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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940051 - Problemas de Aprendizagem Escolar
School Learning Problems

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/1992 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
Geral: Esta disciplina visa dar aos alunos condições de analisar, discutir e reconceitualizar os chamados distúrbios de aprendizagem na infância e adolescência à luz das novas contribuições trazidas pelos estudos na área, bem como possibilitar discussões sobre técnicas de diagnóstico e intervenções junto a estes problemas.

Específicos:
a) Esta disciplina visa propiciar aos alunos o conhecimento dos problemas educacionais apontados pela literatura na área e pela Escola Pública no Brasil.
b) Visa promover uma análise crítica dos problemas escolares apontados. à luz das novas contribuições trazidas pela Lingüística, pela Antropologia, pela Sociologia e Psicologia.
c) Visa permitir ao aluno conhecer os novos estudos que vêm procurando repensar o rendimento escolar das crianças nas instituições de ensino a partir do estudo do interjogo das práticas e das relações que ocorrem no interior da Escola e na relação da Escola com sua clientela.
 
 
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
I. Quais os principais problemas escolares apontados pela Literatura na área:
- Desnutrição e Desempenho Escolar.
- Deficiência Lingüística e a relação pensamento e
linguagem.
- Distúrbios no desenvolvimento cognitivo e rendimento
escolar.
- Teorias da carência Cultural, Deficiência Cultural e
as Deficiências Motoras, Perceptivas, Afetiva-
emocionais e os programas de Educação Compensatória.
- Pluralismo Cultural e a desadaptações das crianças
pobres na escola.

II. Os trabalhos que vem procurando discutir e promover uma análise crítica da problemática comumente apontada.
- As contribuições da Lingüística
- As contribuições da Antropologia
- As contribuições da Sociologia

III. A descentração do problema escolar da/na criança para o repensar o rendimento escolar das crianças no interjogo das relações das diversas práticas que se dão no interior da escola e sua clientela:
- a relação professor x aluno
- o psicodiagnóstico em questão
- a dinâmica da relação escola e clientela
- as questões relativas a instituição escolas: organização e funcionamento e relação
com a clientela atendida.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Grupo de discussão ampla
- Aulas expositivas

CRITERIO DE SELEÇÄO: Os alunos interessados deverão se inscrever junto à Secretaria do CPA. Informações a pa
Critério
Nota final do trabalho e presença.
Norma de Recuperação
Realização de uma prova escrita e/ou prova oral, síntese de leitura, e/ou seminários, e/ou trabalhos escritos sobre o conteúdo da disciplina, no prazo pela regulamentação. Os alunos que ficarem para recuperação devem procurar o docente responsável pe
 
Bibliografia
     
Poppovic,A.N. Atitudes e Cognição do marginalizado cultural. Rev. Brasileira de Estudos Pedagógicos, 52 (126), 244, 254, abr/jun. 1992.
Moyses,M.A. e outros. Desnutrição e Fracasso Escolar: uma relação tão simples? Revista ANDE, 5, 57-61, 1983.
Camillo, A. Telles,V.E. Pereira,J.A.F. Psicodiagnóstico: instrumento de revelação? In Anais do I CONPISIC, 1989.
U.S. Department of Health. Conceitos de privação e desvantagem. In Introdução a Psicologia Escolar. M.H.S.Patto, T.A. Queiróz, 1981.
Houston,S. Um reexame de algumas afirmações sobre a linguagem da criança de baixo nível sócio-econômico. In idem.
Moreira Leite,D. Educação e Relações Interpessoais. In idem.
Lemos,C. Teorias da Diferença e Teorias do Deficit: os Programas de intervenção na Pré-Escola e na Alfabetização. In Educação e Sociedade, nº 20, abril, 1985., SP
Souza,M. e col. A questão do rendimento escolar: subsidios para uma nova reflexão. In Revista da Faculdade de Educação, 15(2), set/dez., 1989.
 

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