Geral: Esta disciplina visa levar o aluno a reflexões a respeito da profissão de Psicologia inserida no contexto de saúde pública, quais as implicações e formas de atuação.Específicos: Esta disciplina visa propiciar ao graduando em psicologia a possibilidade de :- Refletir a respeito do conceito de saúde e as implicações práticas das crenças e valores que estão associados a este conceito - Conhecer o contexto da saúde pública no qual se dará a sua atuação;- Discutir a respeito do papel do psicólogo nos diferentes níveis de atenção a saúde;- Analisar e refletir a respeito do impasse existente entre a formação tradicional em clínica e as formas de atuação profissional requeridas em instituições de saúde pública.
I - Conceitos de saúde e saúde mental a) processo saúde-doença; b) condições sociais e saúde; c) conceito positivo de saúde; d) promoção de saúde e a prevenção de doenças e) dimensões sociais da saúde mentalII - Políticas de Saúde no Brasil a) Desenvolvimento histórico b) O contexto atual da saúde pública c) Níveis de atenção e suas integrações em um sistema unificado de saúde III - Formação profissional do psicólogo para a atuação no sistema público de saúde a) A formação do psicólogo no Brasil; b) Área clínica e seus viesses; c) O psicólogo e as instituições públicas: o que fazer?; d) O atendimento multidisciplinar;
BEZERRA JR., B. Considerações sobre terapêuticas ambulatoriais em saúde mental, in: Tundis, S.A.; Costa, N.R. (org.). Cidadania e Loucura - políticas de saúde mental no Brasil. Petrópolis: Vozes-Abrasco, 1987.BLEGER, J., Psico-higiene e psicologia institucional, Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.BOTELHO, I.; ALMEIDA, J.P.; GEADA, M.L.C.; E JUSTO, J.M.R.M. (orgs.). A psicologia nos serviços de saúde. Lisboa: Apport, 1990.Conselho Federal de Psicologia; Quem é o psicólogo brasileiro. São Paulo: Edicon, 1988.CORDEIRO, H. Sistema Único de saúde,. Ayuri/ABRASCO. Rio de Janeiro, 1991.COSTA, J.F.; Psicanálise e contexto cultural: imaginário psicanalítico, grupos e psicoterapias. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1989.ESCOREL, S. Saúde: uma questão nacional. In: TEIXEIRA, S.F. (org.) Reforma Sanitária: em busca de uma teoria, São Paulo, Cortez, Rio de Janeiro, ABRASCO, 181-191, 1989.LOUREIRO, S. Ética e epidemidemiologia: reflexão para uma prática social. Saúde em Debate. n° 36, out., 1992.LUZ, Madel. Notas sobre as políticas de saúde no Brasil de "transição democrática" anos 80. Saúde em Debate, n° 32, 1991.MOFFAT, A. Psicoterapia do oprimido, São Paulo, Cortez Ed., 1986.MOURA, D. Saúde não se dá conquista-se, Hucitec, São Paulo, 1989.SILVA, R.C., O trabalho do psicólogo em centros de saúde: algumas reflexões sobre as funções da psicologia na atenção primária à saúde. Tese de doutoramento, IPUSP, 1988.SILVA, R.C., A formação em psicologia para o trabalho na saúde pública. in: Campos, F.C.B. Psicologia e saúde - repensando práticas. São Paulo: Hucitec, 1992.SPINK, M.J.P. Psicologia da saúde a estruturação de um novo campo do saber. in: Campos, F.C.B. Psicologia e saúde - repensando práticas. São Paulo: Hucitec, 1992. SPINK, M.J.P., O psicólogo e a saúde mental: Re-significando a prática. Anais do Ciclo de Debates: A atuação do psicólogo na rede de atenção em saúde mental; CRP, 06, São Paulo, 1993.