Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940055 - Psicologia Geral e Experimental II
General and Experimental Psychology II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/1989 Desativação:

Objetivos
Geral: Apresentar ao aluno parte da problemática da Psicologia, evidenciando a natureza da Pesquisa Psicológica.
Específicos: O aluno deverá ser capaz de:
1. Estabelecer em quatro das diversas áreas de estudo e pesquisa em Psicologia da
Aprendizagem e Motivação.
2. Discutir os principais conceitos teóricos na área de Aprendizagem e da Motivaçäo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2087529 - José Lino Oliveira Bueno
55401 - Sebastião de Sousa Almeida
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
1. Motivação
1.1. Origens históricas dos conceitos motivacionais. Concepções racionalistas. As contribuições das abordagens biológicas.
1.2. Os conceitos motivacionais e seu status teórico. A noção de impulso. Interpretações alternativas.
1.3. Aspectos biológicos da motivaçäo. A Etologia. Estados motivacionais de base biológica.
1.4. Emoções. Teorias. Padrões fisiológicos e mecanismos neurais.
1.5. Estimulação externa. Atividade e brincadeira. Estudos de estimulação externa. Interpretações teóricas.
1.6. Incentivo e Reforço.
1.7. Conflito e teorias de Equilíbrio ou Consistência.
1.8. Modelos Neuropsicológicos da Motivação

2. Aprendizagem
2.1. A natureza da aprendizagem
2.2. Compreensão e explicação do processo de aprendizagem
2.3. Aquisição de conceitos e solução de problemas
2.4. Retenção e transferência de aprendizagem
2.5. Teorias conexionistas da aprendizagem: contiguidade versus reforço
2.6. Interpretação cognitivas da aprendizagem
2.7. Aspectos evolutivos da aprendizagem
2.8. Comportamento emocional
2.9. Áreas de aplicação perspectivas futuras dos estudos de aprendizagem
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Aulas expositivas pelo docente
2. Pesquisa bibliográfica sobre o assunto de cada aula
3. Leitura dos textos indicados
4. Exercícios práticos realizados pe
Critério
Parte 1 - Motivação - A média final do aluno resultará das notas recebidas pelas atividades práticas (Peso 4) e uma nota na Prova final (Peso 2).
Parte 2 - Apr
Norma de Recuperação
Realização de uma prova escrita sobre o conteúdo da disciplina e/ou de um trabalho prático que pode assumir as seguintes formas: Análise de material clínico; pesquisa bibliográfica; relatório de entrevista realizada; estudo de caso; condução de exper
 
Bibliografia
     
Alcock, J. Animal behavior: An evolutionary approach. Sinauer, Sunderland, 1993.
Bolles,R.C. Teoria de la Motivatión. Trillas, México, 1974.
Cofer,C.N. e Appley,J.R. Motivatión Theory and Research. John Wiley & Sons, Nova Iorque, 1964.
Cofer,C.N. Motivação e Emoção. Editora Interamericana, Rio de Janeiro, 1980.
Flaberty,C.F. Animal Learning and Cognition. Alfred A.Knopf, Nova Iorque, 1985.
Goodenough, J.; MacGuire,B.; Wallace,R.A. Perspectives on animal behavior. John Willey & Sons, New York, 1993.
Haber,R.N. Current Research in Motivation. Holt, Renehart and Winston, Nova Iorque, 1966.
Hill,W.F. Aprendizagem: uma resenha das interpretaçöes psicológicas. Rio de Janeiro, Guanabara Dois, 1981.
Millenson,J.R. Principios de Análise do Comportamento. Coordenada-Editora de Brasília, Brasília, 1971.
Witter,G.P. e Lomônaco,J.F.B. Psicologia da Aprendizagem, Säo Paulo, EPU, 1984.
 

Clique para consultar os requisitos para 5940055

Clique para consultar o oferecimento para 5940055

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP