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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940049 - Distúrbios Emocionais, Cognitivos e Comportamentais na Infância e Adolescência
Emocional, Cognitive and Behavioral disorders in childhood and adolescence

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Geral: 
O ensino de distúrbios na infância e na adolescência tem por objetivos caracterizar e discutir, partindo de uma visão de desenvolvimento ao longo da vida, os diferentes problemas comportamentais, cognitivos e emocionais que podem ocorrer como fruto da interação de variáveis do indivíduo e do ambiente.
Específicos:
a) Discutir a relação entre a psicopatologia da infância e da adolescência a partir de uma perspectiva do desenvolvimento social, psicológico, biológico e relacional;
b) Ponderar as influências genéticas, ambientais e individuais no desenvolvimento de distúrbios na infância e na adolescência;
c) Caracterizar os transtornos diagnosticados pela primeira vez na infância;
d) Instrumentalizar o acadêmico na realização de avaliações diagnósticas e na proposta de intervenções eficazes dos distúrbios da infância e da adolescência;
e) Identificar ações de intervenção e prevenção de distúrbios na infância e na adolescência.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6616283 - Carmem Beatriz Neufeld
 
Programa Resumido
A disciplina discute os principais enfoques da atualidade sobre os disturbios emocionais, cognitivos e comportamentais vivenciados na infância e na adolescência. Neste sentido, são apresentados aspectos desenvolvimentais de proteção e de risco para o aparecimento de distúrbios mentais nesta população, além das explicações das principais teorias sobre tais fenômenos.
 
 
 
Programa
I. Psicopatologia e desenvolvimento
I.1 Aspectos sociais e ambientais do desenvolvimento e psicopatologia
I.2 Aspectos psicológicos do desenvolvimento e psicopatologia
I.3 Aspectos biológicos do desenvolvimento e psicopatologia
I.4 Fatores de risco e de vulnerabilização

II. Transtornos diagnosticados pela primeira vez na infância
II.1 Retardo mental
II.2 Transtornos da aprendizagem
II.3 Transtorno das habilidades motoras
II.4 Transtornos da comunicação
II.5 Transtornos globais do desenvolvimento
II.6 Transtornos de déficit de atenção e do comportamento diruptivo
II.7 Transtornos de alimentação da primeira infância
II.8 Transtornos de tique
II.9 Transtornos de excreção
II. 10 Outros transtornos da infância ou adolescência
II.11 Transtornos psiquiátricos que podem iniciar na infância ou na adolescência
II.12 Circunstâncias clínicas especiais e outras dificuldades que podem ser foco da atenção clínica
 
 
 
Avaliação
     
Método
a) Aulas expositivas dialogadas
b) Discussões de textos em grupo
c) Estudos de casos
d) Seminários
Critério
a) Provas escritas
b) Trabalhos, seminários e estudos de casos
A nota final será obtida a partir da Média Aritmética das avaliações descritas acima.
Norma de Recuperação
Realização de uma prova escrita sobre o conteúdo da disciplina no prazo previsto pela regulamentação.
 
Bibliografia
     
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (2002). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: Texto revisado DSM-IV-TR. Porto Alegre: Artmed.
BARLOW, D. H. & DURAND, V. M. (2008). Psicopatologia: Uma abordagem integrada. São Paulo: Cengage Learning.
BRAZELTON, T. B. & GREENSPAN, S. I. (2002). As necessidades essenciais das crianças. Porto Alegre: Artmed.
CABALLO, V. E. & SIMÓN, M. A. (2005a). Manual de psicologia clínica infantil e do adolescente: Transtornos gerais. São Paulo: Livraria Santos Editora.
CABALLO, V. E. & SIMÓN, M. A. (2005b). Manual de psicologia clínica infantil e do adolescente: Transtornos específicos. São Paulo: Livraria Santos Editora.
CAMINHA, R. & CAMINHA, M. G. (2007). A prática cognitiva na infância. São Paulo: Roca.
GRILLO, E. & SILVA, R. J. M. (2004). Manifestações precoces dos transtornos do comportamento. Jornal de Pediatria, vol 80, n° 2, 21 – 27.
LAMBERT, K. & KINSLEY, C. H. (2006). Neurociência clínica: As bases neurobiológicas da saúde mental. Porto Alegre: Artmed.
STUBBE, D. (2008). Psiquiatria da infância e da adolescência. Porto Alegre: Artmed.
 

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