PONTY, Resumos de Cursos na Sorbonne, 2 vol., Campinas, Papirus.MERLEAU-PONTY, Coleção Os Pensadores, São Paulo, Abril Cultural.FOUCAULT, M., As Palavras e as Coisas, uma arqueologia das Ciências Humanas, São Paulo, Martins Fontes.FOUCAULT, M., Microfísica do Poder, Rio de Janeiro, Graal.FOUCAULT, M. História da Sexualidade, Vol.1, Rio de Janeiro, Graal.FOUCAULT, M. Ditos e Escritos, v.5, Rio de Janeiro, Forense Universitária.SARTRE, J.P., Questão de Método, in Coleção Os Pensadores, São Paulo, Abril Cultural.