Geral: O ensino de distúrbios na infância e na adolescência tem por objetivos caracterizar e discutir, partindo de uma visão de desenvolvimento ao longo da vida, os diferentes problemas comportamentais, cognitivos e emocionais que podem ocorrer como fruto da interação de variáveis do indivíduo e do ambiente.Específicos:a) Discutir a relação entre a psicopatologia da infância e da adolescência a partir de uma perspectiva do desenvolvimento social, psicológico, biológico e relacional; b) Ponderar as influências genéticas, ambientais e individuais no desenvolvimento de distúrbios na infância e na adolescência; c) Caracterizar os transtornos diagnosticados pela primeira vez na infância;d) Instrumentalizar o acadêmico na realização de avaliações diagnósticas e na proposta de intervenções eficazes dos distúrbios da infância e da adolescência; e) Identificar ações de intervenção e prevenção de distúrbios na infância e na adolescência.
A disciplina discute os principais enfoques da atualidade sobre os disturbios emocionais, cognitivos e comportamentais vivenciados na infância e na adolescência. Neste sentido, são apresentados aspectos desenvolvimentais de proteção e de risco para o aparecimento de distúrbios mentais nesta população, além das explicações das principais teorias sobre tais fenômenos.
I. Psicopatologia e desenvolvimentoI.1 Aspectos sociais e ambientais do desenvolvimento e psicopatologiaI.2 Aspectos psicológicos do desenvolvimento e psicopatologiaI.3 Aspectos biológicos do desenvolvimento e psicopatologiaI.4 Fatores de risco e de vulnerabilização II. Transtornos diagnosticados pela primeira vez na infância II.1 Retardo mentalII.2 Transtornos da aprendizagemII.3 Transtorno das habilidades motorasII.4 Transtornos da comunicaçãoII.5 Transtornos globais do desenvolvimentoII.6 Transtornos de déficit de atenção e do comportamento diruptivoII.7 Transtornos de alimentação da primeira infânciaII.8 Transtornos de tiqueII.9 Transtornos de excreçãoII. 10 Outros transtornos da infância ou adolescênciaII.11 Transtornos psiquiátricos que podem iniciar na infância ou na adolescênciaII.12 Circunstâncias clínicas especiais e outras dificuldades que podem ser foco da atenção clínica
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (2002). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: Texto revisado DSM-IV-TR. Porto Alegre: Artmed.BARLOW, D. H. & DURAND, V. M. (2008). Psicopatologia: Uma abordagem integrada. São Paulo: Cengage Learning.BRAZELTON, T. B. & GREENSPAN, S. I. (2002). As necessidades essenciais das crianças. Porto Alegre: Artmed.CABALLO, V. E. & SIMÓN, M. A. (2005a). Manual de psicologia clínica infantil e do adolescente: Transtornos gerais. São Paulo: Livraria Santos Editora.CABALLO, V. E. & SIMÓN, M. A. (2005b). Manual de psicologia clínica infantil e do adolescente: Transtornos específicos. São Paulo: Livraria Santos Editora.CAMINHA, R. & CAMINHA, M. G. (2007). A prática cognitiva na infância. São Paulo: Roca.GRILLO, E. & SILVA, R. J. M. (2004). Manifestações precoces dos transtornos do comportamento. Jornal de Pediatria, vol 80, n° 2, 21 – 27.LAMBERT, K. & KINSLEY, C. H. (2006). Neurociência clínica: As bases neurobiológicas da saúde mental. Porto Alegre: Artmed.STUBBE, D. (2008). Psiquiatria da infância e da adolescência. Porto Alegre: Artmed.