Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940051 - Problemas de Aprendizagem Escolar
School Learning Problems

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/1992 Desativação:

Objetivos
Geral: Esta disciplina visa dar aos alunos condições de analisar, discutir e reconceitualizar os chamados distúrbios de aprendizagem na infância e adolescência à luz das novas contribuições trazidas pelos estudos na área, bem como possibilitar discussões sobre técnicas de diagnóstico e intervenções junto a estes problemas.

Específicos:
a) Esta disciplina visa propiciar aos alunos o conhecimento dos problemas educacionais apontados pela literatura na área e pela Escola Pública no Brasil.
b) Visa promover uma análise crítica dos problemas escolares apontados. à luz das novas contribuições trazidas pela Lingüística, pela Antropologia, pela Sociologia e Psicologia.
c) Visa permitir ao aluno conhecer os novos estudos que vêm procurando repensar o rendimento escolar das crianças nas instituições de ensino a partir do estudo do interjogo das práticas e das relações que ocorrem no interior da Escola e na relação da Escola com sua clientela.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2054050 - Sylvia Domingos Barrera
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
I. Quais os principais problemas escolares apontados pela Literatura na área:
- Desnutrição e Desempenho Escolar.
- Deficiência Lingüística e a relação pensamento e
linguagem.
- Distúrbios no desenvolvimento cognitivo e rendimento
escolar.
- Teorias da carência Cultural, Deficiência Cultural e
as Deficiências Motoras, Perceptivas, Afetiva-
emocionais e os programas de Educação Compensatória.
- Pluralismo Cultural e a desadaptações das crianças
pobres na escola.

II. Os trabalhos que vem procurando discutir e promover uma análise crítica da problemática comumente apontada.
- As contribuições da Lingüística
- As contribuições da Antropologia
- As contribuições da Sociologia

III. A descentração do problema escolar da/na criança para o repensar o rendimento escolar das crianças no interjogo das relações das diversas práticas que se dão no interior da escola e sua clientela:
- a relação professor x aluno
- o psicodiagnóstico em questão
- a dinâmica da relação escola e clientela
- as questões relativas a instituição escolas: organização e funcionamento e relação
com a clientela atendida.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Grupo de discussão ampla
- Aulas expositivas
Critério
Nota do trabalho final, seminário e presença.
Norma de Recuperação
Realização de uma prova escrita e/ou prova oral, síntese de leitura, e/ou seminários, e/ou trabalhos escritos sobre o conteúdo da disciplina, no prazo regulamentado. Os alunos que ficarem para recuperação devem procurar o docente responsável pela disciplina para saberem a avaliação que será adotada.
 
Bibliografia
     
AQUINO, J. G. (Org.) Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo, Summus, 1996. p.83-101.
BOSSA. N. A. Fundamentos da psicopedagogia. In: A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. 2a. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. p. 17-33.
COLL, C. et al. (Orgs.) Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia da Educação. v.2, Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
COLL, C. et al. (Orgs.) Desenvolvimento psicológico e educação: Necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. v. 3, Porto alegre: Artes Médicas, 1995
MACHADO, A. M. e SOUZA, M. R. P. de (Orgs). Psicologia escolar: em busca de novos rumos. São Paulo: Casa do psicólogo, 1997..
MELLO, S. L. Classes populares, família e preconceito. Psicologia USP, v.3, n. 1 e 2, 1992, p. 123-130.
MOYSES,M.A. e outros. Desnutrição e Fracasso Escolar: uma relação tão simples? Revista ANDE, 5, 57-61, 1982
MOYSÉS, M. A. A. e COLLARES, C. A. L. A história não contada dos distúrbios de aprendizagem. Cadernos Cedes, n.28, p.31-47, 1992.
PATTO, M. H. S. Introdução à Psicologia Escolar..2a. ed. São Paulo, Casa do Psicólogo, 1997
PATTO, M. H. S. Psicologia e Ideologia: uma introdução crítica à Psicologia Escolar. São Paulo: T. A. Queiroz, 1984.
ROHDE, L. A. P. e BENCZIK, E. B. P. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: O que é? Como ajudar? Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999
SOARES, M. B. Linguagem e Escola: uma perspectiva social. 2a. ed. S. Paulo: Ática, 1986.
 

Clique para consultar os requisitos para 5940051

Clique para consultar o oferecimento para 5940051

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP