Geral: Criar condições que favoreça ao estudante uma reflexão crítica sobre diferentes modelos de teorias da personalidade e seus métodos característicos de pesquisa, em continuidade com a disciplina Psicologia da Personalidade I.Específicos: - Fornecer ao aluno condições que permitam a compreensão dos principais elementos advindos da abordagem Cognitivo-Comportamental para o estudo da personalidade;- Instrumentalizar o aluno para compreensão e análise dos aspectos cognitivos, comportamentais e emocionais da personalidade na visão de Bandura, Beck e Young. - Fornecer ao aluno condições que permitam a compreensão dos principais elementos advindos da teoria analítica de Jung para o estudo da personalidade.
A disciplina apresenta a teoria analítica de personalidade tal como formulada por Jung, e as abordagens cognitivistas de personalidade, na abordagem de Bandura (teoria sócio cognitiva), de Beck (teoria cognitiva) e de Young (teoria dos esquemas).
Módulo I: Abordagem Cognitivo-Comportamental da PersonalidadeI. Teoria da Personalidade para Albert Bandura – Teoria SociocognitivaI.1 Estrutura e dinâmica da personalidadeI.2 Crescimento e desenvolvimento da personalidadeI.3 Patologia e processo de mudançaI.4 Aplicabilidade dos conceitos – estudo de casoMódulo II. Teoria da Personalidade para Aaron Beck – Teoria CognitivaII.1 Estrutura e dinâmica da personalidadeII.2 Crescimento e desenvolvimento da personalidadeII.3 Patologia e processo de mudançaII.4 Aplicabilidade dos conceitos – estudo de casoMódulo III. Teoria da Personalidade para Jeffrey Young – Teoria dos EsquemasIII.1 Estrutura e dinâmica da personalidadeIII.2 Crescimento e desenvolvimento da personalidadeIII.3 Patologia e processo de mudançaIII.4 Aplicabilidade dos conceitos – estudo de casoModulo IV: A psicologia analítica de JungIV.1 A biografia de Jung e o contexto da épocaIV.2 Contribuições e contraposições à teoria freudianaIV.3 A estrutura e a dinâmica da personalidadeIV.4 O desenvolvimento da personalidadeIV.5 Novas perspectivas propostas para o campo. Modulo V: A abordagem centrada na pessoaV.1 A biografia de Carl Rogers o contexto da épocaV.2 A origem da abordagem na clínicaV.3 A teoria da personalidade e seus pressupostos V.4 O desenvolvimento da personalidade
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