Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940077 - Psicologia da Personalidade II
Personality Psychology II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Geral: 
Criar condições que favoreça ao estudante uma reflexão crítica sobre diferentes modelos de teorias da personalidade e seus métodos característicos de pesquisa, em continuidade com a disciplina Psicologia da Personalidade I.
Específicos:
- Fornecer ao aluno condições que permitam a compreensão dos principais elementos advindos da abordagem Cognitivo-Comportamental para o estudo da personalidade;
- Instrumentalizar o aluno para compreensão e análise dos aspectos cognitivos, comportamentais e emocionais da personalidade na visão de Bandura, Beck e Young.
- Fornecer ao aluno condições que permitam a compreensão dos principais
elementos advindos da teoria analítica de Jung para o estudo da personalidade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6616283 - Carmem Beatriz Neufeld
90714 - Regina Helena Lima Caldana
 
Programa Resumido
A disciplina apresenta a teoria analítica de personalidade tal como formulada por Jung, e as abordagens cognitivistas de personalidade, na abordagem de Bandura (teoria sócio cognitiva), de Beck (teoria cognitiva) e de Young (teoria dos esquemas).
 
 
 
Programa
Módulo I: Abordagem Cognitivo-Comportamental da Personalidade
I. Teoria da Personalidade para Albert Bandura – Teoria Sociocognitiva
I.1 Estrutura e dinâmica da personalidade
I.2 Crescimento e desenvolvimento da personalidade
I.3 Patologia e processo de mudança
I.4 Aplicabilidade dos conceitos – estudo de caso

Módulo II. Teoria da Personalidade para Aaron Beck – Teoria Cognitiva
II.1 Estrutura e dinâmica da personalidade
II.2 Crescimento e desenvolvimento da personalidade
II.3 Patologia e processo de mudança
II.4 Aplicabilidade dos conceitos – estudo de caso

Módulo III. Teoria da Personalidade para Jeffrey Young – Teoria dos Esquemas
III.1 Estrutura e dinâmica da personalidade
III.2 Crescimento e desenvolvimento da personalidade
III.3 Patologia e processo de mudança
III.4 Aplicabilidade dos conceitos – estudo de caso

Modulo IV: A psicologia analítica de Jung
IV.1 A biografia de Jung e o contexto da época
IV.2 Contribuições e contraposições à teoria freudiana
IV.3 A estrutura e a dinâmica da personalidade
IV.4 O desenvolvimento da personalidade
IV.5 Novas perspectivas propostas para o campo.

Modulo V: A abordagem centrada na pessoa
V.1 A biografia de Carl Rogers o contexto da época
V.2 A origem da abordagem na clínica
V.3 A teoria da personalidade e seus pressupostos
V.4 O desenvolvimento da personalidade
 
 
 
Avaliação
     
Método
a) Aulas expositivas dialogadas
b) Discussões de textos em grupo
c) Estudos de casos
d) Seminários
Critério
a) Provas escritas
b) Trabalhos, seminários e estudos de casos
A nota final será obtida a partir da Média Aritmética das avaliações descritas acima.
Norma de Recuperação
Realização de uma prova escrita sobre o conteúdo da disciplina no prazo previsto pela regulamentação.
 
Bibliografia
     
BANDURA, A., AZZI, R. G. & POLYDORO, S. (2008). Teoria social cognitiva: Conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed.
BECK, A. (1997). Terapia cognitiva da depressão. Porto Alegre: Artmed.
BECK, J. (1997). Terapia cognitiva: Teoria e prática. Porto Alegre: Artmed.
CLONINGER, S. C. (1999). Teorias da personalidade. São Paulo: Martins Fontes.
HALL, C. S., LINDZEY, G. & CAMPBELL, J. B. (2000). Teorias da personalidade. Porto Alegre: Artmed.
YOUNG, J. (2003). Terapia cognitiva para transtornos de personalidade: Uma abordagem focada no esquema. Porto Alegre: Artmed.
PERVIN, L. A. & JOHN, O. P. (2004). Personalidade: Teoria e pesquisa. Porto Alegre: Artmed.
JUNG, C. G. (1995) Memórias, sonhos e reflexões, R.J. Nova Fronteira.
JUNG, C. G. (1985) Fundamentos de Psicologia Analítica, Petrópolis, Vozes.
JUNG, C. G. (1981) O eu e o inconsciente. In_______ Estudos sobre Psicologia Analítica, Petrópolis, Vozes, p. 111-229.
YOUNG-EISENDRATH, P. E DAWSON, T (2002). Manual de Cambridge para estudos Junguianos PA, Artmed
SILVEIRA, N. (1986) Jung: vida e obra SP, Paz e Terra
JUNG, CG (2003) Memórias, sonhos e reflexões RJ, Nova Fronteira
JUNG, CG (1996) O homem e seus símbolos RJ, Nova Fronteira
ROGERS, C A pessoa como centro, SP, EPU/EDUSP, 1977
ROGERS, C Um jeito de ser, SP, EPU 1983.
ROGERS, C & KINGET, GM, Psicoterapia e relações humanas BH, Interlivros, 1977
ROGERS, C Tornar-se pessoa SP, Marins Fontes, 1982.
ROGERS, C Sobre o poder pessoal, SP, Martins Fontes, 1989. P. 13 a 35
WOOD, JK et al. (orgs) Abordagem centrada na pessoa Vitória, EDUFES, 1997, p. 39 a 95.
 

Clique para consultar os requisitos para 5940077

Clique para consultar o oferecimento para 5940077

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP