Geral: Esta disciplina visa dar aos alunos condições de analisar, discutir e reconceitualizar os chamados distúrbios de aprendizagem na infância e adolescência à luz das novas contribuições trazidas pelos estudos na área, bem como possibilitar discussões sobre técnicas de diagnóstico e intervenções junto a estes problemas.Específicos: a) Esta disciplina visa propiciar aos alunos o conhecimento dos problemas educacionais apontados pela literatura na área e pela Escola Pública no Brasil.b) Visa promover uma análise crítica dos problemas escolares apontados. à luz das novas contribuições trazidas pela Lingüística, pela Antropologia, pela Sociologia e Psicologia.c) Visa permitir ao aluno conhecer os novos estudos que vêm procurando repensar o rendimento escolar das crianças nas instituições de ensino a partir do estudo do interjogo das práticas e das relações que ocorrem no interior da Escola e na relação da Escola com sua clientela.
I. Quais os principais problemas escolares apontados pela Literatura na área: - Desnutrição e Desempenho Escolar. - Deficiência Lingüística e a relação pensamento e linguagem. - Distúrbios no desenvolvimento cognitivo e rendimento escolar. - Teorias da carência Cultural, Deficiência Cultural e as Deficiências Motoras, Perceptivas, Afetiva- emocionais e os programas de Educação Compensatória. - Pluralismo Cultural e a desadaptações das crianças pobres na escola. II. Os trabalhos que vem procurando discutir e promover uma análise crítica da problemática comumente apontada. - As contribuições da Lingüística - As contribuições da Antropologia - As contribuições da SociologiaIII. A descentração do problema escolar da/na criança para o repensar o rendimento escolar das crianças no interjogo das relações das diversas práticas que se dão no interior da escola e sua clientela: - a relação professor x aluno - o psicodiagnóstico em questão - a dinâmica da relação escola e clientela - as questões relativas a instituição escolas: organização e funcionamento e relação com a clientela atendida.
Poppovic,A.N. Atitudes e Cognição do marginalizado cultural. Rev. Brasileira de Estudos Pedagógicos, 52 (126), 244, 254, abr/jun. 1992.Moyses,M.A. e outros. Desnutrição e Fracasso Escolar: uma relação tão simples? Revista ANDE, 5, 57-61, 1983.Camillo, A. Telles,V.E. Pereira,J.A.F. Psicodiagnóstico: instrumento de revelação? In Anais do I CONPISIC, 1989. U.S. Department of Health. Conceitos de privação e desvantagem. In Introdução a Psicologia Escolar. M.H.S.Patto, T.A. Queiróz, 1981.Houston,S. Um reexame de algumas afirmações sobre a linguagem da criança de baixo nível sócio-econômico. In idem.Moreira Leite,D. Educação e Relações Interpessoais. In idem.Lemos,C. Teorias da Diferença e Teorias do Deficit: os Programas de intervenção na Pré-Escola e na Alfabetização. In Educação e Sociedade, nº 20, abril, 1985., SPSouza,M. e col. A questão do rendimento escolar: subsidios para uma nova reflexão. In Revista da Faculdade de Educação, 15(2), set/dez., 1989.