Geral: Criar condições que favoreçam aos alunos a aprendizagem teórica e prática da entrevista e do questionário enquanto recursos de coleta de dados em pesquisa e em alguns contextos da psicologia aplicada.Específicos: Proporcionar aos alunos oportunidade:a) analisar de um modo geral, as funções, tipos, e finalidade da entrevista.b) conhecer as técnicas e peculiaridades da entrevista e do questionário como recursos de coleta de dados.c) analisar os aspectos básicos a serem considerados relativos ao procedimento de elaboração e aplicação de questionários ou roteiros de entrevista.d) identificar as possíveis fontes de "bias" na entrevista e discutir métodos e técnicas para controlar sua influência.e) exercitar o planejamento e execução de entrevistas com função de coleta de dados.
A. PARTE TEORICA I. Introdução à técnica de entrevista 1. Conceituado, funções e classificações dos tipos gerais de entrevistas. 2. A comunicação na entrevista - comunicação pessoal x comunicação profissional - obstáculos à comunicação 3. Os contextos psicossociais da entrevista II. A entrevista como método de coleta de dados 1. Critérios de validade e fidedignidade 2. Potencialidade e limitações 3. Estratégias 4. Fontes de erros e "viés" 5. A técnica de entrevistar - introdução à entrevista - realização da entrevista - registro das informações III. Entrevista x questionário Auto-Administrado 1. Entrevista face a face 2. Entrevista por telefone 3. Questionário auto-administrado IV. Questionário 1. Fases do processo de construção 2. Tipos de questões 3. Princípios de elaboração das questões 4. Organização geral e teste preliminar do questionárioB. PARTE PRATICA:I. Exercícios de análise de trechos de entrevistaII. Planejamento e realização de entrevista com função de coleta de dados sobre "tema livre" em dois momentos do curso: início e final. Análise comparativa do desempenho do entrevistador e das condições gerais das entrevistas nos dois momentos.III. Treino em entrevista com função de levantamento de dados em um contexto de inscrição para um Serviço de Atendimento Psicológico. 1. treino em "role playing".
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